11925
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As partes e funções da cabeça

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do EF sobre as partes e funções da cabeça

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Ferramenta de compartilhamento de mensagens (grupos de Whatsapp, por exemplo)
- Paint
- Google Apresentações (disponível aqui)

Optativas:
- Videoconferência: Hangouts (disponível aqui)

Contexto e questão disparadora
Peça que os alunos olhem os próprios rostos no espelho e questione-os:
- O que há na nossa cabeça?

Permita que as crianças respondam livremente e, depois, vá focando no que elas conseguem observar nas próprias faces. Levante um novo questionamento:
- Você sabe para que serve cada uma dessas partes?

Esse momento pode ser realizado sincronamente, por meio de uma videoconferência, ou assincronamente, por meio de trocas de mensagens de áudio (pode utilizar grupos de Whatsapp para o compartilhamento dos áudios).

Mão na massa
Após a discussão, peça para que eles observem os rostos novamente no espelho e, depois, desenhe-o, utilizando como o Paint. Diga para ficarem atentos para as principais partes da cabeça, nomeando-as. Por fim, peça que reflitam sobre a função de cada parte do corpo e escrevam-na ao lado dos respectivos nomes. Solicite que os alunos compartilhem as produções com os colegas e com você, por meio de um documento do Google Apresentações.

Sistematização
Após todos os alunos verem e analisarem as produções uns dos outros, retome as questões disparadoras da aula:
- O que há na nossa cabeça?
- Você sabe para que serve cada uma dessas partes?

À medida que os alunos forem respondendo às perguntas, o professor deverá fazer um esquema das partes da cabeça e ir nomeando e apontando a função dessas partes (pode utilizar um slide do Google Apresentações para isso).

Convite às famílias
Os membros da família, em pares, devem se observar durante alguns minutos, focando nas principais característica dos próprios rostos. Ainda dentro dos pares, solicite que um desenhe o rosto do outro, tentando evidenciar as principais características observadas. Os desenhos podem ficar expostos em uma parede de um cômodo da residência.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE1_02V&E02

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas