11746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Encontrando as figuras geométricas não planas em outros contextos

Plano de aula de matemática com atividades para 3º Ano do Fundamental sobre Reconhecer as figuras geométricas não planas em outros contextos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Reconhecer as figuras geométricas não planas  em outros contextos.

Conceito-chave:

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais em outros ambientes de acordo com algumas características.

Recursos necessários:

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize um ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo: a biblioteca, o pátio da escola, caso não tenha possibilidade utilize a sala de aula mesmo. Divida a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de Grupo 1 e Grupo 2. Disponha os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos previamente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos podem oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer que é uma figura geométrica não plana?
  • Vocês podem citar alguns exemplos?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Ainda sentados em círculo e já com os grupos separados, oriente os alunos que eles terão aproximadamente 10 minutos para explorar o ambiente e encontrar o maior número possível de objetos e/ou lugares que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas e as anotem em uma tabela. Combine com a turma que quando os 10 minutos acabar você baterá palmas sinalizando que eles deverão retornar ao lugar combinado. Além disso, solicite que eles não saiam do espaço previamente combinado.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e reconheçam o as figuras geométricas não planas em outros contextos.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Oriente os alunos que anotem na tabela os objetos e/ou ambiente que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas. Sugere-se que seja no máximo duas tabelas por grupo.

Propósito: Anotar as figuras geométricas não planas encontradas em outros contextos.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se novamente em círculo, e comecem a falar um por vez o que encontraram.Este slide é somente um exemplo do que pode aparecer, porém você deve valorizar as respostas apresentadas pelos seus alunos. Explore as diferentes soluções. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Não exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas podem ser encontradas em outros contextos além da sala de aula. Exemplifique as várias formas geométricas existentes na rua, nas casas e na escola. Retome e relacione as figuras encontradas pelos alunos na atividade.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não. Nos minutos restantes, você pode socializar os desenhos e montar um painel com eles, dando crédito aos autores.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

Reconhecer as figuras geométricas não planas  em outros contextos.

Conceito-chave:

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais em outros ambientes de acordo com algumas características.

Recursos necessários:

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Datashow (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize um ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo: a biblioteca, o pátio da escola, caso não tenha possibilidade utilize a sala de aula mesmo. Divida a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de Grupo 1 e Grupo 2. Disponha os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos previamente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos podem oferecer.

Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer que é uma figura geométrica não plana?
  • Vocês podem citar alguns exemplos?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Ainda sentados em círculo e já com os grupos separados, oriente os alunos que eles terão aproximadamente 10 minutos para explorar o ambiente e encontrar o maior número possível de objetos e/ou lugares que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas e as anotem em uma tabela. Combine com a turma que quando os 10 minutos acabar você baterá palmas sinalizando que eles deverão retornar ao lugar combinado. Além disso, solicite que eles não saiam do espaço previamente combinado.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e reconheçam o as figuras geométricas não planas em outros contextos.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?
  • Podemos começar?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:

Conversar para resolver conflitos.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Oriente os alunos que anotem na tabela os objetos e/ou ambiente que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas. Sugere-se que seja no máximo duas tabelas por grupo.

Propósito: Anotar as figuras geométricas não planas encontradas em outros contextos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos sentem-se novamente em círculo, e comecem a falar um por vez o que encontraram.Este slide é somente um exemplo do que pode aparecer, porém você deve valorizar as respostas apresentadas pelos seus alunos. Explore as diferentes soluções. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Não exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas podem ser encontradas em outros contextos além da sala de aula. Exemplifique as várias formas geométricas existentes na rua, nas casas e na escola. Retome e relacione as figuras encontradas pelos alunos na atividade.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não. Nos minutos restantes, você pode socializar os desenhos e montar um painel com eles, dando crédito aos autores.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano