11587
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Paralelas e perpendiculares com palitos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Paralelas e perpendiculares em formas espaciais e planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_17GEO03

Recursos
- Necessários: Folha sulfite ou caderno, lápis, régua

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, palitos, malha quadriculada

Para este plano, foque na etapa: Quadriláteros e Atividades Complementares

Quadriláteros

Se sua aula for síncrona (meet, hangout, zoom) você pode fazer junto com seus alunos. Peça que eles desenhem na malha quadriculada ou representem com palitos os dois quadriláteros do slide. Faça o “Discuta com a turma” para que as ideias de paralelismo, perpendicularismo, polígonos não regulares e ângulos retos sejam retomados.

Atividades Complementares

O foco da atividade é a observância da existência retas paralelas, perpendiculares e a verificação de ângulos retos. Os alunos precisam nomear cada segmento e determinar os ângulos retos. O desafio maior está na atividade 3 em que eles vão precisar visualizar segmentos que não estão visíveis. É uma habilidade que eles precisam desenvolver. Se achar necessário, grave um áudio ou vídeo dando as orientação para realização das atividades.Solicite que eles escrevam um pequeno texto explicando as conclusões sobre a atividade. Essa comunicação pode ser feita via WhatsApp, por exemplo. Não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão dessas atividades.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_17GEO03

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas