11747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Dominó das Figuras Geométricas não Planas

Plano de aula de matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Possibilidades de identificação das figuras não planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_16GEO08

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).

Atividade principal
Dominó das Figuras Geométricas não Planas (pode ser impresso ou desenhado)

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é relacionar a figura geométrica não plana com o seu nome, forma ou planificação. A atividade é um jogo de dominó em que os alunos devem relacionar os sólidos geométricos e seus nomes. Ela pode ser realizada tanto de forma síncrona como assíncrona, por videoconferência ou por WhatsApp. Os alunos podem montar o seu dominó, imprimindo o arquivo da atividade principal ou recortando pedaços de papel como se fosse peças de dominó, desenhando e escrevendo. Grave um vídeo ou mostre com imagens, texto ou áudio as regras do jogo e como se joga sozinho ou com outra pessoa. Como os alunos não podem jogar em grupos, podem jogar consigo mesmos cronometrando o tempo como forma de desafio ou com algum familiar. Peça que fotografem seus jogos quando terminarem de jogar para compartilhar com seu colegas..

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar suas fotografias. Eles podem compartilhar via fotografia, texto ou áudio, ou mesmo gravar um vídeo mostrando suas conclusões. Você pode incentivar as discussões através de perguntas.
     - Alguém chegou a uma resposta diferente destas?
     - Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
     - Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usado por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famílias
Envie para as famílias uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais.
Esta é uma atividade divertida para ser realizada em família. Os familiares podem jogar o dominó com os alunos e discutir estratégias com eles. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_16GEO08

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas