11726
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A tabuada na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Utilizar a reta numerada para representar o resultado das multiplicações.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano MAT3_07NUM09 - A tabuada  na reta numerada

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Encontrar o resultado das multiplicações representando-os na reta numerada.

Conceito-chave

Utilizar a reta numerada para representar o resultado das multiplicações.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos apresentadas neste slide. Ouça suas respostas. É esperado que eles concluam que para representar a tabuada na reta numerada devemos observar as regularidades e saltar os numerais.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • Conhecer as regularidades da tabuada pode facilitar o trabalho na reta numerada?
  • Como posso encontrar os produtos da tabuada do 2 sem sabê-los de cor?
  • Será que posso encontrar os produtos das outras tabuadas também, se usar a reta numerada?
  • Como faria para representar a tabuada do 3 por exemplo? E a do 4? E a do 5?

É esperado que os alunos percebam que devem pular os intervalos na reta numerada de acordo dom cada tabuada.

Propósito: Aproximar os alunos ao uso da reta numerada para descobrir as regularidades da tabuada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que indiquem com as setas os pulinhos e responda às questões. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram as regularidades que indicavam os saltas de cada tabuada?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Perceber as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sobre multiplicação na reta numerada, há algumas atividade interessantes no link:

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-review-multiply-divide/arith-review-mult-intro/e/number_line

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, peça que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram as regularidades que indicavam os saltos de cada tabuada?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Perceber as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 6 e 7).

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por qual tabuada começaram a representar e por quê.Deixem que expliquem como fizeram para encontrar as respostas.Eles devem concluir que a reta numerada facilita a compreensão das tabuadas.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • Como fizeram para chegar à resposta da questão 5?
  • Vocês acham que a reta numerada ajudou a encontrar os produtos das tabuadas?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por qual tabuada começaram a representar e por quê. Deixem que expliquem como fizeram para encontrar as respostas.Eles devem concluir que a reta numerada facilita a compreensão das tabuadas.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • Como fizeram para chegar à resposta da questão 5?
  • Vocês acham que a reta numerada ajudou a encontrar os produtos das tabuadas?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Você entendeu como descobrir os produtos das tabuadas na reta numerada?
  • Isto facilitou para você aprender as tabuadas?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano MAT3_07NUM09 - A tabuada  na reta numerada

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Encontrar o resultado das multiplicações representando-os na reta numerada.

Conceito-chave

Utilizar a reta numerada para representar o resultado das multiplicações.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça as perguntas aos alunos apresentadas neste slide. Ouça suas respostas. É esperado que eles concluam que para representar a tabuada na reta numerada devemos observar as regularidades e saltar os numerais.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • Conhecer as regularidades da tabuada pode facilitar o trabalho na reta numerada?
  • Como posso encontrar os produtos da tabuada do 2 sem sabê-los de cor?
  • Será que posso encontrar os produtos das outras tabuadas também, se usar a reta numerada?
  • Como faria para representar a tabuada do 3 por exemplo? E a do 4? E a do 5?

É esperado que os alunos percebam que devem pular os intervalos na reta numerada de acordo dom cada tabuada.

Propósito: Aproximar os alunos ao uso da reta numerada para descobrir as regularidades da tabuada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, oriente que indiquem com as setas os pulinhos e responda às questões. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram as regularidades que indicavam os saltas de cada tabuada?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Perceber as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sobre multiplicação na reta numerada, há algumas atividade interessantes no link:

https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-review-multiply-divide/arith-review-mult-intro/e/number_line

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Oriente seus alunos a observarem a regularidade que determinará o preenchimento da reta numerada com a tabuada correta. No segundo momento, peça que resolvam os produtos das multiplicações pedidas e depois encontrem a letra que corresponde ao produto na reta numerada e que então reorganizem-as para descobrirem o nome. Dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram as regularidades que indicavam os saltos de cada tabuada?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Perceber as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 6 e 7).

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por qual tabuada começaram a representar e por quê.Deixem que expliquem como fizeram para encontrar as respostas.Eles devem concluir que a reta numerada facilita a compreensão das tabuadas.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • Como fizeram para chegar à resposta da questão 5?
  • Vocês acham que a reta numerada ajudou a encontrar os produtos das tabuadas?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por qual tabuada começaram a representar e por quê. Deixem que expliquem como fizeram para encontrar as respostas.Eles devem concluir que a reta numerada facilita a compreensão das tabuadas.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • Como fizeram para chegar à resposta da questão 5?
  • Vocês acham que a reta numerada ajudou a encontrar os produtos das tabuadas?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem as regularidades das tabuadas na reta numerada.

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Você entendeu como descobrir os produtos das tabuadas na reta numerada?
  • Isto facilitou para você aprender as tabuadas?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano