11582
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Como estimar o quociente usando a ideia de distribuir e o algoritmo americano.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Estimativa de um quociente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_07NUM_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, YouTube, Loom, Google Formulários, Google Meet.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Retomada
Propor que os alunos criem problemas de divisão e que os problemas criados integrem uma “problemoteca” para os alunos praticarem posteriormente. Essa “problemoteca pode ser virtual ou física, de acordo com os recursos de cada aluno. Pedir para que eles apresentem diferentes formas de resolver o problema indicado nessa etapa. Isso pode ser socializado com o Google Apresentações posteriormente.

Atividade principal
O professor pode usar as operações presentes no jogo aqui proposto para organizá-los no Google Formulários, para que eles possam chegar à solução final. O professor pode monitorar o tempo pelo próprio formulário. No caso de não terem acesso aos recursos digitais, o professor pode propor que eles resolvam usando diferentes caminhos para a solução. Após filtrar as respostas dos alunos, ele pode organizar as estratégias e dar uma devolutiva geral para a turma com a próxima etapa do plano (Discussão das soluções).

Discussão das soluções
O professor pode transpor essa etapa para um vídeo no YouTube, usando as telas no Google Apresentações e gravar os passos pelo Loom, para que os alunos acompanhem sua explicação no áudio.
Caso não seja possível usar os recursos tecnológicos, é importante que o professor proponha que os alunos façam distribuições sucessivas e pergunte o que está acontecendo com o montante de figurinhas. Isso também pode ser inserido no vídeo caso o professor prefira esse caminho.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Indicar o nome do procedimento (método americano), mostrando que também pode ser conhecido como “divisão por estimativa”. Propor aos alunos a reflexão do porquê desses nomes, o que pode ser feito via Google Meet de maneira síncrona, com o Google Formulários (assíncrono) ou registro escrito.

Raio X
Unir essa etapa com a anterior (Encerramento), propondo o uso da divisão por estimativa.

Convite às famílias
Convidar a família a organizar com o aluno a “problemoteca” indicada na etapa “Retomada”.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_07NUM03

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas