11747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Dominó das Figuras Geométricas não Planas

Plano de aula de matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Possibilidades de identificação das figuras não planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Relacionar a figura geométrica não plana com o seu nome, forma ou planificação.

Conceito-chave:

Possibilidades de identificação das figuras não planas.

Recursos necessários:

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folha impressa com o Dominó das Figuras Geométricas não Planas;
  • Papel ou uma superfície mais firme para colar as peças do dominó (sugestão);
  • Datashow (opcional).




Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize grupos de no máximo quatro alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer o que é uma figura geométrica não plana? E como elas são formadas?
  • Você podem citar alguns exemplos?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os um Dominó das Figuras Geométricas não Planas juntamente com as suas regras do Jogo. É importante que seja feita uma leitura coletiva para tirar a dúvidas dos alunos.Fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou Dominó? Pode contar como são as regras?
  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflito entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos, mostre o exemplo acima da montagem do jogo via multimídia ou jogue um pouco com eles.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e relacionem as figuras geométricas não planas com o seu nome, planificação e forma.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Sugere-se que o professor pegue algumas peças do Dominó e peça que os alunos falem as possibilidades de encaixe nela, assim como no exemplo acima. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.

Professor, evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas possuem várias representações, podendo serem identificadas pelo seu nome, forma ou planificação. Se achar necessário, elabore uma tabela ou painel com as conclusões do grupo.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Titulo: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características das figuras geométricas não planas?
  • Todas as figuras geométricas não planas possuem planificação?
  • Teve alguma planificação que vocês tiveram dificuldades em relacionar com as suas respectivas formas geométricas? Quais? Vamos conversar sobre elas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Relacionar a figura geométrica não plana com o seu nome, forma ou planificação.

Conceito-chave:

Possibilidades de identificação das figuras não planas.

Recursos necessários:

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Folha impressa com o Dominó das Figuras Geométricas não Planas;
  • Papel ou uma superfície mais firme para colar as peças do dominó (sugestão);
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize grupos de no máximo quatro alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos fiquem sentados no chão ou organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Se houver possibilidade utilize outro ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo, a biblioteca o pátio da escola, caso não consiga use a sala de aula mesmo. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer o que é uma figura geométrica não plana? E como elas são formadas?
  • Você podem citar alguns exemplos?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Com os grupos já formados e organizados em seu devidos lugares, entregue-os um Dominó das Figuras Geométricas não Planas juntamente com as suas regras do Jogo. É importante que seja feita uma leitura coletiva para tirar a dúvidas dos alunos.Fica a seu critério a maneira de confeccioná-lo se com os alunos ou já deixar previamente pronto, sugere-se que seja a segunda maneira e que seja montado em uma superfície mais firme, a fim que haja uma maior durabilidade, podendo assim ser utilizado mais vezes.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou Dominó? Pode contar como são as regras?
  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflito entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Slide Plano Aula

Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Após a organização da atividade principal caso ainda haja dúvida dos alunos, mostre o exemplo acima da montagem do jogo via multimídia ou jogue um pouco com eles.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e relacionem as figuras geométricas não planas com o seu nome, planificação e forma.

Discuta com a turma:

  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.

O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.

Brincar é mais que aprender.

Slide Plano Aula

Título: Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Sugere-se que o professor pegue algumas peças do Dominó e peça que os alunos falem as possibilidades de encaixe nela, assim como no exemplo acima. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.

Professor, evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou a uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas possuem várias representações, podendo serem identificadas pelo seu nome, forma ou planificação. Se achar necessário, elabore uma tabela ou painel com as conclusões do grupo.

Slide Plano Aula

Titulo: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características das figuras geométricas não planas?
  • Todas as figuras geométricas não planas possuem planificação?
  • Teve alguma planificação que vocês tiveram dificuldades em relacionar com as suas respectivas formas geométricas? Quais? Vamos conversar sobre elas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano