11574
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com mais de uma solução

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre investigar diferentes soluções para situações problemas.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Conceito-chave

Investigar diferentes soluções para situações problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma. Você pode projetar ou escrever na lousa.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que professor pretende desenvolver na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça aos alunos que individualmente descubram de quantas maneiras diferentes uma pessoa pode se vestir tendo a disposição duas blusas, duas saias, duas calças, duas bermudas, uma sapatilha e um tênis, solicitando para ele aponte, pelo menos 10 dessas combinações.

Caro professor, durante a discussão da situação você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, numérico.

Propósito: Estimular a representação de mais de uma solução na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • A composição “saia rosa, blusa listrada e tênis azul” é a mesma que “saia rosa, blusa listrada e tênis verde”?
  • Se Ana optar por compor seu look somente com shorts, quantas seriam suas possibilidades? Qual a que você acharia mais interessante?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 16 minutos.

Orientação: Entregue cópias da atividade ou projete-a na lousa, leia a pergunta aos alunos e divida a turma em duplas. Estimule-os a propor algumas possíveis representações para solucionar o problema. Aguarde 6 minutos para que alunos discutam e registrem a resposta. Solicite o registro da solução no caderno. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhe o que discutiram.

Propósito: Resolver problema com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Como ela poderia pagar usando o menos número de cédulas e moedas possível?
  • Se ela quisesse usar o maior número de cédulas e\ou moedas como seria esta composição?
  • Como seria o pagamento se ela tivesse condições de pagar somente em moedas?
  • Que valor múltiplo de 10 ela poderia pagar ao fornecedor para que recebesse o menor troco possível?
  • Quantos jeitos você encontrou?

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar a solução com os alunos que encontram dificuldades.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 5 e 6).

Orientação: Peça aos grupos de alunos para compararem suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.

Propósito: Discutir possíveis soluções para a situação, estabelecendo comparações entre os pares e a turma.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Sua resposta foi igual a de seus colegas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 11 e 12).

Orientação: Peça para os grupos de alunos comparar suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.

Propósito: Levar o aluno a ser protagonista no processo de resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos fracos e fortes, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Realize o encerramento da aula retomando com os alunos a ideia tratada na aula, sobre problemas com múltiplas soluções, a fim de que eles entendam que todas as possibilidades nesse tipo de situação devem ser aceitas.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Se você fosse o fornecedor você gostaria de receber o pagamento em moedas? Por quê?
  • Informe uma situação do cotidiano que pode ter mais de uma solução.

Raio X - ampliação - problemas com mais de uma solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da atividades, para que individualmente crie estratégias que venham mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema. A atividade de raio - x tem por objetivo identificar quais alunos compreenderam o objetivo da aula do dia, para aproximar o aluno do conceito permita que participem da aula, faça perguntas que leve o aluno a organizar as informações contidas no exercício e estimular a interação entre aluno - professor e aluno - aluno , falar que o erro faz parte do processo de aprendizagem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem referente à resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Qual das opções você achou mais fácil de compor? Por quê?
  • Os resultados seus e de seus colegas foram iguais?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma. Você pode projetar ou escrever na lousa.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que professor pretende desenvolver na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Conceito-chave

Investigar diferentes soluções para situações problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça aos alunos que individualmente descubram de quantas maneiras diferentes uma pessoa pode se vestir tendo a disposição duas blusas, duas saias, duas calças, duas bermudas, uma sapatilha e um tênis, solicitando para ele aponte, pelo menos 10 dessas combinações.

Caro professor, durante a discussão da situação você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, numérico.

Propósito: Estimular a representação de mais de uma solução na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • A composição “saia rosa, blusa listrada e tênis azul” é a mesma que “saia rosa, blusa listrada e tênis verde”?
  • Se Ana optar por compor seu look somente com shorts, quantas seriam suas possibilidades? Qual a que você acharia mais interessante?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 16 minutos.

Orientação: Entregue cópias da atividade ou projete-a na lousa, leia a pergunta aos alunos e divida a turma em duplas. Estimule-os a propor algumas possíveis representações para solucionar o problema. Aguarde 6 minutos para que alunos discutam e registrem a resposta. Solicite o registro da solução no caderno. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Em seguida, promova um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhe o que discutiram.

Propósito: Resolver problema com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Como ela poderia pagar usando o menos número de cédulas e moedas possível?
  • Se ela quisesse usar o maior número de cédulas e\ou moedas como seria esta composição?
  • Como seria o pagamento se ela tivesse condições de pagar somente em moedas?
  • Que valor múltiplo de 10 ela poderia pagar ao fornecedor para que recebesse o menor troco possível?
  • Quantos jeitos você encontrou?

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar a solução com os alunos que encontram dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 5 e 6).

Orientação: Peça aos grupos de alunos para compararem suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.

Propósito: Discutir possíveis soluções para a situação, estabelecendo comparações entre os pares e a turma.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Sua resposta foi igual a de seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos (Slides 11 e 12).

Orientação: Peça para os grupos de alunos comparar suas respostas. Neste slide segue uma sugestão de solução, e se nenhuma dupla representar uma solução parecida apresente-a para o grupo para que os alunos.

Propósito: Levar o aluno a ser protagonista no processo de resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos fracos e fortes, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Realize o encerramento da aula retomando com os alunos a ideia tratada na aula, sobre problemas com múltiplas soluções, a fim de que eles entendam que todas as possibilidades nesse tipo de situação devem ser aceitas.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Se você fosse o fornecedor você gostaria de receber o pagamento em moedas? Por quê?
  • Informe uma situação do cotidiano que pode ter mais de uma solução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 11 minutos.

Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da atividades, para que individualmente crie estratégias que venham mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema. A atividade de raio - x tem por objetivo identificar quais alunos compreenderam o objetivo da aula do dia, para aproximar o aluno do conceito permita que participem da aula, faça perguntas que leve o aluno a organizar as informações contidas no exercício e estimular a interação entre aluno - professor e aluno - aluno , falar que o erro faz parte do processo de aprendizagem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem referente à resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Qual das opções você achou mais fácil de compor? Por quê?
  • Os resultados seus e de seus colegas foram iguais?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano