11734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Condições de semelhança

Plano de aula de matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Perímetro e área de figuras planas.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Analisar o que acontece com a área/perímetro de um retângulo quando um lado é multiplicado/dividido por uma constante e outro não.



Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar rapidamente o que irão aprender na aula de hoje.

Propósito: Situar o aluno sobre o quê o professor propõe e espera que ele aprenda nesta aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A organização dos alunos deverá ser em pequenos grupos, de preferência com níveis de entendimento matemático distintos, para que possam auxiliar-se mutuamente. Uma sondagem dos conhecimentos dos alunos feita anteriormente ajudará nessa seleção. A atividade usada para o entendimento dos conceitos será realizada em malha quadriculada distribuída aos alunos. O enunciado da atividade pode ser passado na lousa, ou, ser feito em fotocópias e entregue aos grupos.

Propósito: A partir do conhecimento já adquirido pelos alunos sobre perímetro e área, será introduzido o conceito da ampliação e redução de figuras e formas plana utilizando uma constante apenas em um lado. Esta parte da aula, será dada com a explanação sobre o objetivo. Sua exemplificação será feita por meio da construção e comparação das figuras pedidas, para assim, se estabelecer as relações entre o perímetro e a área da figura a ser ampliada e reduzida.

Discuta com a turma:

  • Como vocês podem fazer o desenho reduzido e o ampliado sem ter que fazer cálculos? Dá pra fazer só olhando o desenho do retângulo original?
  • Agora que vocês calcularam os perímetros e áreas das figuras e comparando um retângulo com o outro, o quê vocês perceberam?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Os alunos permanecerão nos mesmos grupos.

Após a leitura compartilhada do enunciado da atividade, para uma ajudar os alunos na interpretação do texto, o professor deve entregar a malha quadriculada 1cm X 1cm, para desenharem os retângulos. A resolução algébrica (cálculos) do perímetro e da área podem ser feitas no caderno do aluno, assim como, a malha quadriculada também pode ser colada após construírem os retângulos.

Propósito: Trabalhar dentro do estudo de perímetro e área, a redução e ampliação de retângulos regulares, comparando-os para perceber a relação entre eles quanto ao uso da constante em um de seus lados e no outro não.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer se há como construir os retângulos sem usar a régua?
  • Há um jeito de achar as medidas do retângulo reduzido e do ampliado sem fazer cálculo?

Com essas interferências, pode-se levar o aluno a perceber que em vez de medir com a régua, basta contar os quadradinhos da malha, pois ela já tem como medida de comprimento de quadrados 1cm. Essa forma de construir o retângulo A, também serve para construir o B e o C.

Após a construção na malha quadriculada, os alunos devem calcular os perímetros e áreas, comparando-as para encontrar a constante da redução e ampliação da largura dos retângulos. Após essa análise espera-se que os alunos concluam que ao somente alterar a medida da largura, os retângulos não são parecidos e nem proporcionais em suas medidas de perímetro e área, pois as constantes são diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Resumo sucinto sobre os conceitos aprendidos na resolução da atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o que se aprendeu na aula sobre perímetro e área.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Trata-se de uma atividade individual avaliativa, com o intuito de verificar se o aluno aprendeu ou possui dificuldades sobre os conceitos estudados. Ela pode ser realizada usando-se fotocópia, disponível no modelo para impressão, ou usando-se papel quadriculado. Apresenta um nível complexidade maior embora simples.

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos de redução e ampliação de retângulo, com uma constante em apenas um dos lados, dentro do estudo de área e perímetro.

Discuta com a turma:

  • Essa atividade foi mais difícil do que a atividade principal?
  • Como fizeram para resolve-la?
  • A que conclusão vocês chegaram ao comparar as figuras?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar rapidamente o que irão aprender na aula de hoje.

Propósito: Situar o aluno sobre o quê o professor propõe e espera que ele aprenda nesta aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Analisar o que acontece com a área/perímetro de um retângulo quando um lado é multiplicado/dividido por uma constante e outro não.



Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A organização dos alunos deverá ser em pequenos grupos, de preferência com níveis de entendimento matemático distintos, para que possam auxiliar-se mutuamente. Uma sondagem dos conhecimentos dos alunos feita anteriormente ajudará nessa seleção. A atividade usada para o entendimento dos conceitos será realizada em malha quadriculada distribuída aos alunos. O enunciado da atividade pode ser passado na lousa, ou, ser feito em fotocópias e entregue aos grupos.

Propósito: A partir do conhecimento já adquirido pelos alunos sobre perímetro e área, será introduzido o conceito da ampliação e redução de figuras e formas plana utilizando uma constante apenas em um lado. Esta parte da aula, será dada com a explanação sobre o objetivo. Sua exemplificação será feita por meio da construção e comparação das figuras pedidas, para assim, se estabelecer as relações entre o perímetro e a área da figura a ser ampliada e reduzida.

Discuta com a turma:

  • Como vocês podem fazer o desenho reduzido e o ampliado sem ter que fazer cálculos? Dá pra fazer só olhando o desenho do retângulo original?
  • Agora que vocês calcularam os perímetros e áreas das figuras e comparando um retângulo com o outro, o quê vocês perceberam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Os alunos permanecerão nos mesmos grupos.

Após a leitura compartilhada do enunciado da atividade, para uma ajudar os alunos na interpretação do texto, o professor deve entregar a malha quadriculada 1cm X 1cm, para desenharem os retângulos. A resolução algébrica (cálculos) do perímetro e da área podem ser feitas no caderno do aluno, assim como, a malha quadriculada também pode ser colada após construírem os retângulos.

Propósito: Trabalhar dentro do estudo de perímetro e área, a redução e ampliação de retângulos regulares, comparando-os para perceber a relação entre eles quanto ao uso da constante em um de seus lados e no outro não.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer se há como construir os retângulos sem usar a régua?
  • Há um jeito de achar as medidas do retângulo reduzido e do ampliado sem fazer cálculo?

Com essas interferências, pode-se levar o aluno a perceber que em vez de medir com a régua, basta contar os quadradinhos da malha, pois ela já tem como medida de comprimento de quadrados 1cm. Essa forma de construir o retângulo A, também serve para construir o B e o C.

Após a construção na malha quadriculada, os alunos devem calcular os perímetros e áreas, comparando-as para encontrar a constante da redução e ampliação da largura dos retângulos. Após essa análise espera-se que os alunos concluam que ao somente alterar a medida da largura, os retângulos não são parecidos e nem proporcionais em suas medidas de perímetro e área, pois as constantes são diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução da atividade?
  • Foi difícil encontrar a medida dos lados dos outros retângulos?
  • Que estratégias vocês usaram?
  • Qual a relação entre os 3 retângulos você puderam perceber ao compararem seus perímetros e áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Resumo sucinto sobre os conceitos aprendidos na resolução da atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o que se aprendeu na aula sobre perímetro e área.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Trata-se de uma atividade individual avaliativa, com o intuito de verificar se o aluno aprendeu ou possui dificuldades sobre os conceitos estudados. Ela pode ser realizada usando-se fotocópia, disponível no modelo para impressão, ou usando-se papel quadriculado. Apresenta um nível complexidade maior embora simples.

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos de redução e ampliação de retângulo, com uma constante em apenas um dos lados, dentro do estudo de área e perímetro.

Discuta com a turma:

  • Essa atividade foi mais difícil do que a atividade principal?
  • Como fizeram para resolve-la?
  • A que conclusão vocês chegaram ao comparar as figuras?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano