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Plano de aula - Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e Gráficos de Barras

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 10/12/2018
Código: MAT9_23PES02

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e Gráficos de Barras.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e Gráficos de Barras.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando o contexto de desempenho acadêmico retratado pelas notas em um boletim escolar.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo todas as notas conseguidas por um aluno durante o ano, é possível calcular uma única nota que nos permite fazer alguma afirmação de seu desempenho anual na escola?
  • Nessa situação, é mais conveniente usar a média aritmética? Por quê? Se usarmos a moda e a mediana, chegaríamos a alguma conclusão?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de barras e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de barras, é possível obter as médias bimestrais? E a anual? Como?
  • Será que é possível que haja uma possível aprovação do aluno?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de barras e pensem em formas de resolver a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de barras, é possível obter as médias bimestrais? E a anual? Como?
  • Será que é possível que haja uma possível aprovação do aluno?

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos observem o isolamento de parte do gráfico de barras por um tempo. Faça questionamentos visando obter informações que puderam ser lidas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de barras isolado.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de barras isolado, é possível obter a média de outra forma? Como?

Você encontra o guia de intervenção na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos interpretem bem a tabela gerada pelo gráfico de barras por um tempo.

Utilize novamente o guia de intervenção para discutir com os alunos se necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com a tabela gerada pelo gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados na tabela gerada pelo gráfico de barras, é possível obter a Média Final de alguma outra forma? Como?
  • Caso a média fosse tomada sem considerar o Bimestre IV, qual seria a nova Média Final do aluno? Seria justo essa nova Média?
  • Sabiam que, mesmo o aluno Aprovado, é preciso estar ciente que um aluno, ao tomar uma postura não muito comum assim, ficará com uma nota dessa registrada no seu boletim, o que pode levá-lo a sofrer certas consequências negativas, pois a média, nesse caso, mostra a vida escolar do aluno, sendo um documento para toda vida?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de barras, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um. Por fim, ordene os valores em ordem crescente (também pode ser decrescente), verifique a moda e a mediana, para só depois calcular a média aritmética.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. E para ver a resolução dessa atividade acesse aqui. Já para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica, acesse aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e Gráficos de Barras.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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