11576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Retas paralelas e perpendiculares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6° ano do Fundamental sobre usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_17GEO02

Recursos
- Necessários: folha sulfite ou caderno, caderno, lápis, régua

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp

Para este plano, foque na etapa: Quadrados e Retângulos (atividade principal)

Retângulos e mais retângulos

Se sua aula for síncrona (meet, hangout, zoom) você pode fazer junto com seus alunos. Peça que eles desenhem qualquer retângulo em seu caderno e descreva suas características utilizando os conceitos de paralelismo e perpendicularismo. Abra o áudio e ouça as hipóteses. Em seguida, mostre o slide 1 com os diferentes e veja se as hipóteses deles permanecem as mesmas. Faça o “Discuta com a turma”.

Quadrados e retângulos (Atividade Principal)

Peça que os alunos construam diferentes retângulos, de diferentes medidas e um quadrado. Faça o “Discuta com a turma” com eles. Primeiro é importante que eles compreendam as relações entre os próprios retângulos construídos. Em seguida, questione as semelhanças e diferenças entre os retângulos e o quadrado. Questione a relação entre a sequência desenhada de retângulo e o quadrado, mas com foco nos lados. Ouça as hipóteses dos alunos. Em seguida, compartilhe o slide 3 para que eles pensem ou se verifiquem se apareceram algumas das hipóteses deles nas falas dos personagens. O foco da aula está em utilizar o conceito de paralelas e perpendiculares para diferenciar os dois quadriláteros.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Você pode deixar como tarefa para que eles façam o mesmo com o losango, por exemplo.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_17GEO02

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas