Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.
Conceito-chave:
Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Atividade impressa ou projetada;
- Datashow ( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Antecipe que farão uma atividade em grupos. Organize grupos de no máximo seis alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer umas características das figura não plana? E das planas?
- Podem citar alguns exemplos de figuras planas?
- E das não planas?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Recorte as funções e alguns papéis em branco (para completar o número de integrantes no grupo) e as coloque em um copo para que seja sorteada por todos os alunos.Projete este slide ou entregue impressa a atividade. Leia com eles os papéis que serão desempenhados por eles. Os papéis desempenhados pelos alunos favorecem a responsabilidade em cuidar uns dos outros. Essa relação é importante para que todos saiam ganhando no processo de ensino-aprendizagem. É importante não escolher os alunos que irão desempenhar esses papéis, isso poderá constrangê-los. Verifique se eles entenderam o que deve ser feito e posteriormente inicie a atividade principal.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como será desenvolvido o trabalho em grupo.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam como será feito o trabalho em grupo?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Após orientar os grupos projete os desafios na maneira que achar mais conveniente, seja via multimídia, cartazes, escrita no quadro ou impressa. Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a atividade.
Discuta com a turma:
- Podemos começar?
- Qual a resposta desse desafio? O que levaram vocês a pensarem nesta resposta?
Materiais Complementares:
Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.
O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo. Escreva as respostas no quadro para posterior discussão.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas plana e não planas possuem algumas semelhanças e diferenças. Retome a nomenclatura das figuras geométricas estudadas na atividade e faça as perguntas sugeridas.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças entre uma figura plana de outra não plana?
- Elas têm algo em comum?
- Como são formadas as figuras não planas?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares: