11930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A transpiração das plantas

Plano de Aula de Ciências para 2º Ano do EF sobre A transpiração das plantas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens de uma pessoa suando e outra de uma planta com aparência seca, murcha. Os slides a seguir apresentam opção das imagens representativas, você pode projetar esse slide com um aparelho multimídia, imprimi-las ou recortar de livros ou revistas, desde que atendam o proposto.

Providencie também, previamente, uma planta em vaso. A sugestão é que você utilize a Elodea canadensis, pois possui características que se enquadram nesta aula. Caso não a encontre, utilize outra planta que contenha bastante galhos e folhas. Há também a opção de utilizar uma planta presente no ambiente escolar, assim, você pode acompanhar os alunos até ela para a etapa “Mão na Massa”.

Providencie também: Sacos plásticos, tesoura e barbante.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Uma sugestão para iniciar esta aula é: pergunte aos alunos o que é transpiração. Questione o que acontece com o corpo deles nos dias de muito calor e por que eles acham que isso acontece. Explique que a transpiração é o processo de eliminação da água presente em um corpo. Após essa introdução, pergunte a eles se as plantas transpiram como nós, levando os alunos a pensar sobre o propósito da aula. Ouça com atenção as respostas, mas não interfira com correções.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Discutir o processo de transpiração das plantas enquanto seres vivos.

Apresente aos alunos as duas imagens. Caso não tenha equipamento de projeção, uma opção é trazer as imagens impressas. Caso não tenha impressora, use o recorte de imagens que representem o proposto. Na sequência você deve questionar os alunos sobre a relação entre as duas imagens e anotar as informações fornecidas livremente no quadro. Você pode complementar sobre a primeira imagem, como por exemplo: “ O que acontece quando praticamos exercícios físicos?” ou então “O que ocorre com nosso corpo quando caminhamos muito rápido?”. A partir desse contexto, o objetivo é que os alunos observem que ambas as imagens representam seres perdendo água do seu organismo. Essa conclusão deverá ser construída ao longo da aula. Nesse momento apenas realize a mediação do assunto e estimule as reflexões.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após discutirem sobre as imagens do slide anterior, guie os alunos a refletirem sobre as questões propostas. É importante que nesse momento você ainda não interfira com respostas concretas, apenas estimule a reflexão sobre a temática e faça as anotações sobre as concepções prévias que eles trazem sobre o assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Para despertar o interesse da investigação, coloque os alunos como protagonistas de uma missão: descobrir se as plantas transpiram como os seres humanos. Para isso, você pode criar um cenário em que os próprios alunos são os pesquisadores e precisam resolver a missão proposta no slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após o contexto criado anteriormente colocando o aluno como protagonista, você deverá separar os estudantes em grupos.

Cada grupo irá trabalhar com uma planta previamente providenciada por você ou encontrada no ambiente escolar. Como os alunos observarão a transpiração das plantas, você precisa testar previamente as plantas que julgar viáveis e observar o tempo de transpiração delas, para adequar ao tempo da aula. Como sugestão, você pode utilizar a Elodea canadensis, pois a transpiração dela ocorre de forma rápida. Caso não a encontre, é possível utilizar qualquer outra planta viva com bastante galhos e folhas, desde que seu tempo de transpiração não ultrapasse 15 minutos.

Oriente os alunos a colocarem um saco plástico em volta de algumas folhas da planta e vedá-las com um barbante. Mostre a imagem do slide para compreenderem a maneira correta de montar o experimento. Se optar por utilizar uma planta presente no ambiente escolar, você deve acompanhá-los até o local e auxiliar o que cada um deve fazer. Não é necessário arrancar os galhos para montagem. Espere cerca de 15 minutos. Nesse tempo, peça para os alunos irem ilustrando e descrevendo o que imaginam que poderá acontecer. Você pode complementar observando que a ação de colocar o plástico nas folhas irá isolar o oxigênio disponível para a planta, e qualquer eliminação que acontecer por ela ficará delimitada às paredes do saco plástico. É este ponto que vocês irão observar.

Também é válido orientá-los sobre não repetir o procedimento em casa ou com elas mesmas, pois isso pode causar acidentes graves, como falta de respiração.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a formação de gotículas (aproximadamente 15 min.) peça para que os alunos observem o que está acontecendo com a planta. Em seguida, peça para que comentem o que estão observando com os outros “pesquisadores”.

Vocês irão observar que gotículas começarão a aparecer no saco plástico. Na sequência, peça para que eles comentem a respeito e fortaleça as discussões com situações como: “O que está acontecendo com a planta?”, “O que são essas gotículas que estão aparecendo dentro do plástico?”, “O que pode acontecer com as folhas se deixarmos elas por um grande período de tempo vedadas pelo plástico?”. Deixe as respostas livres e aguarde para complementar no próximo passo.

Você pode utilizar o link a seguir para aprofundar-se no conteúdo. https://www.estudokids.com.br/respiracao-e-transpiracao-dos-vegetais/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após ouvir a resposta dos alunos, você deve sistematizar a aula abordando o conceito de transpiração. Lembre-se que a água é eliminada pelas folhas no estado de vapor, que se condensa em sua superfície transformando-se em líquido. A planta está transpirando, por isso há formação de gotículas.

Para fechar o tema, relacione a resposta dos alunos com as imagens mostradas na questão disparadora e explique que o excesso de água eliminado pela planta, sem a reposição, prejudica as plantas, fazendo com que suas folhas murchem e posteriormente “morram”. Finalize a aula afirmando a importância da água para a planta, ou seja, quando ocorre um excesso de transpiração da planta, ela acaba perdendo muita água e, se não é regada, acaba morrendo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Este slide serve de fechamento da aula. O interessante dessa nova reflexão é observar que, após a “Mão na massa”, os alunos provavelmente terão respostas mais elaboradas e conceituadas quanto ao objetivo proposto. Note que também foi atribuído a importância da água no desenvolvimento das plantas como fechamento, pois este está diretamente relacionado com a transpiração de plantas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Imagens de uma pessoa suando e outra de uma planta com aparência seca, murcha. Os slides a seguir apresentam opção das imagens representativas, você pode projetar esse slide com um aparelho multimídia, imprimi-las ou recortar de livros ou revistas, desde que atendam o proposto.

Providencie também, previamente, uma planta em vaso. A sugestão é que você utilize a Elodea canadensis, pois possui características que se enquadram nesta aula. Caso não a encontre, utilize outra planta que contenha bastante galhos e folhas. Há também a opção de utilizar uma planta presente no ambiente escolar, assim, você pode acompanhar os alunos até ela para a etapa “Mão na Massa”.

Providencie também: Sacos plásticos, tesoura e barbante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Uma sugestão para iniciar esta aula é: pergunte aos alunos o que é transpiração. Questione o que acontece com o corpo deles nos dias de muito calor e por que eles acham que isso acontece. Explique que a transpiração é o processo de eliminação da água presente em um corpo. Após essa introdução, pergunte a eles se as plantas transpiram como nós, levando os alunos a pensar sobre o propósito da aula. Ouça com atenção as respostas, mas não interfira com correções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Discutir o processo de transpiração das plantas enquanto seres vivos.

Apresente aos alunos as duas imagens. Caso não tenha equipamento de projeção, uma opção é trazer as imagens impressas. Caso não tenha impressora, use o recorte de imagens que representem o proposto. Na sequência você deve questionar os alunos sobre a relação entre as duas imagens e anotar as informações fornecidas livremente no quadro. Você pode complementar sobre a primeira imagem, como por exemplo: “ O que acontece quando praticamos exercícios físicos?” ou então “O que ocorre com nosso corpo quando caminhamos muito rápido?”. A partir desse contexto, o objetivo é que os alunos observem que ambas as imagens representam seres perdendo água do seu organismo. Essa conclusão deverá ser construída ao longo da aula. Nesse momento apenas realize a mediação do assunto e estimule as reflexões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após discutirem sobre as imagens do slide anterior, guie os alunos a refletirem sobre as questões propostas. É importante que nesse momento você ainda não interfira com respostas concretas, apenas estimule a reflexão sobre a temática e faça as anotações sobre as concepções prévias que eles trazem sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Para despertar o interesse da investigação, coloque os alunos como protagonistas de uma missão: descobrir se as plantas transpiram como os seres humanos. Para isso, você pode criar um cenário em que os próprios alunos são os pesquisadores e precisam resolver a missão proposta no slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Após o contexto criado anteriormente colocando o aluno como protagonista, você deverá separar os estudantes em grupos.

Cada grupo irá trabalhar com uma planta previamente providenciada por você ou encontrada no ambiente escolar. Como os alunos observarão a transpiração das plantas, você precisa testar previamente as plantas que julgar viáveis e observar o tempo de transpiração delas, para adequar ao tempo da aula. Como sugestão, você pode utilizar a Elodea canadensis, pois a transpiração dela ocorre de forma rápida. Caso não a encontre, é possível utilizar qualquer outra planta viva com bastante galhos e folhas, desde que seu tempo de transpiração não ultrapasse 15 minutos.

Oriente os alunos a colocarem um saco plástico em volta de algumas folhas da planta e vedá-las com um barbante. Mostre a imagem do slide para compreenderem a maneira correta de montar o experimento. Se optar por utilizar uma planta presente no ambiente escolar, você deve acompanhá-los até o local e auxiliar o que cada um deve fazer. Não é necessário arrancar os galhos para montagem. Espere cerca de 15 minutos. Nesse tempo, peça para os alunos irem ilustrando e descrevendo o que imaginam que poderá acontecer. Você pode complementar observando que a ação de colocar o plástico nas folhas irá isolar o oxigênio disponível para a planta, e qualquer eliminação que acontecer por ela ficará delimitada às paredes do saco plástico. É este ponto que vocês irão observar.

Também é válido orientá-los sobre não repetir o procedimento em casa ou com elas mesmas, pois isso pode causar acidentes graves, como falta de respiração.

Slide Plano Aula

Orientações: Após a formação de gotículas (aproximadamente 15 min.) peça para que os alunos observem o que está acontecendo com a planta. Em seguida, peça para que comentem o que estão observando com os outros “pesquisadores”.

Vocês irão observar que gotículas começarão a aparecer no saco plástico. Na sequência, peça para que eles comentem a respeito e fortaleça as discussões com situações como: “O que está acontecendo com a planta?”, “O que são essas gotículas que estão aparecendo dentro do plástico?”, “O que pode acontecer com as folhas se deixarmos elas por um grande período de tempo vedadas pelo plástico?”. Deixe as respostas livres e aguarde para complementar no próximo passo.

Você pode utilizar o link a seguir para aprofundar-se no conteúdo. https://www.estudokids.com.br/respiracao-e-transpiracao-dos-vegetais/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após ouvir a resposta dos alunos, você deve sistematizar a aula abordando o conceito de transpiração. Lembre-se que a água é eliminada pelas folhas no estado de vapor, que se condensa em sua superfície transformando-se em líquido. A planta está transpirando, por isso há formação de gotículas.

Para fechar o tema, relacione a resposta dos alunos com as imagens mostradas na questão disparadora e explique que o excesso de água eliminado pela planta, sem a reposição, prejudica as plantas, fazendo com que suas folhas murchem e posteriormente “morram”. Finalize a aula afirmando a importância da água para a planta, ou seja, quando ocorre um excesso de transpiração da planta, ela acaba perdendo muita água e, se não é regada, acaba morrendo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Este slide serve de fechamento da aula. O interessante dessa nova reflexão é observar que, após a “Mão na massa”, os alunos provavelmente terão respostas mais elaboradas e conceituadas quanto ao objetivo proposto. Note que também foi atribuído a importância da água no desenvolvimento das plantas como fechamento, pois este está diretamente relacionado com a transpiração de plantas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano