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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as proporções diretas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5° ano do Fundamental sobre proporcionalidade direta.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Conceito-chave

Proporcionalidade direta.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: Se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó, é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.

Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: Se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó, é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.

Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque presença da ideia de proporcionalidade direta em situações do dia a dia como cálculo de preços e quantidade de itens em receitas. Destaque que são diretamente proporcionais pois um depende diretamente o outro aumentam ou diminuem na mesma proporção.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Conceito-chave

Proporcionalidade direta.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: Se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó, é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.

Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientação: Relembre com os alunos o conceito de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão e propondo que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para discutir as formas de solução utilizadas pelos alunos e verifique se conseguiram aplicar o conceito de proporcionalidade como estratégia de solução. Eles devem concluir que: Se com 2 litros de leite e 16 colheres de chocolate em pó, é possível preparar 8 copos de achocolatado, com 1 litro de leite e 8 colheres de chocolate preparamos 4 copos. Então com 5 litros preparamos 5 x 4 = 20 copos e precisamos de 5 x 8 = 40 colheres de chocolate.

Propósito: Recordar o conceito de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Leia a atividade com os alunos e organize a turma em duplas para trabalhar. Cada aluno deve receber a atividade e os dois devem efetuar os registros. Durante o trabalho caminhe pela sala observando as estratégias de solução escolhidas pelos alunos e verificando se estão utilizando a ideia de proporcionalidade.

Propósito: Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Será que podemos utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver?
  • As grandezas envolvidas são diretamente proporcionais? Como podemos ter certeza?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8, 9, 10, 11,12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter usado raciocínios diferentes. Pode ser que utilizem esquemas, adição repetida ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Discutir as soluções encontradas destacando o uso da ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Há mais de uma forma de solução? Quais?
  • A ideia de proporcionalidade direta é útil nesse caso? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque presença da ideia de proporcionalidade direta em situações do dia a dia como cálculo de preços e quantidade de itens em receitas. Destaque que são diretamente proporcionais pois um depende diretamente o outro aumentam ou diminuem na mesma proporção.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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