11591
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema matemático em tiras II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7° ano do Fundamental sobre a sequência lógica do texto de um problema matemático

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas matemático em tiras;

Estimular a percepção da importância da sequência lógica do texto de um problema matemático.



Conceito-chave

Problema matemático em tiras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tiras de papel com as frases do problema impressas para que sejam utilizadas pelo aluno para tentar colocá-las em ordem.





Tempo sugerido: 2 minuto

Orientação: Apresente o objetivo da aula

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)

Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para que o texto tenha uma sequência lógica. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo e a compreensão do que o problema está pedindo.

Propósito: Mostrar ao aluno que o problema está fora da ordem

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos organizar as tiras antes de resolver o problema?
  • Com o texto de forma coesa,ficou mais fácil identificar o que pede o problema?

Materiais complementares:
Retomada

Resolução da Retomada

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)

Orientação: Relembre o aluno como funciona um problema em tiras.

Propósito: Estimular o aluno identificar a ordem das tiras

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases e em seguida, com o texto de forma coesa, identificar o que pede o problema?.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão.

Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno, individualmente, deve tentar resolver o problema da sua maneira e depois de um tempo discutir com o grupo o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Leve para a aula as tiras para que os alunos utilizem nas equipes durante a resolução do problema.

Propósito: Solicitar que o aluno identifique a ordem das tiras e em seguida resolva o problema

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o que pede a questão?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)

Orientação: Discuta a ordem lógica das tiras.Busque junto com a turma o entendimento de qual é o problema proposto.

Sugira que os alunos listem as informações dadas pelo problema.

Propósito: Certificar de que os alunos colocaram o problema em ordem e estimular os mesmos a buscar uma solução

Discuta com a turma:

  • Encontraram uma sequência lógica para o problema?
  • Quais são as informações dadas pelo problema?
  • Que caminho podemos seguir para chegar ao resultado da questão com essas informações dadas?.
  • Atentaram para o fato de que a tinta será diluída para uso?
  • Alterar a ordem das tiras interfere na resolução do problema?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão.

Estimule o aluno a mostrar o caminho percorrido para chegar ao resultado final.

Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor.

Discuta as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Estimular o aluno a mostrar o resultado e como resolveu. Comparar os resultados encontrados e os diferentes caminhos percorridos para isso.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Caso haja resultados diferentes, vamos tentar buscar juntos identificar se houve alguma incorreção nos cálculos?
  • Observaram que vocês não seguiram todos o mesmo caminho para chegar ao resultado, exatamente como ocorre na vida prática?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação:

Mostre o propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.

Propósito: Questionar se eles compreendem como funciona um problema em tiras e se viram a importância da coesão do texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução da questão.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância de organizar as tira em ordem?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Faça uma análise crítica do propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.

Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.

Propósito: Deixar claro para o aluno como funciona um problema em tiras.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro como funciona um problema em tiras?
  • O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?

ATIVIDADE DE RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão proposta, que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e que discutam com os colegas o resultado encontrado.

Propósito: Solicitar que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas matemáticos em tiras

Discuta com a turma:

  • Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
  • Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado?.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientação: Apresente o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas matemático em tiras;

Estimular a percepção da importância da sequência lógica do texto de um problema matemático.



Conceito-chave

Problema matemático em tiras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tiras de papel com as frases do problema impressas para que sejam utilizadas pelo aluno para tentar colocá-las em ordem.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)

Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para que o texto tenha uma sequência lógica. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo e a compreensão do que o problema está pedindo.

Propósito: Mostrar ao aluno que o problema está fora da ordem

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos organizar as tiras antes de resolver o problema?
  • Com o texto de forma coesa,ficou mais fácil identificar o que pede o problema?

Materiais complementares:
Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min (slide 3 e 4)

Orientação: Relembre o aluno como funciona um problema em tiras.

Propósito: Estimular o aluno identificar a ordem das tiras

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases e em seguida, com o texto de forma coesa, identificar o que pede o problema?.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão.

Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno, individualmente, deve tentar resolver o problema da sua maneira e depois de um tempo discutir com o grupo o resultado encontrado e de que forma chegou a esse resultado.

Leve para a aula as tiras para que os alunos utilizem nas equipes durante a resolução do problema.

Propósito: Solicitar que o aluno identifique a ordem das tiras e em seguida resolva o problema

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o que pede a questão?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (slide 5 e 6)

Orientação: Discuta a ordem lógica das tiras.Busque junto com a turma o entendimento de qual é o problema proposto.

Sugira que os alunos listem as informações dadas pelo problema.

Propósito: Certificar de que os alunos colocaram o problema em ordem e estimular os mesmos a buscar uma solução

Discuta com a turma:

  • Encontraram uma sequência lógica para o problema?
  • Quais são as informações dadas pelo problema?
  • Que caminho podemos seguir para chegar ao resultado da questão com essas informações dadas?.
  • Atentaram para o fato de que a tinta será diluída para uso?
  • Alterar a ordem das tiras interfere na resolução do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Deixe o aluno chegar ao resultado da questão.

Estimule o aluno a mostrar o caminho percorrido para chegar ao resultado final.

Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram ao valor.

Discuta as diferentes formas de resolver apresentadas.

Propósito: Estimular o aluno a mostrar o resultado e como resolveu. Comparar os resultados encontrados e os diferentes caminhos percorridos para isso.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado encontrado?
  • Alguém encontrou um resultado diferente?
  • Caso haja resultados diferentes, vamos tentar buscar juntos identificar se houve alguma incorreção nos cálculos?
  • Observaram que vocês não seguiram todos o mesmo caminho para chegar ao resultado, exatamente como ocorre na vida prática?

Sugestão: Utilizar o Guia de Intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação:

Mostre o propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.

Propósito: Questionar se eles compreendem como funciona um problema em tiras e se viram a importância da coesão do texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução da questão.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância de organizar as tira em ordem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Faça uma análise crítica do propósito de ter que organizar as tiras antes da solução do problema.

Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.

Propósito: Deixar claro para o aluno como funciona um problema em tiras.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro como funciona um problema em tiras?
  • O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Solicite que os alunos façam a questão proposta, que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e que discutam com os colegas o resultado encontrado.

Propósito: Solicitar que o aluno aplique neste exercício o que aprendeu na aula de problemas matemáticos em tiras

Discuta com a turma:

  • Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
  • Qual a melhor forma que encontraram para chegar ao resultado?.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano