Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando César Escobar
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
Objetivos Específicos
- Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas;
- Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
- Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo relacionando objetos com diferentes formas e mesmo volume.
Conceito-chave
Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo
Recursos Necessários
- Lápis, borracha, papel
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito.
Propósito: compartilhar com a turma o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Converse com os alunos fazendo um levantamento prévio de seus conhecimentos sobre os paralelepípedos reto retângulos, também conhecidos como blocos retangulares.
Veja se sabem quais são seus elementos, suas características, sua definição, de acordo com os objetos citados por eles como exemplos desse sólido geométrico.
Verifique se todos se lembram como calcular seus volumes e veja se algum aluno tem dificuldade na conceituação de volume e capacidade.
Propósito: Retomar conceitos que serão necessários para a aula.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Uma característica interessante do problema é que não é necessário saber as medidas individuais ou de mesmo a altura, comprimento e largura dos contêineres. Para resolver o problema basta saber qual o volume individual e comparar ao volume do vagão de trens, descobrindo quantos contêineres cabem num vagão.
Propósito: Aprofundar o estudo no volume e capacidade de blocos retangulares.
Discuta com a turma:
- Se conseguiram compreender a proposta do problema
- Se conseguem pensar numa forma de solucionar o problema (se conseguem “sair” do zero)
Se necessário leia o problema junto com a turma.
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Escolha ao menos 2 soluções propostas pelos alunos antes de apresentar o texto do slide. Utilize essa resolução como parâmetro, para que os alunos validem ou não suas respostas. Caso algum aluno tenha chegado em alguma resposta diferente, valorize a estratégia, pedindo que ele explique seu raciocínio e identifique onde ocorreu o erro.
Propósito: Fazer com que os alunos cheguem à resposta correta a partir da comparação entre as diferentes estratégias utilizadas por eles.
Discuta com a turma:
- Concordam com as soluções apresentadas?
- Há alguma muito diferente?
- Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Leia o slide com os alunos e peça que verifiquem se tem algo que foi aprendido com a atividade da aula mas não foi citado no slide. Se necessário, peça que copiem esse texto, completando-o com as observações dos colegas.
Propósito: Retomar o aprendizado da aula, firmando os conhecimentos mobilizados.
Discuta com a turma:
- As dimensões do paralelepípedo
- As faces retangulares do paralelepípedo
- A forma de se calcular o volume
Raio X
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Peça aos alunos para que realizem a atividade individualmente, de modo que seja possível verificar o aprendizado.
Propósito: Verificar o aprendizado da aula
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar