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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de Rotação

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Rotacionar figuras utilizando a simetria de rotação.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

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OBJETIVO. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Utilização do transferidor para marcação de ângulos.

Utilização do compasso.

Objetivos específicos

Rotacionar figuras utilizando a simetria de rotação.

Conceito-chave

Simetria de Rotação.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conversar com os alunos sobre simetria, abordar que duas figuras simétricas possuem mesmo formato e tamanho. Falar sobre os diferentes tipos de isometria. Perguntar o que vem à cabeça quando falamos a palavra rotação. Pedir exemplos de rotação (relógio, catavento, liquidificador, ventilador, etc.). Fazendo a atividade os alunos deverão perceber que os dois triângulos são simétricos, possuem mesmo formato e tamanho. Contudo, o triângulo apenas girou, isso é rotação.

Você encontra a atividade de aquecimento para impressão no link atividade de aquecimento. Você terá acesso à resolução desta atividade clicando no link resolução da atividade de aquecimento.

Propósito: Introduzir o conceito de rotação.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Dividir a turma em trios e solicitar que cada um faça a rotação de um dos 3 pontos do triângulo. Dar nome aos 3 vértices do triângulo (A, B e C). Chamar de A o ponto que está fixado no palito. Rotacionar os pontos B e C. Professor, apesar da questão solicitar que o aluno faça apenas mais uma pá do catavento, se tiver tempo hábil na sua aula, você poderá solicitar que o aluno faça as outras duas para que o catavento fique completo. Se não houver tempo, você também poderá solicitar que o aluno termine em casa e mostre o catavento completo na próxima aula.

Nesta aula aprenderemos o passo a passo para rotacionar uma imagem. Utilizaremos régua, transferidor e compasso.

  • Ligamos o ponto fixo ao ponto que será rotacionado;
  • Marcamos o ângulo desejado utilizando o transferidor;
  • Utilizamos o compasso para medirmos a distância entre o ponto fixo e o ponto rotacionado;
  • Marcamos o novo ponto.

Propósito: Aprender a aplicar a simetria de rotação.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcarmos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula: rotação.

Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o procedimento para rotacionar uma imagem.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de rotação e sabem aplicá-lo utilizando os instrumentos necessários.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Utilização do transferidor para marcação de ângulos.

Utilização do compasso.

Objetivos específicos

Rotacionar figuras utilizando a simetria de rotação.

Conceito-chave

Simetria de Rotação.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conversar com os alunos sobre simetria, abordar que duas figuras simétricas possuem mesmo formato e tamanho. Falar sobre os diferentes tipos de isometria. Perguntar o que vem à cabeça quando falamos a palavra rotação. Pedir exemplos de rotação (relógio, catavento, liquidificador, ventilador, etc.). Fazendo a atividade os alunos deverão perceber que os dois triângulos são simétricos, possuem mesmo formato e tamanho. Contudo, o triângulo apenas girou, isso é rotação.

Você encontra a atividade de aquecimento para impressão no link atividade de aquecimento. Você terá acesso à resolução desta atividade clicando no link resolução da atividade de aquecimento.

Propósito: Introduzir o conceito de rotação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Dividir a turma em trios e solicitar que cada um faça a rotação de um dos 3 pontos do triângulo. Dar nome aos 3 vértices do triângulo (A, B e C). Chamar de A o ponto que está fixado no palito. Rotacionar os pontos B e C. Professor, apesar da questão solicitar que o aluno faça apenas mais uma pá do catavento, se tiver tempo hábil na sua aula, você poderá solicitar que o aluno faça as outras duas para que o catavento fique completo. Se não houver tempo, você também poderá solicitar que o aluno termine em casa e mostre o catavento completo na próxima aula.

Nesta aula aprenderemos o passo a passo para rotacionar uma imagem. Utilizaremos régua, transferidor e compasso.

  • Ligamos o ponto fixo ao ponto que será rotacionado;
  • Marcamos o ângulo desejado utilizando o transferidor;
  • Utilizamos o compasso para medirmos a distância entre o ponto fixo e o ponto rotacionado;
  • Marcamos o novo ponto.

Propósito: Aprender a aplicar a simetria de rotação.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcarmos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Cada aluno da dupla pode fazer a rotação de um dos 2 vértices necessários do triângulo.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.

Discuta com a turma:

1) Qual é o primeiro passo para rotacionar o ponto B?

2) Após ligarmos o ponto B ao ponto A, prolongando a reta para servir de suporte para o transferidor, o que devemos fazer?

3) Após marcarmos o ângulo de 90º sobre a reta BA, o que devemos fazer?

4) Após verificarmos, com o compasso, a distância entre os pontos B e A e marcamos essa distância no novo segmento desenhado, podemos proceder da mesma forma para rotacionar o ponto C?

5) Marcados os pontos B’ e C’, basta ligarmos os novos pontos para termos o triângulo rotacionado 60º no entorno do ponto A?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula: rotação.

Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o procedimento para rotacionar uma imagem.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de rotação e sabem aplicá-lo utilizando os instrumentos necessários.

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