11571
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Composição e decomposição de moedas e cédulas até R$ 50,00

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre composição e decomposição de valores de moedas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT2_22GRM_04

Recursos

- Necessários: Caderno e lápis.

- Opcionais:- Atividades impressas;

                 - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail. 

                 - Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;

Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Retomada

A retomada apresenta atividade de compra e venda. Sugiro adaptação da mesma, visto que não será desenvolvida em aula presencial e sim em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar a aula, possibilitando conversa com os alunos sobre uma situação de compra e venda já vivenciada por eles, provocando reflexões com os questionamentos:

     - A situação apresentou comprador e vendedor?

     - Ao realizar as compras, o comprador deve observar o que precisa comprar e se tem o dinheiro suficiente para pagar?

     - O vendedor deve analisar o valor das compras? Quanto o comprador pagou? Se tem troco? De quanto é o troco?

     - Para dar o troco, é preciso trocar o dinheiro?

     - Como pode fazer para encontrar o valor a ser pago e o troco que deve receber?

     - Se o comprador não tem o dinheiro suficiente, é possível realizar a compra? E como faz para pagar?

Após a conversa com os alunos, apresente a imagem do slide 4 e lance a seguinte Atividade de retomada adaptada:

Maria foi às compras, ela sempre compra na mercearia de Paulo, nesse dia ela levou R$ 15,00 para comprar frutas. Observe as frutas que Paulo tinha para vender. 

     a) O que você acha que Maria comprou?

     b) Qual valor das compras dela? Como você descobriu?

     c) Os R$ 15,00 que Maria tinha deu para pagar suas compras? Teve troco?

     d) Quanto Paulo deveria devolver de troco? Ele precisou trocar o dinheiro para devolver o troco a Maria?

Ao apresentar a situação, desafie os alunos a realizarem a leitura e solucioná-la no caderno. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize a apresentação das estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias. No momento da resolução, alguns alunos podem recorrer a manipulação de cédulas e moedas (confeccionadas ou de encartes) e no compartilhamento das respostas, você poderá ser o escriba (na lousa ou papel Kraft), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Importante disponibilizar antecipadamente a imagem de cédulas e moedas, caso o aluno tenha condições de imprimir. 

Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a Atividade de retomada adaptada e as imagens de cédulas e moedas, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos apresentem suas respostas  pelo mesmo meio de comunicação recebido. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade de retomada adaptada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas e das imagens de cédulas e moedas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal

A atividade principal apresenta uma situação de compra e venda. Entretanto, como essa atividade será conduzida em aula síncrona ou assíncrona, sugiro adaptações.

Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 5 e 6, solicitar a leitura e apresentar a situação problema adaptada: 

Você e seus amigos querem ajudar a escola a ter livros novos. Para facilitar as vendas e compras  no bazar, a escola disponibilizou um banco para a troca de valores monetários.Vamos as compras? Você tem R$ 50,00 e vai comprar alguns produtos. Mas Já sabe que o caixa não dá troco acima de R$ 25,00.

     a) O que você vai comprar?

     b) Qual o valor de suas compras?

     c) Como você poderá pagar? Com quanto?

     d) Receberá troco? De quanto?

Estabeleça um tempo para os alunos responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6 e a situação problema adaptada, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a Atividade de retomada adaptada.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções

Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a).Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 11 e 12 que abordam a Discussão da solução.

Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 11 e 12), por meio de fotos, mensagens de texto. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação. EncerramentoDe acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X

A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam situações de compra e venda, realizando troca de valores.

Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas. 

Convite às famílias

Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).

Solicite se necessário, o apoio na construção das moedas.

Sugira que os familiares compartilhem com o seu/sua filho(a) uma situação de compra realizada por alguém da família, possibilitando a discussão de:

      ? Quanto gastou? 

      ? Como e quanto pagou?

      ? Teve troco? Quanto?

      ? Quais as possibilidades de cédulas ou moedas para representar o valor pago ou o troco recebido?

Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado. 

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_22GRM04

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas