11572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Jogo Com Ábaco

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Jogo de Sistema de numeração decimal - ordens e classes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets; celular, computador ou tablet; ábaco virtual (disponível aqui); ábaco de pinos; ábaco caseiro; vídeo instrucional (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa do Aquecimento

Aquecimento
Para realização da atividade, os alunos precisam ter acesso aos slides do aquecimento e um ábaco, que pode ser virtual, de madeira, caseiro, impresso ou desenhado por eles no papel.
Você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Também pode gravar um áudio ou conversar por meio do bate-papo.

Se estiver em um momento de aula síncrona (como no Zoom ou Google Meet), pode apresentar os slides para os alunos compartilhando a sua tela e lendo com eles a explicação sobre o ábaco.
É importante deixar, neste primeiro momento, que os alunos utilizem o material livremente, para familiarização. Não relacione as cores das argolas com as ordens, uma vez que os alunos estão usando diferentes ábacos e os comercializados podem vir com peças de cores diferentes.

Depois, proponha algumas ações, como:
     - A formação de alguns números de até três ordens, como ( 348- 256-192 ). Você pode ir falando os números e eles representando nos ábacos.
     - Convide alguns alunos para falarem um número para que os colegas representem nos ábacos.
     - Peça para brincarem com as argolas formando novos números e, depois, compararem os números formados com os colegas.
     - Desafie-os a formarem o maior número possível.
     - Sugira que coloquem aleatoriamente argolas no ábaco, mostrar aos colegas para que descubram que número formou.
     - Questione-os sobre o número máximo de argolas permitido em cada ordem.
     - Questione: se você tiver 10 unidades, poderá colocar as dez argolas no pino da unidade? E se tiver 15 unidades? Como deve fazer nestes casos?

Se essas opções não forem possíveis de serem realizadas no grupo de Whatsapp ou de forma síncrona, imprima a atividade com alguns números e opções de ações que eles possam fazer sozinhos em casa. Envie esse material junto com o texto dos slides do aquecimento. Neste caso, peça para fazerem desenhos ns cadernos dos ábacos e argolas e depois enviarem para você. Você também pode incluir nos impressos uma folha com vários ábacos para os alunos desenharem as argolas.

Discussão das soluções
É importante que eles compartilhem com a turma como se sentiram com a atividade realizada, o que mais gostaram, o que tiveram dificuldade e o que aprenderam sobre a organização dos números (ordens, valores de cada algarismo, agrupamentos). Disponibilize uma forma para esta socialização, se não for síncrona pode ser escrita por mensagem ou falada por meio de um áudio. No caso de trabalhar com material impresso, inclua na atividade enviada uma questão no final, para que eles possam responder por escrito e enviar para você.

Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, coletiva ou individualmente, via texto, mensagem, vídeo ou áudio. Diga que por meio do que produziram, discutiram e conversaram usando o ábaco, eles puderam compreender a formação dos números de três ordens e comparar valores.

Convite às famílias
Explique aos pais que o ábaco, é um recurso eficiente no estudo dos números e que, além de ser usado para representar quantidades e compreender as ordens dos algarismos, permite fazer cálculos. Diga que existem vários tipos de ábacos (virtuais, de pinos, caseiros, imprimíveis etc.). Incentive os familiares, dentro das possibilidades, a ajudarem os filhos na construção ou aquisição de um ábaco. Encaminhe para eles os links disponibilizados no recursos. Diga que é possível confeccionar ábacos com diversos materiais, como caixa de ovos e palitos de churrasco, as argolas podem ser botões grandes, ganchos de cortina, tampinhas furadas. Ressalte que esse será um material muito útil por um longo tempo.

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_02NUM02

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas