11581
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Regularidades em sequências numéricas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5° ano do Fundamental sobre sequência, regularidades e padrão

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências numéricas, identificando o padrão e completar elementos ausentes.

Conceito-chave

  • Sequência, regularidades, padrão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo: tampinhas, palitos, sementes, etc;
  • Datashow ( opcional ).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.

Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.

Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
  • Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.

Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.

Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
  • Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Entregue a atividade para que resolvam. Pergunte aos alunos qual é o desenho das imagens apresentadas. Recorde o que é uma sequência, chame a atenção dos alunos para que observem os números dos quadrados amarelos. Deixe que as duplas discutam entre eles e resolvam a atividade proposta. Proponha a socialização das estratégias utilizadas pelas duplas para resolverem as atividades. Percorra pela sala observando a resolução da atividade pelas duplas. Faça intervenções através de questionamentos para aquelas duplas que estão com dificuldades, direcionando-as para que percebam onde cometeram o equívoco.

Propósito: Perceber regularidades em sequências numéricas, identificar o padrão de formação desta para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Observando em cada imagem os quadrados coloridos, que desenhos elas apresentam?
  • O que você observa nos números dos quadrados amarelos?
  • Posso afirmar que estes números estão em sequência?
  • Há alguma relação entre os números apresentados nos quadrados amarelos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce de forma objetiva o conceito de sequência numérica, padrão de formação de sequência e a importância deste para dar continuidade a sequência.

Propósito: Realizar o fechamento das ideias estudadas durante a aula.

Raio- x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e dê um tempo para que resolvam individualmente, enquanto realizam a tarefa percorra pela classe observando a resolução e tabule os erros ocorridos para que possa depois na correção utilizá-los como ponto de partida para a resolução.

Propósito: Perceber regularidade em sequência numérica, identificando o padrão para dar continuidade a sequência.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer, descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

  • Perceber regularidades em sequências numéricas, identificando o padrão e completar elementos ausentes.

Conceito-chave

  • Sequência, regularidades, padrão.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo: tampinhas, palitos, sementes, etc;
  • Datashow ( opcional ).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.

Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.

Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
  • Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Faça as perguntas do slide recordando com os alunos os conceitos ligados ao estudo de sequências.Converse com a turma, destacando a definição de sequência, padrão de formação de uma sequência, a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para descobrir termos ausentes ou dar continuidade a mesma. Através do exemplo apresentado no slide, discuta com a turma uma sequência numérica. Oralmente, conduza a investigação do padrão desta sequência, quais os termos seguintes e explore a linguagem matemática para expressar o padrão desta sequência. Recorde com eles os conceitos verbalizando: Temos uma sequência quando o conjunto ou grupo tem seus termos organizados seguindo uma determinada regra ou ordem, chamada de padrão de formação da sequência.

Para dar continuidade a uma sequência ou descobrirmos termos ausentes, é preciso descobrir o padrão de formação desta sequência.

Propósito: Retomar o conceito de sequência e a necessidade de investigar o padrão de formação de uma sequência para dar continuidade a mesma.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de sequência você conhece?
  • Você consegue me dizer o que é padrão de formação de uma sequência?
  • Você conseguiria dar continuidade a uma sequência antes de descobrir o padrão desta uma sequência? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Entregue a atividade para que resolvam. Pergunte aos alunos qual é o desenho das imagens apresentadas. Recorde o que é uma sequência, chame a atenção dos alunos para que observem os números dos quadrados amarelos. Deixe que as duplas discutam entre eles e resolvam a atividade proposta. Proponha a socialização das estratégias utilizadas pelas duplas para resolverem as atividades. Percorra pela sala observando a resolução da atividade pelas duplas. Faça intervenções através de questionamentos para aquelas duplas que estão com dificuldades, direcionando-as para que percebam onde cometeram o equívoco.

Propósito: Perceber regularidades em sequências numéricas, identificar o padrão de formação desta para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Observando em cada imagem os quadrados coloridos, que desenhos elas apresentam?
  • O que você observa nos números dos quadrados amarelos?
  • Posso afirmar que estes números estão em sequência?
  • Há alguma relação entre os números apresentados nos quadrados amarelos?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 ao 9 ).

Orientação: Neste momento seria interessante que alguns alunos compartilhassem com a turma estratégias utilizadas por eles para resolução da atividade e que ocorra discussão com a turma sobre estas estratégias. Pergunte aos alunos se concordam com a maneira como o colega resolveu a atividade e se eles resolveram utilizando a mesma estratégia. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer que os números apresentados nos quadrados amarelos estão em sequências para investigar o seu padrão e encontrar os termos que faltam nas sequências seguintes.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas para resolução da atividade, identificar o padrão de formação da sequência para descobrir os termos ausentes.

Discuta com a turma:

  • Me diga qual é o último número que aparece na sequência da terceira imagem.
  • É possível descobrir o número seguinte? Que estratégia posso utilizar para descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce de forma objetiva o conceito de sequência numérica, padrão de formação de sequência e a importância deste para dar continuidade a sequência.

Propósito: Realizar o fechamento das ideias estudadas durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e dê um tempo para que resolvam individualmente, enquanto realizam a tarefa percorra pela classe observando a resolução e tabule os erros ocorridos para que possa depois na correção utilizá-los como ponto de partida para a resolução.

Propósito: Perceber regularidade em sequência numérica, identificando o padrão para dar continuidade a sequência.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano