11748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos!

Plano de aula de matemática com atividades para 3º Ano do Fundamental sobre Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.

Conceito-chave:

Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividade impressa ou projetada;
  • Datashow ( opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antecipe que farão uma atividade em grupos. Organize grupos de no máximo seis alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer umas características das figura não plana? E das planas?
  • Podem citar alguns exemplos de figuras planas?
  • E das não planas?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Recorte as funções e alguns papéis em branco (para completar o número de integrantes no grupo) e as coloque em um copo para que seja sorteada por todos os alunos.Projete este slide ou entregue impressa a atividade. Leia com eles os papéis que serão desempenhados por eles. Os papéis desempenhados pelos alunos favorecem a responsabilidade em cuidar uns dos outros. Essa relação é importante para que todos saiam ganhando no processo de ensino-aprendizagem. É importante não escolher os alunos que irão desempenhar esses papéis, isso poderá constrangê-los. Verifique se eles entenderam o que deve ser feito e posteriormente inicie a atividade principal.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como será desenvolvido o trabalho em grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam como será feito o trabalho em grupo?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Após orientar os grupos projete os desafios na maneira que achar mais conveniente, seja via multimídia, cartazes, escrita no quadro ou impressa. Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a atividade.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?
  • Qual a resposta desse desafio? O que levaram vocês a pensarem nesta resposta?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo. Escreva as respostas no quadro para posterior discussão.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas plana e não planas possuem algumas semelhanças e diferenças. Retome a nomenclatura das figuras geométricas estudadas na atividade e faça as perguntas sugeridas.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre uma figura plana de outra não plana?
  • Elas têm algo em comum?
  • Como são formadas as figuras não planas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.

Conceito-chave:

Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividade impressa ou projetada;
  • Datashow ( opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antecipe que farão uma atividade em grupos. Organize grupos de no máximo seis alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer umas características das figura não plana? E das planas?
  • Podem citar alguns exemplos de figuras planas?
  • E das não planas?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Recorte as funções e alguns papéis em branco (para completar o número de integrantes no grupo) e as coloque em um copo para que seja sorteada por todos os alunos.Projete este slide ou entregue impressa a atividade. Leia com eles os papéis que serão desempenhados por eles. Os papéis desempenhados pelos alunos favorecem a responsabilidade em cuidar uns dos outros. Essa relação é importante para que todos saiam ganhando no processo de ensino-aprendizagem. É importante não escolher os alunos que irão desempenhar esses papéis, isso poderá constrangê-los. Verifique se eles entenderam o que deve ser feito e posteriormente inicie a atividade principal.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como será desenvolvido o trabalho em grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam como será feito o trabalho em grupo?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Após orientar os grupos projete os desafios na maneira que achar mais conveniente, seja via multimídia, cartazes, escrita no quadro ou impressa. Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a atividade.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?
  • Qual a resposta desse desafio? O que levaram vocês a pensarem nesta resposta?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo. Escreva as respostas no quadro para posterior discussão.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)

Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.

Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas plana e não planas possuem algumas semelhanças e diferenças. Retome a nomenclatura das figuras geométricas estudadas na atividade e faça as perguntas sugeridas.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças entre uma figura plana de outra não plana?
  • Elas têm algo em comum?
  • Como são formadas as figuras não planas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano