11594
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Não Esqueça os Parênteses

Plano de aula de Matemática com atividades para 8° ano do Fundamental sobre a importância e uso correto de parênteses na expressão algébrica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geraldo Aparecido do Prado Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_10ALG02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Aquecimento
O Aquecimento pode ser usado como apoio à Atividade complementar.

Atividade principal
A atividade principal exige a análise de dois problemas para traduzi-los numa expressão algébrica e daí discutir o uso e importância dos parênteses. Como a tarefa é bem dialógica, sugerimos fazê-la em aula presencial. Dê preferência a exploração das atividades complementares.

As atividades complementares trazem algumas orientações para que o aluno autonomamente consiga resolvê-las. O desafio pode ser feito e o próprio aluno resolve sua produção. Grave um áudio/vídeo de orientação da atividade e encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa da atividade. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. Eles podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização do Raio X.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos, inclusive de valor numérico (link 1). Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/introduction-to-polynomial-expressions/introduction-to-polynomials/v/evaluating-a-polynomial-at-a-given-value 
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra 

Discussão das soluções
Considere as respostas encaminhadas pelos alunos e selecione alguns itens relevantes para a discussão. Selecione algumas situações (desafio) criadas pelos alunos para dar um feedback e também usar como revisão por toda a turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre possíveis equívocos cometidos na resolução das questões. Socialize com eles suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Você pode incluir nesse feedback as informações contidas na Sistematização do conceito e no Encerramento. Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens.

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/ 

Sistematização
xxxx

Encerramento
xxxx

Raio X
Sugerimos o uso do Raio X como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
O contexto de definição de valor numérico pode ser uma discussão simples até para familiares não letrados. Por exemplo, se a bandeirada do táxi custa 4,50 e é cobrado 3,50 por cada km rodado, quanto custaria uma corrida de 16km?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_10ALG02

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas