11583
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Representando algebricamente a regularidade de uma sequência

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Identificar diversas maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF07MA12 - Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.



Objetivos específicos

Identificar diversas maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.  

Conceito-chave

Representação algébrica de regularidades em sequências.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Leia atentamente junto dos alunos as informações do slide, destacando especialmente os procedimentos realizados na segunda expressão.

Propósito: Conceituar as principais aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula.

Propósito: Destacar as principais aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça para que os alunos respondam individualmente esta atividade. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução que os alunos utilizam, se ainda há dúvidas ou se alguém não consegue iniciar a atividade. Faça as intervenções que forem necessárias, mas sem impedir que o aluno tente por conta própria encontrar uma resposta. Você pode acessar logo abaixo algumas atividades complementares que poderão contribuir na consolidação da aprendizagem dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em uma atividade.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF07MA12 - Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.



Objetivos específicos

Identificar diversas maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.  

Conceito-chave

Representação algébrica de regularidades em sequências.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 6)

Orientação: Projete e/ou leia o enunciado da atividade junto dos alunos, certificando-se que todos compreenderam as informações fornecidas. Logo após, proponha uma resolução coletiva de cada questão, revendo o uso da linguagem algébrica na representação de regularidades.

Assim, o total de biscoitos será representado por X + Y e 2X. Já o total de quadradinhos de chocolate será representado por 3X e X².

Propósito: Fazer com que o estudante retome suas conhecimentos sobre expressões algébricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 7 a 11)

Orientação: Sugira que, a princípio, todos os alunos façam a atividade individualmente. Peça para que os estudantes façam uma questão por vez. Na atividade impressa, peça para que façam as questões de 1 a 4, que correspondem aos slides 7 a 10. Após a grande maioria da turma ter respondido, peça para que formem duplas e tentem resolver juntos a questão de número 5, que corresponde ao slide 11.

Ao chegar a essa atividade, certifique-se de que os alunos compreendem que as reticências indicam que que os números são somados ou multiplicados uma quantidade desconhecida de vezes, embora finita. Assim, eles devem usar tal ideia para determinar que essa quantidade desconhecida será a incógnita da expressão.

Enquanto os grupos tentam resolver, circule pela sala e observe as suas estratégias de resolução e se há dúvidas entre os alunos, fazendo as intervenções necessárias (consulte o guia de intervenções para mais detalhes). Nos últimos 5 minutos deste momento, peça para que os as duplas compartilhem entre si as suas resoluções, dúvidas e estratégias.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem diferentes maneiras de expressar algebricamente uma regularidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 12 a 14)

Orientação: Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções na lousa, perguntando sempre se a turma concorda com tal resolução, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que todos possam compartilhar suas estratégias, dúvidas e erros.

Caso alguma das estratégias apresentadas possuam erros, discuta com a turma onde aconteceram os erros e como ele poderia ter sido evitado, de modo que todos possam aprender a partir dos erros.

Apresente também as resoluções dos slides 12 a 14, verificando principalmente se os alunos entendem os procedimentos de cálculo utilizados no slide 14.

Propósito: Discutir junto dos alunos as diferentes resoluções encontradas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Leia atentamente junto dos alunos as informações do slide, destacando especialmente os procedimentos realizados na segunda expressão.

Propósito: Conceituar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula.

Propósito: Destacar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça para que os alunos respondam individualmente esta atividade. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução que os alunos utilizam, se ainda há dúvidas ou se alguém não consegue iniciar a atividade. Faça as intervenções que forem necessárias, mas sem impedir que o aluno tente por conta própria encontrar uma resposta. Você pode acessar logo abaixo algumas atividades complementares que poderão contribuir na consolidação da aprendizagem dos alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em uma atividade.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano