RESUMO DA AULA
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientação: Apresente o objetivo da aula
RETOMADA
Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)
Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para que o texto tenha uma sequência lógica. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo e a compreensão do que o problema está pedindo.
Propósito: Mostrar ao aluno que o problema está fora da ordem
Discuta com a turma:
- Por que precisamos organizar as tiras antes de resolver o problema?
- Com o texto de forma coesa,ficou mais fácil identificar o que pede o problema?
Materiais complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
RETOMADA
Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)
Orientação: Relembre o aluno como funciona um problema em tiras.
Propósito: Estimular o aluno identificar a ordem das tiras
Discuta com a turma:
- Ficou claro a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases e em seguida, com o texto de forma coesa, identificar o que pede o problema?.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão.
Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno, individualmente, deve tentar resolver o problema da sua maneira e depois de um tempo discutir com o grupo o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.
Leve para a aula as tiras para que os alunos utilizem nas equipes durante a resolução do problema.
Propósito: Solicitar que o aluno identifique a ordem das tiras e em seguida resolva o problema
Discuta com a turma:
- Ficou claro o que pede a questão?
- Quais são as informações dadas pela questão?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)
Orientação: Discuta a ordem lógica das tiras.Busque junto com a turma o entendimento de qual é o problema proposto.
Sugira que os alunos listem as informações dadas pelo problema.
Propósito: Certificar de que os alunos colocaram o problema em ordem e estimular os mesmos a buscar uma solução
Discuta com a turma:
- Encontraram uma sequência lógica para o problema?
- Quais são as informações dadas pelo problema?
- Que caminho podemos seguir para chegar ao resultado da questão com essas informações dadas?.
- Atentaram para o fato de que a tinta será diluída para uso?
- Alterar a ordem das tiras interfere na resolução do problema?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão.
Estimule o aluno a mostrar o caminho percorrido para chegar ao resultado final.
Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor.
Discuta as diferentes formas de resolver apresentadas.
Propósito: Estimular o aluno a mostrar o resultado e como resolveu. Comparar os resultados encontrados e os diferentes caminhos percorridos para isso.
Discuta com a turma:
- Qual foi o resultado encontrado?
- Alguém encontrou um resultado diferente?
- Caso haja resultados diferentes, vamos tentar buscar juntos identificar se houve alguma incorreção nos cálculos?
- Observaram que vocês não seguiram todos o mesmo caminho para chegar ao resultado, exatamente como ocorre na vida prática?
Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação:
Mostre o propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.
Propósito: Questionar se eles compreendem como funciona um problema em tiras e se viram a importância da coesão do texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução da questão.
Discuta com a turma:
- Ficou claro a importância de organizar as tira em ordem?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Faça uma análise crítica do propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.
Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.
Propósito: Deixar claro para o aluno como funciona um problema em tiras.
Discuta com a turma:
- Ficou claro como funciona um problema em tiras?
- O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?
ATIVIDADE DE RAIO X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão proposta, que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e que discutam com os colegas o resultado encontrado.
Propósito: Solicitar que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas matemáticos em tiras
Discuta com a turma:
- Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
- Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado?.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar