11575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolução de problema: investigando com estratégias próprias

Desenvolva o raciocínio lógico e dedutivo e diferentes estratégias para solucionar o problema com atividade para o 8º ano ler e interpretar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_26RDP10

Recursos
- Necessários:

  • caderno
  • lápis
  • roupas e sapatos de uso pessoal
  • grupo de alunos no WhatsApp

- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa: Retomada

Atividade de Retomada
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Peça aos alunos que, individualmente, analisem o problema proposto, e apresentem estratégias que satisfaçam a solução. Instigando o aluno a desenvolver seu pensamento lógico por meio da representação simbólica, provocando-o a novas descobertas sobre os conceitos. A interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Caso o aluno apresente dificuldades para compreender e explanar a resposta do problema oralmente ou através de diagrama ou esquema, sugiro que proponha os jogos on line: “Anagramania”, traz palavras cuja letra está desorganizada, o aluno precisa organizar as letras de modo a descobrir a palavra. Disponível no link https://rachacuca.com.br/palavras/anagramania, (acesso em 04 jul 2020) e “Anagramas” tem por objetivo formar o maior número de palavras diante da disponibilização de algumas letra, disponível no link https://rachacuca.com.br/palavras/anagramas, (acesso em 04 jul 2020). Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.

Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações na resolução dessa atividade no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gcx49ATPGvDDF2a2JYt7NBktKgxHQEsvTVKvFAmHJyxY4Zx2XEBQ74b8Y2y4/resol-ativraiox-mat8-26rdp10.pdf elas serão úteis da condução desta etapa. Peça que os alunos compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, será numérico.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para interação lúdica em família. É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT8_26RDP10

(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas