Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Faça esta aula em um ambiente diferente, como por exemplo a biblioteca ou o pátio da escola. Caso não seja possível, utilize a sala de aula dividindo a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de Grupo 1 e Grupo 2. Organize os alunos em círculo, sentados no chão. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos previamente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos podem oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos de conhecimento dos alunos.
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer que é uma figura geométrica não plana?
- Vocês podem citar alguns exemplos?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Ainda sentados em círculo e já com os grupos separados, diga aos alunos que eles terão aproximadamente 10 minutos para explorar o ambiente e encontrar o maior número possível de objetos e/ou lugares que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas. Eles devem anotar as respostas em uma tabela. Combine com a turma que quando os 10 minutos acabarem, você baterá palmas sinalizando que todos deverão retornar ao lugar combinado. Além disso, solicite que eles não saiam do espaço previamente combinado.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e reconheçam as figuras geométricas não planas em outros contextos.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam as orientações até agora?
- Podemos começar?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Oriente os alunos que anotem na tabela os objetos e/ou ambientes que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas. Sugere-se que haja, no máximo, duas tabelas por grupo.
Propósito: Anotar as figuras geométricas não planas encontradas em outros contextos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se novamente em círculo e comecem a falar um por vez o que encontraram. Este slide é somente um exemplo do que pode aparecer. Valorize as respostas apresentadas pelos seus alunos e explore as diferentes soluções. Incentive-os a explicar como chegaram às suas conclusões. Não exponha alunos que não queiram participar e interfira se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega. É importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural e como parte do processo de aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém possui uma resposta diferente?
- Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas podem ser encontradas em outros contextos, além da sala de aula. Exemplifique as várias formas geométricas existentes na rua, em casa e na escola. Retome e relacione as figuras encontradas pelos alunos na atividade.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça que os alunos acompanhem a leitura. Permita que eles resolvam a proposta individualmente no tempo sugerido de até 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não. Nos minutos restantes, você pode socializar os desenhos e montar um painel com eles, dando crédito aos autores.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar