11598
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Bissetriz como lugar geométrico

Plano de aula de Matemática com atividades para 8° ano do Fundamental sobre conceito de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de Bissetriz para resolver problemas

Conceito-chave

Bissetriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;





Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Antes de começar as atividades, apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.

Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:

Você sabe o que é bissetriz?

O que você já ouviu falar sobre bissetriz?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: A ideia desta atividade é que o aluno perceba que o ângulo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as pretas é o mesmo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as azuis. Distribua as folhas da atividade para os alunos ou faça o desenho na lousa. Se preferir pode organizar os alunos em duplas. É importante levar os alunos ao envolvimento com o tema da aula. Para isto é necessário planejar e preparar o material com antecedência para que todos os alunos participem da atividade. Faça perguntas que manipulem os conhecimentos dos alunos. Pode perguntar se eles conhecem o significado da palavra “equidistante” e aproveitar para esclarecer o termo.

Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

Estas são as únicas posições possíveis para estes pontos, para que eles sejam equidistantes às retas r e s?

Alguém sabe o que significa equidistante? E bissetriz, já ouviram falar? Sabem o que é?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min

Orientação: Pode pedir aos alunos que tragam as bolinhas de casa. Também podem ser utilizados outros objetos para fazer a atividade. Se preferir pode organizar os alunos em duplas.

Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo como Lugar Geométrico, por meio de uma situação problema.

Discuta com a turma:

Existem outras posições possíveis para as tampinhas, para obter a bissetriz?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação:Peça que os alunos exponham suas soluções e façam considerações em relação às construções realizadas. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.

Sistematização da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Antes de começar as atividades, apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.

Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:

Você sabe o que é bissetriz?

O que você já ouviu falar sobre bissetriz?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de Bissetriz para resolver problemas

Conceito-chave

Bissetriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: A ideia desta atividade é que o aluno perceba que o ângulo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as pretas é o mesmo formado entre a bolinha vermelha, a branca e as azuis. Distribua as folhas da atividade para os alunos ou faça o desenho na lousa. Se preferir pode organizar os alunos em duplas. É importante levar os alunos ao envolvimento com o tema da aula. Para isto é necessário planejar e preparar o material com antecedência para que todos os alunos participem da atividade. Faça perguntas que manipulem os conhecimentos dos alunos. Pode perguntar se eles conhecem o significado da palavra “equidistante” e aproveitar para esclarecer o termo.

Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

Estas são as únicas posições possíveis para estes pontos, para que eles sejam equidistantes às retas r e s?

Alguém sabe o que significa equidistante? E bissetriz, já ouviram falar? Sabem o que é?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min

Orientação: Pode pedir aos alunos que tragam as bolinhas de casa. Também podem ser utilizados outros objetos para fazer a atividade. Se preferir pode organizar os alunos em duplas.

Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo como Lugar Geométrico, por meio de uma situação problema.

Discuta com a turma:

Existem outras posições possíveis para as tampinhas, para obter a bissetriz?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação:Peça que os alunos exponham suas soluções e façam considerações em relação às construções realizadas. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo como lugar geométrico e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano