9622
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Conhecendo as retas paralelas e as retas perpendiculares

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre introduzir o conceito de retas paralelas e perpendiculares e identificar retas paralelas e perpendiculares no cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_17GEO_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Maps, Google Meet, YouTube, FlipGrid, Jamboard, e-mail.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Usar as imagens em slides a serem apresentados aos alunos. O professor pode trabalhar com imagens reais ao invés de desenhos para que fique mais evidente essa presença no cotidiano. Na apresentação aos alunos, que pode ser feita usando o Google Apresentações, inserir as questões presentes nas orientações ao professor, para que a turma reflita sobre as imagens. Caso tenham a oportunidade de trabalho síncrono, as discussões sobre a imagem podem ser feitas via Google Meet.
No caso de não terem acesso à internet, o professor pode propor aos alunos que descrevam em folha impressa as similaridades e diferenças entre as linhas que formam as figuras.

Atividade principal
Proponha a primeira parte da atividade para resolução dos alunos, seja digital ou em folha impressa. Para a etapa de construção do croqui, peça que os alunos identifiquem uma parte do mapa da cidade em que vivem ou de alguma cidade vizinha (caso facilite) em que encontrem retas paralelas e retas perpendiculares, usando o Google Maps. Solicitem que “printem” a tela e destaquem essas retas usando o Jamboard, para envio ao professor via e-mail.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor deve encontrar um trecho mais amplo do mapa de alguma cidade significativa para a turma (a da própria ou uma próxima à escola) usando o Google Maps, inserindo em folha impressa junto com as reflexões propostas nas orientações ao professor, deixando que os alunos procurem possibilidades de retas paralelas e perpendiculares.

Discussão das soluções
Propor as discussões e fazer as problematizações sobre as descobertas dos alunos em cada mapa específico da etapa anterior.

Sistematização
Organizar e gravar um vídeo curto para disponibilizá-lo no YouTube sintetizando os conceitos e usando os mapas construídos pelos alunos como exemplos para isso (caso não tenha exemplos válidos, usar outros exemplos). Caso a turma não tenha acesso à internet, organizar a sistematização via impressa.

Encerramento
Propor que os alunos gravem um vídeo explicando o que aprenderam sobre retas paralelas e perpendiculares usando o FlipGrid usando suas próprias palavras.

Raio X
Propor a resolução da atividade presente no slide, além da atividade complementar presente nesta etapa.

Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar e auxiliar na etapa da Atividade Principal, no momento da busca por retas paralelas e perpendiculares, seja via Google Maps ou na folha impressa.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_17GEO01

(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas