Objetivo - Polígonos, paralelas e perpendiculares
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Vieira Soares
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
Objetivos específicos
Usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros.
Conceito-chave
Quadriláteros, lados paralelos e perpendiculares.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel quadriculado;
- Software Geogebra Classic 5 - download disponível: https://www.geogebra.org/download.
Sugestões de Leitura
Manual:
Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).
Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).
Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).
VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP (visitado em 09/12/2017).
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos.
Propósito: Deixar os alunos de prontidão para o tema da aula.
Retângulos e mais retângulos
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
Divida a sala em grupos de até 4 alunos para que possam discutir suas ideias. Deixe que tirem suas próprias conclusões iniciais antes de interferir na discussão.
Propósito:
Usar os conceitos de paralelismo e perpendicularismo para melhor compreender as características dos quadriláteros em geral e do retângulo em particular.
Discuta com a turma:
- Quantos lados tem um retângulo?
- Você consegue pensar em um polígono de quatro lados que não seja um retângulo?
Quadrados e retângulos
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação:
Divida a turma em grupos de até 4 alunos para que possam trocar ideias a respeito da atividade. Distribua uma folha de papel sulfite colorido (pode-se usar qualquer papel colorido, inclusive folhas de revista. O importante é que fique destacado na folha de sulfite branca, onde eles irão colar os retângulos). Os retângulos terão medidas 8 cm x 5 cm, 7 cm x 5 cm, 6 cm x 5 cm, 5 cm x 5 cm e 4 cm x 5 cm. Peça que façam um traço vertical no canto esquerdo da folha de sulfite. Eles deverão colar um retângulo abaixo do outro, com o lado de 5 cm inicial apoiado na linha vertical da esquerda. Ao final eles terão algo parecido com uma escada invertida. Isso facilitará a visualização. Feito isso eles deverão responder: Qual a relação entre um quadrado e um retângulo e o que isso tem a ver com essa colagem feita por eles.
Propósito:
Mostrar que um quadrado é um retângulo usando um apoio visual.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre os retângulos que vocês montaram?
- Observando a sequência como a transformação de um único retângulo, do primeiro ao último, o que está acontecendo com esse retângulo?
- O que essa sequência de retângulos tem a ver com os quadrados?
- Nessa sequência temos um quadrado. Ele tem os lados iguais. Fora isso, qual a diferença entre ele e os retângulos?
- O que faz de cada retângulo, um retângulo?
- Eu posso dizer que um quadrado é um retângulo? Por que?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Os alunos já apresentaram suas soluções. Agora é o momento de discutir os erros mais comuns (ou mais incomuns, se surgirem) e discutir os caminhos que levaram aos mesmos.
Propósito:
Fazer com que os alunos analisem mais profundamente as características das formas estudadas através do estudo dos erros na interpretação das mesmas.
Discuta com a turma:
- O retângulo tem alguma coisa que um quadrado não tem?
- Todos os retângulos são iguais?
- Se eu diminuir os lados maiores de um retângulo, ele deixa de ser retângulo?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
Apresente sucintamente as conclusões da aula. Verifique se ainda restam dúvidas.
Propósito:
Dar um fechamento para o assunto discutido em aula.
Losangos
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:
Essa atividade deve ser feita individualmente. Caso sinta necessidade de retomar o conceito de losango, coloque na lousa.
Losango: quadrilátero com quatro lados de mesma medida.
Propósito:
Verificar a aprendizagem do que foi estudado na aula.