Sobre este plano
Título: Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Tema da aula
Título: Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Introdução
Título: Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Organize grupos de no máximo quatro alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer o que é uma figura geométrica não plana? E como elas são formadas?
- Você podem citar alguns exemplos?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Desenvolvimento
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os um Dominó das Figuras Geométricas não Planas juntamente com as suas regras do Jogo. É importante que seja feita uma leitura coletiva para tirar a dúvidas dos alunos.Fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula.
Discuta com a turma:
- Alguém já jogou Dominó? Pode contar como são as regras?
- Todos entenderam as orientações até agora?
- Podemos começar?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflito entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Desenvolvimento
Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos, mostre o exemplo acima da montagem do jogo via multimídia ou jogue um pouco com eles.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e relacionem as figuras geométricas não planas com o seu nome, planificação e forma.
Discuta com a turma:
Materiais Complementares:
Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.
O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.
Brincar é mais que aprender.
Desenvolvimento
Título: Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Sugere-se que o professor pegue algumas peças do Dominó e peça que os alunos falem as possibilidades de encaixe nela, assim como no exemplo acima. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.
Professor, evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente destas?
- Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Fechamento
Título: Encerramento
propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas possuem várias representações, podendo serem identificadas pelo seu nome, forma ou planificação. Se achar necessário, elabore uma tabela ou painel com as conclusões do grupo.
Fechamento
Titulo: Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais são as características das figuras geométricas não planas?
- Todas as figuras geométricas não planas possuem planificação?
- Teve alguma planificação que vocês tiveram dificuldades em relacionar com as suas respectivas formas geométricas? Quais? Vamos conversar sobre elas.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar