Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_18GRM02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, relembre como escrevemos números grandes por meio de notação científica e pode até indicar novamente o link:
https://www.youtube.com/watch?v=UfzCjsm_Bpk&t=20s
Atividade principal
Para essa atividade, peça uma pesquisa sobre o que é “unidade astronômica (UA)” e a distância entre os planetas do nosso sistema solar. Depois peça que escrevam essas distâncias em quilômetros usando a notação científica. Isso dá conta dos objetivos dessa aula.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
A grande importância dessa aula está nas discussões das soluções, pois elas servem de guia para deduzir como escrever as unidades astronômicas convertidas para o sistema métrico decimal, em particular para o km.
Raio X
Para esse raio X, solicite uma pesquisa sobre as distâncias entre a Terra e Marte em diversas datas e, assim, podes fazer a mesma pergunta que consta no plano original.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências e o link acessado.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_18GRM02
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes