11600
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Problemas de volume e capacidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre a relação entre volume e capacidade

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando César Escobar

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas;
  2. Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
  3. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo relacionando objetos com diferentes formas e mesmo volume.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel


Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito.

Propósito: compartilhar com a turma o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Converse com os alunos fazendo um levantamento prévio de seus conhecimentos sobre os paralelepípedos reto retângulos, também conhecidos como blocos retangulares.

Veja se sabem quais são seus elementos, suas características, sua definição, de acordo com os objetos citados por eles como exemplos desse sólido geométrico.

Verifique se todos se lembram como calcular seus volumes e veja se algum aluno tem dificuldade na conceituação de volume e capacidade.

Propósito: Retomar conceitos que serão necessários para a aula.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Uma característica interessante do problema é que não é necessário saber as medidas individuais ou de mesmo a altura, comprimento e largura dos contêineres. Para resolver o problema basta saber qual o volume individual e comparar ao volume do vagão de trens, descobrindo quantos contêineres cabem num vagão.

Propósito: Aprofundar o estudo no volume e capacidade de blocos retangulares.

Discuta com a turma:

  • Se conseguiram compreender a proposta do problema
  • Se conseguem pensar numa forma de solucionar o problema (se conseguem “sair” do zero)

Se necessário leia o problema junto com a turma.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Escolha ao menos 2 soluções propostas pelos alunos antes de apresentar o texto do slide. Utilize essa resolução como parâmetro, para que os alunos validem ou não suas respostas. Caso algum aluno tenha chegado em alguma resposta diferente, valorize a estratégia, pedindo que ele explique seu raciocínio e identifique onde ocorreu o erro.

Propósito: Fazer com que os alunos cheguem à resposta correta a partir da comparação entre as diferentes estratégias utilizadas por eles.

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Leia o slide com os alunos e peça que verifiquem se tem algo que foi aprendido com a atividade da aula mas não foi citado no slide. Se necessário, peça que copiem esse texto, completando-o com as observações dos colegas.

Propósito: Retomar o aprendizado da aula, firmando os conhecimentos mobilizados.

Discuta com a turma:

  • As dimensões do paralelepípedo
  • As faces retangulares do paralelepípedo
  • A forma de se calcular o volume

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça aos alunos para que realizem a atividade individualmente, de modo que seja possível verificar o aprendizado.

Propósito: Verificar o aprendizado da aula

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito.

Propósito: compartilhar com a turma o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas;
  2. Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
  3. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo relacionando objetos com diferentes formas e mesmo volume.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Converse com os alunos fazendo um levantamento prévio de seus conhecimentos sobre os paralelepípedos reto retângulos, também conhecidos como blocos retangulares.

Veja se sabem quais são seus elementos, suas características, sua definição, de acordo com os objetos citados por eles como exemplos desse sólido geométrico.

Verifique se todos se lembram como calcular seus volumes e veja se algum aluno tem dificuldade na conceituação de volume e capacidade.

Propósito: Retomar conceitos que serão necessários para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Uma característica interessante do problema é que não é necessário saber as medidas individuais ou de mesmo a altura, comprimento e largura dos contêineres. Para resolver o problema basta saber qual o volume individual e comparar ao volume do vagão de trens, descobrindo quantos contêineres cabem num vagão.

Propósito: Aprofundar o estudo no volume e capacidade de blocos retangulares.

Discuta com a turma:

  • Se conseguiram compreender a proposta do problema
  • Se conseguem pensar numa forma de solucionar o problema (se conseguem “sair” do zero)

Se necessário leia o problema junto com a turma.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Escolha ao menos 2 soluções propostas pelos alunos antes de apresentar o texto do slide. Utilize essa resolução como parâmetro, para que os alunos validem ou não suas respostas. Caso algum aluno tenha chegado em alguma resposta diferente, valorize a estratégia, pedindo que ele explique seu raciocínio e identifique onde ocorreu o erro.

Propósito: Fazer com que os alunos cheguem à resposta correta a partir da comparação entre as diferentes estratégias utilizadas por eles.

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Leia o slide com os alunos e peça que verifiquem se tem algo que foi aprendido com a atividade da aula mas não foi citado no slide. Se necessário, peça que copiem esse texto, completando-o com as observações dos colegas.

Propósito: Retomar o aprendizado da aula, firmando os conhecimentos mobilizados.

Discuta com a turma:

  • As dimensões do paralelepípedo
  • As faces retangulares do paralelepípedo
  • A forma de se calcular o volume

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça aos alunos para que realizem a atividade individualmente, de modo que seja possível verificar o aprendizado.

Propósito: Verificar o aprendizado da aula

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano