11589
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Calculando com diferentes unidades de medida

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida

Conceito-chave

Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a resolverem situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida.

Peça inicialmente que os alunos tentem resolvê-la individualmente, por aproximadamente 8 minutos. No tempo restante, peça que compartilhem com seus colegas suas dúvidas e estratégias de resolução.

Propósito: Mobilizar os alunos a explorarem os dados do enunciado de um problema e a utilizar estratégias de resolução de problemas que contemplem o uso das operações com diferentes unidades de medida.

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)

Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)

Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, dessa forma, você pode aproveitar esse momento para identificar as estratégias de resoluções e dúvidas de cada aluno.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida

Conceito-chave

Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...

Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.

Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a resolverem situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida.

Peça inicialmente que os alunos tentem resolvê-la individualmente, por aproximadamente 8 minutos. No tempo restante, peça que compartilhem com seus colegas suas dúvidas e estratégias de resolução.

Propósito: Mobilizar os alunos a explorarem os dados do enunciado de um problema e a utilizar estratégias de resolução de problemas que contemplem o uso das operações com diferentes unidades de medida.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)

Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.

Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.

Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Os dados fornecidos no texto foram úteis?

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)

Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)

Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, dessa forma, você pode aproveitar esse momento para identificar as estratégias de resoluções e dúvidas de cada aluno.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano