11582
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Como estimar o quociente usando a ideia de distribuir e o algoritmo americano.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Estimativa de um quociente.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas com os cálculos do jogo.
  • Apito, chocalho ou similar.
  • Cesta ou pasta.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer uso da ideia de distribuir para aplicar o algoritmo americano e estimar o valor de um quociente.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra “ distribuir”?
  • Alguém já ouviu falar no algoritmo americano?

Retomada - Slides 3 a 5 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode dar um exemplo de problema para Mariana?
  • Qual foi a ideia presente no problema que Guilherme propôs?
  • Qual a operação devemos usar para resolver esse problema?
  • Essa operação é a única possível? Por quê?
  • O que acharam do procedimento apresentado por Cláudia para estimar um quociente?
  • Como ela fez? Que operações ela usou?
  • Ela chegou ao resultado correto?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia para estimar o quociente?

Retomada - Slides 3 a 5 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode dar um exemplo de problema para Mariana?
  • Qual foi a ideia presente no problema que Guilherme propôs?
  • Qual a operação devemos usar para resolver esse problema?
  • Essa operação é a única possível? Por quê?
  • O que acharam do procedimento apresentado por Cláudia para estimar um quociente?
  • Como ela fez? Que operações ela usou?
  • Ela chegou ao resultado correto?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia para estimar o quociente?

Retomada - Slides 3 a 5 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5. Peça que expliquem o procedimento apresentado pela Cláudia e finalize com a turma o cálculo.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado do cálculo feito por Cláudia? (256:9 = 28 e restam 4).
  • Como conseguimos encontrar essa resposta nos cálculos feitos por ela? (somando as quantidades distribuídas e verificando se sobrou resto na última subtração feita)
  • O que acharam estimar o quociente usando o procedimento apresentado pela Cláudia?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia?

Atividade principal - Slides 6 a 8 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio.

Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas.

Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos , proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc. Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição, tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal - Slides 6 a 8 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio. Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas. Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto, pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc.

Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição, tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?

Atividade principal - Slides 6 a 8 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio. Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas. Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto, pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc. Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?

Discussão da solução - Slides 9 a 12 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano, a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?

Discussão da solução - Slides 9 a 12 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?

Discussão da solução - Slides 9 a 12 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?

Discussão da solução - Slides 9 a 12 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
  • Vocês acharam que o algoritmo americano é eficiente? Por quê?
  • Saber as tabuadas é fundamental para que o uso do algoritmo americano dê certo?
  • Alguém tem alguma dica que poderia dar aos colegas e que possa auxiliá-los na hora de usar o algoritmo americano?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar o algoritmo americano para estimar o valor do quociente.

Orientação: Leia a proposta de atividade com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta. Faça perguntas para certificar-se de que a proposta foi devidamente compreendida e peça para algumas crianças ajudarem a explicar ao grupo o que deve ser feito. Solicite aos alunos que resolvam o problema individualmente. Enquanto as crianças trabalham, procure observar as estratégias que estão sendo usadas por elas e sempre que possível valorize seus esforços. Se perceber alunos em dificuldade e julgar necessário, faça pequenas intervenções,mas apenas no sentido de estimulá-los a persistir na execução da tarefa.

Discuta com a turma:

  • Qual dica o enunciado do problema nos dá que indica que a operação a ser feita é mesmo uma divisão que traz a ideia de distribuir?
  • Como vocês se sentiram aplicando o algoritmo americano para resolver o problema?
  • Em quais situações do dia a dia precisamos estimar o valor de um quociente?
  • Por que é importante saber fazer a estimativa de um quociente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer uso da ideia de distribuir para aplicar o algoritmo americano e estimar o valor de um quociente.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta para a classe.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra “ distribuir”?
  • Alguém já ouviu falar no algoritmo americano?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor:  Isabel Cossalter

    Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

    Especialista de área: Luciana Tenuta



    Habilidade da BNCC

    EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



    Objetivos específicos

    Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



    Conceito-chave

    Estimativa de um quociente.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca.
    • Fichas com os cálculos do jogo.
    • Apito, chocalho ou similar.
    • Cesta ou pasta.
    • Lápis e borracha.
    • Lousa e giz.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode dar um exemplo de problema para Mariana?
  • Qual foi a ideia presente no problema que Guilherme propôs?
  • Qual a operação devemos usar para resolver esse problema?
  • Essa operação é a única possível? Por quê?
  • O que acharam do procedimento apresentado por Cláudia para estimar um quociente?
  • Como ela fez? Que operações ela usou?
  • Ela chegou ao resultado correto?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia para estimar o quociente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode dar um exemplo de problema para Mariana?
  • Qual foi a ideia presente no problema que Guilherme propôs?
  • Qual a operação devemos usar para resolver esse problema?
  • Essa operação é a única possível? Por quê?
  • O que acharam do procedimento apresentado por Cláudia para estimar um quociente?
  • Como ela fez? Que operações ela usou?
  • Ela chegou ao resultado correto?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia para estimar o quociente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Peça aos alunos que leiam em voz alta ou leia para eles a fala de Mariana. Proponha que respondam a pergunta feita por ela e deem exemplos de problemas onde a ideia de distribuir esteja presente. Certifique-se de que todos compreenderam os exemplos para dar prosseguimento à leitura dos slides 4 e 5. Peça que expliquem o procedimento apresentado pela Cláudia e finalize com a turma o cálculo.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o resultado do cálculo feito por Cláudia? (256:9 = 28 e restam 4).
  • Como conseguimos encontrar essa resposta nos cálculos feitos por ela? (somando as quantidades distribuídas e verificando se sobrou resto na última subtração feita)
  • O que acharam estimar o quociente usando o procedimento apresentado pela Cláudia?
  • Alguém ficou com alguma dúvida? Quem do grupo poderia esclarecê-la?
  • Para resolver problema proposto por Guilherme, vocês usariam alguma outra estratégia?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio.

Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas.

Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos , proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc. Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição, tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio. Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas. Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto, pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc.

Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição, tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar a ideia da divisão (distribuição) como base para estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Procure equilibrar os grupos do ponto de vista do desempenho pedagógico, reunindo crianças que apresentam maior facilidade em calcular mentalmente e fazer estimativas com aquelas que demonstram dificuldade ou menor facilidade. Valorize a participação de todos e estimule os alunos a trabalharem juntos, de modo que a resposta seja resultado da ação da dupla ou trio. Se possível, use cartões de cores diferentes para cada grupo, é uma forma de chamar a atenção e facilitar a visualização pelas crianças na hora da correção. Uma outra ideia que causa efeito semelhante é pedir que os alunos escrevam seus nomes, com caneta e em letras grandes, no verso das fichas. Use os mesmos cálculos para todas duplas ou trios, isso é um facilitador na hora da correção, pois permite comparar erros e acertos, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir e repensar suas estratégias de trabalho. Estabeleça um tempo de aproximadamente sete minutos para a atividade. O jogo propõe usar um apito para dar início e finalizar o tempo de trabalho dos grupos, no entanto, pode-se usar qualquer outro objeto que faça barulho (por exemplo, um chocalho feito de lata de alumínio e feijão, tampinhas de garrafa, etc.). Da mesma maneira, a critério do professor, no lugar da cesta onde as crianças colocarão as fichas prontas, pode ser usada uma pasta, um saquinho plástico, etc. Uma vez encerrado o tempo para resolução das fichas, socialize as respostas e atribua os pontos a cada grupo.

Discuta com a turma:

  • Todos chegaram às mesmas respostas? Por que isso aconteceu?
  • Pensar na divisão como distribuição tornou mais claro o raciocínio da hora de calcular o quociente? Por quê?
  • Foi possível perceber a ideia de distribuição no jogo? Como?
  • O que vcs acharam do procedimento de cálculo que usamos no jogo? Foi fácil? Difícil? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano, a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso do algoritmo americano.

Orientação: Antes de começar a discussão da solução, retome brevemente o início da aula. Pergunte quem se lembra do exemplo de problema dado por Guilherme e qual era a ideia da divisão presente no problema. Em seguida, faça uma leitura compartilhada dos slides. Peça que os alunos ajudem a explicar as etapas da divisão usando o algoritmo americano apresentadas por Mariana e Guilherme. Ajude-os a relacionar o passo a passo ao procedimento usado no jogo. Proponha que aproveitem os cálculos feitos nas fichas e armem uma ou duas divisões usando o algoritmo americano. Se possível, deixe o registro exposto no painel da sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já havia ouvido falar ou conhecia o algoritmo americano?
  • O que acharam desse procedimento?
  • Ao usar o algoritmo americano a ideia de distribuição fica clara?
  • O algoritmo americano também pode ser chamado de “divisão por subtrações sucessivas.” Alguém sabe o que significa a palavra “sucessivas”? Se pensarmos na forma de estimar o quociente pelo algoritmo americano, faz sentido que ele também receba o nome de “divisões sucessivas”? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
  • Vocês acharam que o algoritmo americano é eficiente? Por quê?
  • Saber as tabuadas é fundamental para que o uso do algoritmo americano dê certo?
  • Alguém tem alguma dica que poderia dar aos colegas e que possa auxiliá-los na hora de usar o algoritmo americano?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Usar o algoritmo americano para estimar o valor do quociente.

Orientação: Leia a proposta de atividade com os alunos ou peça que um deles leia em voz alta. Faça perguntas para certificar-se de que a proposta foi devidamente compreendida e peça para algumas crianças ajudarem a explicar ao grupo o que deve ser feito. Solicite aos alunos que resolvam o problema individualmente. Enquanto as crianças trabalham, procure observar as estratégias que estão sendo usadas por elas e sempre que possível valorize seus esforços. Se perceber alunos em dificuldade e julgar necessário, faça pequenas intervenções,mas apenas no sentido de estimulá-los a persistir na execução da tarefa.

Discuta com a turma:

  • Qual dica o enunciado do problema nos dá que indica que a operação a ser feita é mesmo uma divisão que traz a ideia de distribuir?
  • Como vocês se sentiram aplicando o algoritmo americano para resolver o problema?
  • Em quais situações do dia a dia precisamos estimar o valor de um quociente?
  • Por que é importante saber fazer a estimativa de um quociente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano