Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP10
Recursos
- Necessários:
- Opcionais:
Para este plano, foque na etapa: Retomada
Atividade de Retomada
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Peça aos alunos que, individualmente, analisem o problema proposto, e apresentem estratégias que satisfaçam a solução. Instigando o aluno a desenvolver seu pensamento lógico por meio da representação simbólica, provocando-o a novas descobertas sobre os conceitos. A interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Caso o aluno apresente dificuldades para compreender e explanar a resposta do problema oralmente ou através de diagrama ou esquema, sugiro que proponha os jogos on line: “Anagramania”, traz palavras cuja letra está desorganizada, o aluno precisa organizar as letras de modo a descobrir a palavra. Disponível no link https://rachacuca.com.br/palavras/anagramania, (acesso em 04 jul 2020) e “Anagramas” tem por objetivo formar o maior número de palavras diante da disponibilização de algumas letra, disponível no link https://rachacuca.com.br/palavras/anagramas, (acesso em 04 jul 2020). Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações na resolução dessa atividade no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gcx49ATPGvDDF2a2JYt7NBktKgxHQEsvTVKvFAmHJyxY4Zx2XEBQ74b8Y2y4/resol-ativraiox-mat8-26rdp10.pdf elas serão úteis da condução desta etapa. Peça que os alunos compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, será numérico.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para interação lúdica em família. É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet
Código: MAT8_26RDP10
(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 09
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes