11589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Calculando com diferentes unidades de medida

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: MAT6_04NUM08

Recursos
- Necessários: Grupo de whatsapp, caderno, lápis
- Opcionais: Meet (Google).

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Atividade Principal

Se sua aula for síncrona, compartilhe a tela do seu computador com a “Atividade principal” e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para o desafio proposto. No primeiro momento pensando sozinho sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo. Oriente-os a filmar ou fotografar a(s) sua(s) estratégia(s) e resposta(s) para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções. Eles podem fazer isso pelo WhatsApp. Essa é uma situação problema em que eles precisam analisar o custo da medicação mais cara e mais barata considerando unidades de medidas diferentes e as operações envolvidas em cada caso.

É importante nesse momento discutir, inclusive, os possíveis erros, identificando e orientando para que todos consigam chegar ao resultado percebendo onde errou e o porquê do erro. Em seguida você pode compartilhar o slide da “Discussão das Soluções” para que eles vejam uma forma de fazer e comparem com a que fizeram.

Se sua aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você pode também enviar alguns registros de alunos e pedir que eles comentem os caminhos escolhidos e comparem com os que eles fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.

Convite às famílias

Professor você pode sugerir ao seu aluno que envolva as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das estratégias matemáticas. Ressaltamos sempre que é importante a interação nesse momento remoto e a importância dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que não é uma obrigação e sim uma sugestão, ainda mais no momento ao qual estamos vivendo. Sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidos.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_04NUM08

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas