Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Informar aos alunos o que irão aprender na aula.
Orientação: O objetivo deve estar claro para o aluno ao iniciar a atividade. Essa ação envolve e motiva o aluno a participar. A explicitação desse objetivo deve ser apresentada de forma clara e linguagem acessível.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)
Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.
Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.
Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.
Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:
- O que é possível observar no quadro?
- Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
- E os gomos de limão?
- Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
- Quantas sementinhas tem em cada pera?
- Como podemos calcular os gomos de limão?
- Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?
Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.
3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2
2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2
3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8
2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides 3 e 4)
Propósito: Promover uma sondagem ou aquecimento do conceito matemático trabalhado.
Orientações: Apresente a atividade a seus alunos em cartaz, lâmina ou papel impresso.
Convide os alunos a resolverem o desafio coletivamente. Deixe-os verbalizar as observações.
Discuta com a turma: Estimule seus alunos com perguntas:
- O que é possível observar no quadro?
- Quantos galhinhos de cereja existem no quadro?
- E os gomos de limão?
- Quantos pedacinhos tem em cada barrinha de chocolate?
- Quantas sementinhas tem em cada pera?
- Como podemos calcular os gomos de limão?
- Tem a mesma quantidade de pedacinhos de chocolate?
Você pode convidar dois ou três alunos ao quadro para registrarem suas estratégias e compartilhar suas ideias.
3 galhos com 2 cerejas cada 3 x 2
2 peras com 2 sementinhas em cada 2 x 2
3 limões com 8 gominhos em cada 3 x 8
2 barrinhas de chocolate com 8 pedacinhos em cada 2 x 8
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)
Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.
Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.
Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:
- Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
- Como vocês podem descobrir o valor que cada criança conseguiu?
- Quais os dados que vocês têm?
- Quais cálculos precisam fazer?
Material complementar:
Podem surgir algumas dúvidas por parte dos alunos. Consulte o guia de intervenção aqui
Para imprimir essa atividade, clique aqui
Material de apoio:
Você pode utilizar diferentes recursos para trabalhar a multiplicação com material concreto, inclusive o material dourado em suas próximas aulas. Clique aqui para acessar uma sugestão com esse trabalho.
Amplie seus conhecimentos sobre o trabalho com os conceitos da multiplicação , acessando aqui
Outros textos podem te auxiliar a compreender a abordagem dos “erros” dos alunos, clicando aqui
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 5 e 6)
Propósito: O propósito dessa atividade é estimular os alunos a fazerem a relação entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação.
Orientação: Apresente a atividade aos alunos divididos em grupos de 3. Sugira que encontrem a solução do problema. Disponibilize material manipulativo para contagem, lápis, papel, etc.
Movimente-se entre os grupos, observando suas estratégias e estimulando com questionamentos:
- Para descobrir quem fez mais pontos, o que é preciso fazer?
- Como você pode descobrir o valor que cada criança conseguiu?
- Quais os dados que você tem?
- Quais cálculos precisam fazer?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos, analisando as estratégias.
Orientação: Convide seus alunos para analisar as soluções encontradas pelos colegas. Diga que todos se esforçaram e que a estratégia que utilizaram é muito importante. Não existe a mais certa ou a mais errada.Você encontrará aqui três possíveis soluções, no entanto deve apresentá-las somente se seus alunos não as apresentarem. Valorize as estratégias de seus alunos. Faça um painel com as soluções para que fiquem expostas na sala de aula. Em outros momentos, os alunos terão acesso a esse material e poderão interagir com os colegas.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Discussão da solução 1
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.
Orientação: Essa é uma solução mais provável de aparecer. Os alunos farão a adição dos valores das garrafas.
Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:
- Por que Marcelo derrubou as três garrafas e fez o mesmo número de pontos de Rafael que derrubou 4?
Discussão da solução 2
Tempo sugerido: 10 minutos.(slides 7 a 10)
Propósito:Socializar as soluções encontradas pelos alunos.
Orientação: Esse é um exemplo de possível solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação da quantidade de garrafas pelos seus valores. E depois somarão os valores das garrafas amarelas derrubadas e das garrafas azuis.
Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:
- Para fazer o mesmo número de pontos de Marcelo e Rafael, quantas garrafas Antônio teria que derrubar?
Discussão da solução 3
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções encontradas pelos alunos.
Orientação: Esse é outro exemplo de solução. Os alunos farão primeiro a multiplicação ou soma das parcelas iguais mentalmente até chegar ao resultado final.
Discuta com a turma: Ao socializar a solução, pergunte:
- Qual foi a operação de multiplicação que você fez ao chegar ao valor de Marcelo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientação: Esse é o momento de perceber se seus objetivos com a aula foram atingidos.
Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com seus alunos e peça que copiem nos seus cadernos.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.
Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.
Discuta com a turma :
- Quais informações você encontrou no problema?
- Qual informação você precisa descobrir?
- É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.
Ao socializar o resultado da avaliação, valorize todas as estratégias e registros dos alunos, analisando se de fato, compreenderam a ideia da multiplicação.
Discuta com a turma :
- Quais informações você encontrou no problema?
- Qual informação você precisa descobrir?
- É possível registrar o que você entendeu do problema de forma diferente?