11588
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Média estatística: qual seu significado?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7° ano do Fundamental sobre média aritmética e amplitude

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Amélia Escaleira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Compreender o significado da média estatística como indicador de tendência de uma pesquisa e a amplitude dos dados obtidos.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos, com mais de uma operação, envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1o grau.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discutir sobre o conceito de média aritmética e suas aplicações no dia a dia.

Orientações: Inicie a aula lendo para os alunos a informação em destaque, ressalte que ela é verídica. Peça que eles expliquem o que entenderam da informação que foi passada. Caso a nota final de cada aluno seja feita com base na média aritmética, esse será um importante exemplo inicial para a compreensão do conceito de média. Peça que eles expliquem como calculam essa nota. Discuta com eles o conceito de média e como é realizado seu cálculo. Se necessário, faça junto com a turma o levantamento de algum dado (por exemplo o número de irmãos) e calcule junto com eles a média. Explique que existem diferentes tipos de média e que essa média que está sendo estudada é conhecida como média aritmética. Ressalte que, para facilitar o estudo, às vezes ela será chamada somente de “média”. Professor, a informação do slide é baseada na pesquisa feita pela Kantar IBOPE média, cuja referência está descrita no Guia de Intervenção, que pode ser acessado aqui.

Discuta com a turma:

  • O que você compreende por média de dados?
  • Você usa o conceito de média em alguma situação sua diária?
  • Você acha que todas as pessoas ficam exatamente 6 horas e 17 minutos assistindo TV?
  • Será que a quantidade de dados interfere na média?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Avaliar uma situação apresentada a partir do cálculo da média aritmética, observando a amplitude dos dados.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que dois alunos façam a leitura do diálogo de João com sua mãe, em voz alta. Solicite que os alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da conversa. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre a importância no controle das contas e como são os gastos deles com celular. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Faça perguntas como: “Como vocês farão para calcular a média?”, “Como vocês entenderam a proposta de João?”

Discuta com a turma:

  • Vocês controlam o quanto gastam com celular por mês? Esse controle é importante?
  • Os valores gastos variaram muito de um mês para o outro?
  • Essa variação interfere na média?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Avaliar uma situação apresentada a partir do cálculo da média aritmética, observando a amplitude dos dados.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que um aluno faça a leitura do diálogo de João com sua mãe, em voz alta. Solicite que os alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da conversa. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre a importância no controle das contas e como são os gastos deles com celular. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Faça perguntas como: “Como vocês farão para calcular a média?”, “Como vocês entenderam a proposta de João?”

Discuta com a turma:

  • Vocês controlam o quanto gastam com celular por mês? Esse controle é importante?
  • Os valores gastos variaram muito de um mês para o outro?
  • Essa variação interfere na média?
  • Como você pode validar a conclusão final de João?

Discussão das Soluções (slide 6 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação e discuta com a turma. Comece analisando o cálculo da média feita pela mãe de João. Conduza as discussões para que o aluno perceba que para o cálculo da média é necessário incluir todas as parcelas e o total de parcelas também é importante. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. Explore o conceito de média fazendo algumas perguntas como: “Será que a média deve ser sempre um valor central?”, “Será que a média pode ser superior ao maior valor?”, “A média deve sempre corresponder a um dos dados?”, “A média representa bem qualquer situação?”.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Discussão das Soluções (slide 6 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação e discuta com a turma. Comece analisando o cálculo da média feita pela mãe de João. Conduza as discussões para que o aluno perceba que para o cálculo da média é necessário incluir todas as parcelas e o total de parcelas também é importante. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. Explore o conceito de média fazendo algumas perguntas como: “Será que a média deve ser sempre um valor central?”, “Será que a média pode ser superior ao maior valor?”, “A média deve sempre corresponder a um dos dados?”, “A média representa bem qualquer situação?”

Discussão das Soluções (slide 6 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações:Peça que outras duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar o questionamento de João. Peça que expliquem o que mudou no cálculo da média. Reforce mais uma vez o conceito de média e de amplitude, assim como suas aplicações.

Discussão das Soluções (slide 6 ao 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que outras duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar o questionamento de João. Peça que expliquem o que mudou no cálculo da média. Reforce mais uma vez o conceito de média e de amplitude, assim como suas aplicações. Discuta com a turma quais erros podem ter levado João a apresentar essa conclusão.

Discuta com a turma:

  • Qual valor deveria ser apresentado no mês de Janeiro para que a conclusão de João fosse verdadeira?
  • Qual das duas médias calculadas é mais representativa nessa situação?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar as informações sobre o conceito e o cálculo da média aritmética e da amplitude dos dados.

Orientações: Apresente aos alunos o resumo do conteúdo estudado na aula. Explique que a média é uma medida de tendência central, isto é, uma medida que caracteriza um conjunto de dados e tende a estar no meio dos valores. Mostre aos alunos o símbolo usado para representar a média. Se desejar, anote a conclusão da aula na lousa e leia junto com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Destacar as principais informações sobre média aritmética e amplitude dos dados.

Orientações: Encerre a atividade pedindo para um aluno fazer a leitura do texto. Ressalte novamente a importância da média e da amplitude na análise de dados. Peça que eles apresentem exemplos de usos da média no seu cotidiano. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam com relação à análise dos resultados obtidos no cálculo da média aritmética e da amplitude dos dados apresentados.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Peça que eles resolvam individualmente a atividade, e façam um pequeno parágrafo com a análise solicitada. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão. Discuta com a turma as soluções apresentadas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Em qual dos dois cálculos você se baseou para fazer a sua análise?
  • Você consideraria Bruno um aluno regular em Matemática? E em Português?
  • Se você fosse professor de Matemática de Bruno, você o aprovaria?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Compreender o significado da média estatística como indicador de tendência de uma pesquisa e a amplitude dos dados obtidos.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos, com mais de uma operação, envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1o grau.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discutir sobre o conceito de média aritmética e suas aplicações no dia a dia.

Orientações: Inicie a aula lendo para os alunos a informação em destaque, ressalte que ela é verídica. Peça que eles expliquem o que entenderam da informação que foi passada. Caso a nota final de cada aluno seja feita com base na média aritmética, esse será um importante exemplo inicial para a compreensão do conceito de média. Peça que eles expliquem como calculam essa nota. Discuta com eles o conceito de média e como é realizado seu cálculo. Se necessário, faça junto com a turma o levantamento de algum dado (por exemplo o número de irmãos) e calcule junto com eles a média. Explique que existem diferentes tipos de média e que essa média que está sendo estudada é conhecida como média aritmética. Ressalte que, para facilitar o estudo, às vezes ela será chamada somente de “média”. Professor, a informação do slide é baseada na pesquisa feita pela Kantar IBOPE média, cuja referência está descrita no Guia de Intervenção, que pode ser acessado aqui.

Discuta com a turma:

  • O que você compreende por média de dados?
  • Você usa o conceito de média em alguma situação sua diária?
  • Você acha que todas as pessoas ficam exatamente 6 horas e 17 minutos assistindo TV?
  • Será que a quantidade de dados interfere na média?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Avaliar uma situação apresentada a partir do cálculo da média aritmética, observando a amplitude dos dados.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que dois alunos façam a leitura do diálogo de João com sua mãe, em voz alta. Solicite que os alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da conversa. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre a importância no controle das contas e como são os gastos deles com celular. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Faça perguntas como: “Como vocês farão para calcular a média?”, “Como vocês entenderam a proposta de João?”

Discuta com a turma:

  • Vocês controlam o quanto gastam com celular por mês? Esse controle é importante?
  • Os valores gastos variaram muito de um mês para o outro?
  • Essa variação interfere na média?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Avaliar uma situação apresentada a partir do cálculo da média aritmética, observando a amplitude dos dados.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que um aluno faça a leitura do diálogo de João com sua mãe, em voz alta. Solicite que os alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da conversa. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre a importância no controle das contas e como são os gastos deles com celular. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Faça perguntas como: “Como vocês farão para calcular a média?”, “Como vocês entenderam a proposta de João?”

Discuta com a turma:

  • Vocês controlam o quanto gastam com celular por mês? Esse controle é importante?
  • Os valores gastos variaram muito de um mês para o outro?
  • Essa variação interfere na média?
  • Como você pode validar a conclusão final de João?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação e discuta com a turma. Comece analisando o cálculo da média feita pela mãe de João. Conduza as discussões para que o aluno perceba que para o cálculo da média é necessário incluir todas as parcelas e o total de parcelas também é importante. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. Explore o conceito de média fazendo algumas perguntas como: “Será que a média deve ser sempre um valor central?”, “Será que a média pode ser superior ao maior valor?”, “A média deve sempre corresponder a um dos dados?”, “A média representa bem qualquer situação?”.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação e discuta com a turma. Comece analisando o cálculo da média feita pela mãe de João. Conduza as discussões para que o aluno perceba que para o cálculo da média é necessário incluir todas as parcelas e o total de parcelas também é importante. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. Explore o conceito de média fazendo algumas perguntas como: “Será que a média deve ser sempre um valor central?”, “Será que a média pode ser superior ao maior valor?”, “A média deve sempre corresponder a um dos dados?”, “A média representa bem qualquer situação?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações:Peça que outras duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar o questionamento de João. Peça que expliquem o que mudou no cálculo da média. Reforce mais uma vez o conceito de média e de amplitude, assim como suas aplicações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Descrever as diferentes soluções propostas pelos alunos e refletir sobre as análises apresentadas.

Orientações: Peça que outras duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar o questionamento de João. Peça que expliquem o que mudou no cálculo da média. Reforce mais uma vez o conceito de média e de amplitude, assim como suas aplicações. Discuta com a turma quais erros podem ter levado João a apresentar essa conclusão.

Discuta com a turma:

  • Qual valor deveria ser apresentado no mês de Janeiro para que a conclusão de João fosse verdadeira?
  • Qual das duas médias calculadas é mais representativa nessa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar as informações sobre o conceito e o cálculo da média aritmética e da amplitude dos dados.

Orientações: Apresente aos alunos o resumo do conteúdo estudado na aula. Explique que a média é uma medida de tendência central, isto é, uma medida que caracteriza um conjunto de dados e tende a estar no meio dos valores. Mostre aos alunos o símbolo usado para representar a média. Se desejar, anote a conclusão da aula na lousa e leia junto com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Destacar as principais informações sobre média aritmética e amplitude dos dados.

Orientações: Encerre a atividade pedindo para um aluno fazer a leitura do texto. Ressalte novamente a importância da média e da amplitude na análise de dados. Peça que eles apresentem exemplos de usos da média no seu cotidiano. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam com relação à análise dos resultados obtidos no cálculo da média aritmética e da amplitude dos dados apresentados.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Peça que eles resolvam individualmente a atividade, e façam um pequeno parágrafo com a análise solicitada. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão. Discuta com a turma as soluções apresentadas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Em qual dos dois cálculos você se baseou para fazer a sua análise?
  • Você consideraria Bruno um aluno regular em Matemática? E em Português?
  • Se você fosse professor de Matemática de Bruno, você o aprovaria?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano