11929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

Plano de Aula de Ciências para 2º Ano do EF sobre O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais:
Ferramenta para compartilhamento do link do vídeo - Google Classroom, por exemplo (disponível aqui);
Google Docs (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com as crianças o link do vídeo “Amazônia 3D - Trailer Oficial (HD)” (disponível aqui). Após os alunos assistirem ao filme, solicite que respondam à questão disparadora da aula:
- QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O MODO DE VIDA E SOBREVIVÊNCIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DOS ANIMAIS SILVESTRES?

Mão na massa
Divida a turma em dois grupos e oriente que um deverá pesquisar imagens de animais silvestres e outro de animais domésticos.

Após terem finalizado a pesquisa, peça para os grupos compartilharem as imagens com os alunos da turma e com você.

Sistematização
Após os alunos verem as imagens dos grupos, finalize a aula construindo uma tabela coletiva em que, em uma coluna, deverá ficar registrado os nomes dos animais domésticos e, na outra, os dos animais silvestres. Então, em um parágrafo, a turma deverá elaborar uma resposta coletiva para a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?

Convite às famílias
Sugira que procurem fotografias dos animais domésticos que a família tem ou já teve, conversem sobre como são ou eram e o que os faziam tão especiais. Por fim, peça para que reflitam sobre o motivo pelo qual não podemos tratar animais silvestres como animais domésticos.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_04V&E02

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas