Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Reconhecer as figuras geométricas não planas em outros contextos.
Conceito-chave:
Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais em outros ambientes de acordo com algumas características.
Recursos necessários:
- Folha impressa;
- Lápis;
- Borracha;
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Organize um ambiente diferente para fazer esta aula, como por exemplo: a biblioteca, o pátio da escola, caso não tenha possibilidade utilize a sala de aula mesmo. Divida a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de Grupo 1 e Grupo 2. Disponha os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos previamente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos podem oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer que é uma figura geométrica não plana?
- Vocês podem citar alguns exemplos?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Ainda sentados em círculo e já com os grupos separados, oriente os alunos que eles terão aproximadamente 10 minutos para explorar o ambiente e encontrar o maior número possível de objetos e/ou lugares que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas e as anotem em uma tabela. Combine com a turma que quando os 10 minutos acabar você baterá palmas sinalizando que eles deverão retornar ao lugar combinado. Além disso, solicite que eles não saiam do espaço previamente combinado.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a aula e reconheçam o as figuras geométricas não planas em outros contextos.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam as orientações até agora?
- Podemos começar?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos entre os alunos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Oriente os alunos que anotem na tabela os objetos e/ou ambiente que possuem semelhanças com as figuras geométricas não planas. Sugere-se que seja no máximo duas tabelas por grupo.
Propósito: Anotar as figuras geométricas não planas encontradas em outros contextos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se novamente em círculo, e comecem a falar um por vez o que encontraram.Este slide é somente um exemplo do que pode aparecer, porém você deve valorizar as respostas apresentadas pelos seus alunos. Explore as diferentes soluções. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Não exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém possui uma resposta diferente destas?
- Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas podem ser encontradas em outros contextos além da sala de aula. Exemplifique as várias formas geométricas existentes na rua, nas casas e na escola. Retome e relacione as figuras encontradas pelos alunos na atividade.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não. Nos minutos restantes, você pode socializar os desenhos e montar um painel com eles, dando crédito aos autores.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares: