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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Não Esqueça os Parênteses

Plano de aula de Matemática com atividades para 8° ano do Fundamental sobre a importância e uso correto de parênteses na expressão algébrica

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geraldo Aparecido do Prado Paula

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Rhômulo Oliveira Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correia Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica, envolvendo a importância do símbolo “parênteses” na organização da ordem de operação.

Conceito-chave

Importância e uso correto de parênteses na expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos as informações contidas nele. Retome a ideia de expressão algébrica variável e o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica. Posteriormente, apresente para eles a expressão numérica do próximo slide. Dê um tempo para que eles calculem o resultado da expressão numérica e, a partir das resoluções dos alunos, relembre sobre as regras de resolução de uma expressão numérica quanto às operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), e quanto aos símbolos (parênteses, colchetes e chaves).

Na expressão numérica utilizada como exemplo, se atente ao fato de que quando um numérico é seguido imediatamente por um destes símbolos operatórios, a operação de MULTIPLICAÇÃO está implícita.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica e as regras de resolução de uma expressão numérica quanto às operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), e quanto aos símbolos (parênteses, colchetes e chaves).

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema da situação número 1. Tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

É provável (esperamos que sim), que algum aluno discorde da forma como a expressão algébrica foi apresentada para a situação. Ele(a) poderá sugerir (C-2): 20 (Sim! O “C”é para o mesmo propósito do “x”; a indicação da variável aqui tanto faz), e não estará errado! Argumente que nesta proposta de expressão algébrica, para não confundir o significado e por ventura achar que o 2 seria dividido por 20 { C - 2 :20 } , até porque a DIVISÃO tem PRIORIDADE sobre a SUBTRAÇÃO, o uso dos parênteses foi necessário, este é o propósito! Esta mesma interpretação poderá ocorrer na situação 2. Se ninguém se manifestar, faça você mesmo esta observação pertinente. Caso alguém faça, elogie a atitude.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Supondo que, inicialmente, os alunos não reconheçam a hierarquia dos sinais operatórios, deixe que argumentem a concordância ou não com a expressão algébrica dada. O que foi pensado? De maneira chegou-se a essa ideia?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema da situação 2. Tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Utilize o Guia de Intervenções (o link pode pode ser encontrado nos Materiais Complementares, ao final das Orientações ao Professor), para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Não esqueça a observação sobre outros pontos de vistas, indicado o slide anterior.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Supondo que, inicialmente, os alunos não reconheçam a hierarquia dos sinais operatórios, deixe que argumentem a concordância ou não com a expressão algébrica dada. O que foi pensado? De maneira chegou-se a essa ideia?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Deixe que apontem livremente as semelhanças e as diferenças entre as duas expressões. É possível que algum(s) aluno(s) se atentem somente à expressão algébrica, sem correlacioná-las com as situações 1 e 2. Neste caso, a única diferença é a variável, que em uma é “x” e em outra, “y”. Se algum aluno sugerir que as duas expressões poderiam ser escritas na mesma variável, diga que não explique que cada uma representa uma situação diferente e que os valores envolvidos em uma não são iguais na outra.

É importante que não se apresente as expressões com outra forma de escrita, como por exemplo, x/20 +2, porque neste caso, ficará claro a hierarquia das operações e o objetivo da situação se torna nula. Pode-se sim, ao final da discussão de toda a Atividade Principal, apontar esta forma de escrita como estratégia de evitar erros de interpretação da expressão algébrica.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?
  • Como conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Cauê tem seu problema descrito pela Situação 2. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla tenha calculado errado, ainda assim os deixe explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar as possíveis quantidades de balas na situação?
  • Conseguem visualizar algum padrão comportamental?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Guilherme tem seu problema descrito pela Situação 1. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla a tenha calculado errado, ainda assim, deixe-os explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância de organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar as possíveis quantidades de balas na situação?
  • Conseguem visualizar algum padrão comportamental?

title> Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula title> Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Guilherme tem seu problema descrito pela Situação 1. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla a tenha calculado errado, ainda assim, deixe-os explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância de organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram a questão e busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram a questão e busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes da importância da organização do raciocínio para a boa aplicação da matemática.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro e peça para que os alunos leiam e resolvam a questão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem na solução sozinhos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Rhômulo Oliveira Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correia Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos Específicos

Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica, envolvendo a importância do símbolo “parênteses” na organização da ordem de operação.

Conceito-chave

Importância e uso correto de parênteses na expressão algébrica.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos as informações contidas nele. Retome a ideia de expressão algébrica variável e o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica. Posteriormente, apresente para eles a expressão numérica do próximo slide. Dê um tempo para que eles calculem o resultado da expressão numérica e, a partir das resoluções dos alunos, relembre sobre as regras de resolução de uma expressão numérica quanto às operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), e quanto aos símbolos (parênteses, colchetes e chaves).

Na expressão numérica utilizada como exemplo, se atente ao fato de que quando um numérico é seguido imediatamente por um destes símbolos operatórios, a operação de MULTIPLICAÇÃO está implícita.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica e as regras de resolução de uma expressão numérica quanto às operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), e quanto aos símbolos (parênteses, colchetes e chaves).

Slide Plano Aula
Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema da situação número 1. Tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

É provável (esperamos que sim), que algum aluno discorde da forma como a expressão algébrica foi apresentada para a situação. Ele(a) poderá sugerir (C-2): 20 (Sim! O “C”é para o mesmo propósito do “x”; a indicação da variável aqui tanto faz), e não estará errado! Argumente que nesta proposta de expressão algébrica, para não confundir o significado e por ventura achar que o 2 seria dividido por 20 { C - 2 :20 } , até porque a DIVISÃO tem PRIORIDADE sobre a SUBTRAÇÃO, o uso dos parênteses foi necessário, este é o propósito! Esta mesma interpretação poderá ocorrer na situação 2. Se ninguém se manifestar, faça você mesmo esta observação pertinente. Caso alguém faça, elogie a atitude.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Supondo que, inicialmente, os alunos não reconheçam a hierarquia dos sinais operatórios, deixe que argumentem a concordância ou não com a expressão algébrica dada. O que foi pensado? De maneira chegou-se a essa ideia?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema da situação 2. Tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Utilize o Guia de Intervenções (o link pode pode ser encontrado nos Materiais Complementares, ao final das Orientações ao Professor), para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Não esqueça a observação sobre outros pontos de vistas, indicado o slide anterior.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Supondo que, inicialmente, os alunos não reconheçam a hierarquia dos sinais operatórios, deixe que argumentem a concordância ou não com a expressão algébrica dada. O que foi pensado? De maneira chegou-se a essa ideia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Deixe que apontem livremente as semelhanças e as diferenças entre as duas expressões. É possível que algum(s) aluno(s) se atentem somente à expressão algébrica, sem correlacioná-las com as situações 1 e 2. Neste caso, a única diferença é a variável, que em uma é “x” e em outra, “y”. Se algum aluno sugerir que as duas expressões poderiam ser escritas na mesma variável, diga que não explique que cada uma representa uma situação diferente e que os valores envolvidos em uma não são iguais na outra.

É importante que não se apresente as expressões com outra forma de escrita, como por exemplo, x/20 +2, porque neste caso, ficará claro a hierarquia das operações e o objetivo da situação se torna nula. Pode-se sim, ao final da discussão de toda a Atividade Principal, apontar esta forma de escrita como estratégia de evitar erros de interpretação da expressão algébrica.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?
  • Como conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificarem a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Cauê tem seu problema descrito pela Situação 2. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla tenha calculado errado, ainda assim os deixe explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância da organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar as possíveis quantidades de balas na situação?
  • Conseguem visualizar algum padrão comportamental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Guilherme tem seu problema descrito pela Situação 1. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla a tenha calculado errado, ainda assim, deixe-os explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância de organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar as possíveis quantidades de balas na situação?
  • Conseguem visualizar algum padrão comportamental?

Slide Plano Aula
title> Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientações: Uma vez que os alunos já identificaram as diferenças e conseguem apontar a posição dos parênteses nas duas expressões, a saber, Situação 1: (x /20) +2 e Situação 2: x/(20 + 2), então dê-lhes um pequeno tempo (sugerido 1 minuto), para poderem responder a pergunta. Lembre-lhes que o Guilherme tem seu problema descrito pela Situação 1. Logo após, se tiver distribuído a sala em duplas, peça a uma das duplas para apontar seu raciocínio. Caso esta dupla a tenha calculado errado, ainda assim, deixe-os explicar todo o seu raciocínio e se tiver tempo, peça a outra dupla que apresentou resultado diferente para discutir as formas de resolução.

Não deixe que o aluno que “errou” o resultado se sinta desmotivado ou à margem da discussão. É importante, também, que não o deixe desmanchar sua resposta, e sim, oriente-o a manter as duas resoluções e se possível, com um comentário do ponto onde cometeu o equívoco.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a importância de organização do raciocínio matemático, através do uso de símbolos organizatórios, como no caso, os parênteses.

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Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram a questão e busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

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Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 10 e 11).

Orientações: Apresente as soluções e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram a questão e busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram encontrar a quantidade de balas em cada situação?
  • Como distribuir os parênteses para as duas situações?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar a posição dos parênteses em cada expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes da importância da organização do raciocínio para a boa aplicação da matemática.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro e peça para que os alunos leiam e resolvam a questão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem na solução sozinhos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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