11576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Retas paralelas e perpendiculares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6° ano do Fundamental sobre usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo - Polígonos, paralelas e perpendiculares select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Vieira Soares

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares

Objetivos específicos

Usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros.

Conceito-chave

Quadriláteros, lados paralelos e perpendiculares.

Recursos necessários

Sugestões de Leitura

Manual:

Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).

Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).

Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).

VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP  (visitado em 09/12/2017).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos.

Propósito: Deixar os alunos de prontidão para o tema da aula.

Retângulos e mais retângulos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Divida a sala em grupos de até 4 alunos para que possam discutir suas ideias. Deixe que tirem suas próprias conclusões iniciais antes de interferir na discussão.

Propósito:

Usar os conceitos de paralelismo e perpendicularismo para melhor compreender as características dos quadriláteros em geral e do retângulo em particular.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem um retângulo?
  • Você consegue pensar em um polígono de quatro lados que não seja um retângulo?

Quadrados e retângulos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

Divida a turma em grupos de até 4 alunos para que possam trocar ideias a respeito da atividade. Distribua uma folha de papel sulfite colorido (pode-se usar qualquer papel colorido, inclusive folhas de revista. O importante é que fique destacado na folha de sulfite branca, onde eles irão colar os retângulos). Os retângulos terão medidas 8 cm x 5 cm, 7 cm x 5 cm, 6 cm x 5 cm, 5 cm x 5 cm e 4 cm x 5 cm. Peça que façam um traço vertical no canto esquerdo da folha de sulfite. Eles deverão colar um retângulo abaixo do outro, com o lado de 5 cm inicial apoiado na linha vertical da esquerda. Ao final eles terão algo parecido com uma escada invertida. Isso facilitará a visualização. Feito isso eles deverão responder: Qual a relação entre um quadrado e um retângulo e o que isso tem a ver com essa colagem feita por eles.

Propósito:

Mostrar que um quadrado é um retângulo usando um apoio visual.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre os retângulos que vocês montaram?
  • Observando a sequência como a transformação de um único retângulo, do primeiro ao último, o que está acontecendo com esse retângulo?
  • O que essa sequência de retângulos tem a ver com os quadrados?
  • Nessa sequência temos um quadrado. Ele tem os lados iguais. Fora isso, qual a diferença entre ele e os retângulos?
  • O que faz de cada retângulo, um retângulo?
  • Eu posso dizer que um quadrado é um retângulo? Por que?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Os alunos já apresentaram suas soluções. Agora é o momento de discutir os erros mais comuns (ou mais incomuns, se surgirem) e discutir os caminhos que levaram aos mesmos.

Propósito:

Fazer com que os alunos analisem mais profundamente as características das formas estudadas através do estudo dos erros na interpretação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • O retângulo tem alguma coisa que um quadrado não tem?
  • Todos os retângulos são iguais?
  • Se eu diminuir os lados maiores de um retângulo, ele deixa de ser retângulo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Apresente sucintamente as conclusões da aula. Verifique se ainda restam dúvidas.

Propósito:

Dar um fechamento para o assunto discutido em aula.

Losangos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Essa atividade deve ser feita individualmente. Caso sinta necessidade de retomar o conceito de losango, coloque na lousa.

Losango: quadrilátero com quatro lados de mesma medida.

Propósito:

Verificar a aprendizagem do que foi estudado na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos.

Propósito: Deixar os alunos de prontidão para o tema da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Vieira Soares

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares

Objetivos específicos

Usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros.

Conceito-chave

Quadriláteros, lados paralelos e perpendiculares.

Recursos necessários

Sugestões de Leitura

Manual:

Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).

Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).

Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).

VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP  (visitado em 09/12/2017).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Divida a sala em grupos de até 4 alunos para que possam discutir suas ideias. Deixe que tirem suas próprias conclusões iniciais antes de interferir na discussão.

Propósito:

Usar os conceitos de paralelismo e perpendicularismo para melhor compreender as características dos quadriláteros em geral e do retângulo em particular.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem um retângulo?
  • Você consegue pensar em um polígono de quatro lados que não seja um retângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação:

Divida a turma em grupos de até 4 alunos para que possam trocar ideias a respeito da atividade. Distribua uma folha de papel sulfite colorido (pode-se usar qualquer papel colorido, inclusive folhas de revista. O importante é que fique destacado na folha de sulfite branca, onde eles irão colar os retângulos). Os retângulos terão medidas 8 cm x 5 cm, 7 cm x 5 cm, 6 cm x 5 cm, 5 cm x 5 cm e 4 cm x 5 cm. Peça que façam um traço vertical no canto esquerdo da folha de sulfite. Eles deverão colar um retângulo abaixo do outro, com o lado de 5 cm inicial apoiado na linha vertical da esquerda. Ao final eles terão algo parecido com uma escada invertida. Isso facilitará a visualização. Feito isso eles deverão responder: Qual a relação entre um quadrado e um retângulo e o que isso tem a ver com essa colagem feita por eles.

Propósito:

Mostrar que um quadrado é um retângulo usando um apoio visual.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre os retângulos que vocês montaram?
  • Observando a sequência como a transformação de um único retângulo, do primeiro ao último, o que está acontecendo com esse retângulo?
  • O que essa sequência de retângulos tem a ver com os quadrados?
  • Nessa sequência temos um quadrado. Ele tem os lados iguais. Fora isso, qual a diferença entre ele e os retângulos?
  • O que faz de cada retângulo, um retângulo?
  • Eu posso dizer que um quadrado é um retângulo? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

Os alunos já apresentaram suas soluções. Agora é o momento de discutir os erros mais comuns (ou mais incomuns, se surgirem) e discutir os caminhos que levaram aos mesmos.

Propósito:

Fazer com que os alunos analisem mais profundamente as características das formas estudadas através do estudo dos erros na interpretação das mesmas.

Discuta com a turma:

  • O retângulo tem alguma coisa que um quadrado não tem?
  • Todos os retângulos são iguais?
  • Se eu diminuir os lados maiores de um retângulo, ele deixa de ser retângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Apresente sucintamente as conclusões da aula. Verifique se ainda restam dúvidas.

Propósito:

Dar um fechamento para o assunto discutido em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

Essa atividade deve ser feita individualmente. Caso sinta necessidade de retomar o conceito de losango, coloque na lousa.

Losango: quadrilátero com quatro lados de mesma medida.

Propósito:

Verificar a aprendizagem do que foi estudado na aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano