11600
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Problemas de volume e capacidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre a relação entre volume e capacidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando César Escobar

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_19GRM03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL + RAIO X

Aquecimento
Pode ser suprimido para focar na Atividade principal + Raio X..

Atividade principal
Sugerimos a realização da Atividade principal juntamente com o Raio X, pois elas se complementam e são atividades com poucos itens para resolver. Se sua turma não tiver conhecimento algum do cálculo de volume de paralelepípedos, grave um vídeo com orientações e exemplos e encaminhe via WhatsApp. Mande a versão impressa das atividades para os alunos e solicite que eles deem um retorno com as respostas das atividades.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1 

Discussão das soluções
Analise as respostas dos alunos e principais dúvidas para produzir um áudio ou vídeo dando um feedback aos alunos. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você também ainda pode gravar um vídeo de feedback em (https://myhomestudio.com.br/) ou registro escrito, sistematizando as principais informações do tema e esclarecendo dúvidas.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/ 

Sistematização
xxxx

Encerramento
xxxx

Raio X
Use o Raio X juntamente com a Atividade principal como foco da aula 

Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes de paralelepípedos.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_19GRM03

(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas