11694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Lendo tabelas e confirmando afirmações

Plano de aula de matemática com atividades para 1º ano do EF sobre leitura de dados em tabelas

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Comparar afirmações com dados em tabela.

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto do balão do slide. Em seguida, deixe que as crianças falem suas experiências. Caso elas não se lembrem de alguma ocasião de uso de tabelas, mostre a tabela acima e pergunte se já viram em outros lugares.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de tabelas.

Discuta com a turma:

  • É possível usar tabelas assim em outros jogos?
  • Para que são utilizadas tabelas nesse caso?

Materiais complementares:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides de 4 e 5)

Orientações: Leia as informações nos balões e as informações na tabela.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções.

Discuta com a turma:

  • Qual o título da tabela? O que ele representa?
  • Qual o assunto da pesquisa?
  • O que a pesquisa descobriu?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade para as duplas, leia coletivamente e reserve 10 minutos para que as crianças resolvam a atividade. Explique que eles precisam justificar porque uma afirmação está correta ou não. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que algumas crianças compartilhem o que discutiram. Registre as colocações das crianças.

Propósito: Comparar afirmações com dados em tabela.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o passeio preferido?
  • Qual o menos desejado?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez na atividade principal. Leia cada uma das afirmações e peça para que as duplas justifiquem porque a afirmação está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos que poucos gostam de ficar em casa?
  • Para o campo ser o passeio menos desejado, o que precisaria mudar na votação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Como a tabela facilitou a conferência das afirmações?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. É importante que você leia toda a informação escrita da atividade para atender os alunos que ainda não se apropriaram do sistema de escrita alfabético. Certifique-se de que todos compreenderam a proposta e anote os comentários de cada um.

Propósito: Ler dados explícitos em tabelas e relacionar a afirmações que correspondam a tabela.

Discuta com a turma:

  • O que significa dizer que a maioria das crianças tem animais de estimação?
  • Se a criança não pertence ao grupo dos que tem bichinho de estimação qual a outra possibilidade?
  • Como vocês podem me explicar porque não foi assinalada a opção “TODAS AS CRIANÇAS TÊM ANIMAIS COM PELOS”?

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://tvescola.mec.gov.br/tve/video/revista-estatistica-e-combinatoria-no-ciclo-de-alfabetizacao

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%207-pg001-080.pdf

http://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF01MA21  Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Comparar afirmações com dados em tabela.

Conceito-chave

Ler dados em tabelas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto do balão do slide. Em seguida, deixe que as crianças falem suas experiências. Caso elas não se lembrem de alguma ocasião de uso de tabelas, mostre a tabela acima e pergunte se já viram em outros lugares.

Propósito: Retomar os princípios de leitura de tabelas.

Discuta com a turma:

  • É possível usar tabelas assim em outros jogos?
  • Para que são utilizadas tabelas nesse caso?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides de 4 e 5)

Orientações: Leia as informações nos balões e as informações na tabela.

Propósito: Observar as colocações dos alunos para possíveis intervenções.

Discuta com a turma:

  • Qual o título da tabela? O que ele representa?
  • Qual o assunto da pesquisa?
  • O que a pesquisa descobriu?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 4 e 5)

Orientações: Entregue a atividade para as duplas, leia coletivamente e reserve 10 minutos para que as crianças resolvam a atividade. Explique que eles precisam justificar porque uma afirmação está correta ou não. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que algumas crianças compartilhem o que discutiram. Registre as colocações das crianças.

Propósito: Comparar afirmações com dados em tabela.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o passeio preferido?
  • Qual o menos desejado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Retome o registro que fez na atividade principal. Leia cada uma das afirmações e peça para que as duplas justifiquem porque a afirmação está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos que poucos gostam de ficar em casa?
  • Para o campo ser o passeio menos desejado, o que precisaria mudar na votação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam durante a aula, pergunte e deixe que se expressem, utilize o DISCUTA COM A TURMA .

Propósito: Retomar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Como a tabela facilitou a conferência das afirmações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes registrem individualmente. É importante que você leia toda a informação escrita da atividade para atender os alunos que ainda não se apropriaram do sistema de escrita alfabético. Certifique-se de que todos compreenderam a proposta e anote os comentários de cada um.

Propósito: Ler dados explícitos em tabelas e relacionar a afirmações que correspondam a tabela.

Discuta com a turma:

  • O que significa dizer que a maioria das crianças tem animais de estimação?
  • Se a criança não pertence ao grupo dos que tem bichinho de estimação qual a outra possibilidade?
  • Como vocês podem me explicar porque não foi assinalada a opção “TODAS AS CRIANÇAS TÊM ANIMAIS COM PELOS”?

Materiais complementares:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano