Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_19GRM03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL + RAIO X
Aquecimento
Pode ser suprimido para focar na Atividade principal + Raio X..
Atividade principal
Sugerimos a realização da Atividade principal juntamente com o Raio X, pois elas se complementam e são atividades com poucos itens para resolver. Se sua turma não tiver conhecimento algum do cálculo de volume de paralelepípedos, grave um vídeo com orientações e exemplos e encaminhe via WhatsApp. Mande a versão impressa das atividades para os alunos e solicite que eles deem um retorno com as respostas das atividades.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1
Discussão das soluções
Analise as respostas dos alunos e principais dúvidas para produzir um áudio ou vídeo dando um feedback aos alunos. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você também ainda pode gravar um vídeo de feedback em (https://myhomestudio.com.br/) ou registro escrito, sistematizando as principais informações do tema e esclarecendo dúvidas.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxx
Raio X
Use o Raio X juntamente com a Atividade principal como foco da aula
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes de paralelepípedos.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_19GRM03
(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes