Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.
Conceito-chave:
Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas
Recursos necessários:
Código: MAT3_16GEO09
(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
AULA 10
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes