11569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Distribuindo o peso

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre unidades de medida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (massa)

Conceito-chave

Massa. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de massa, comparando e estabelecendo relações entre as unidades de medidas (quilograma, grama e miligrama).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Retome os conhecimentos acerca das unidades padronizadas de medida de massa. Oralmente, conduza a atividade de retomada de modo a resgatar as relações entre as unidades de medida de massa já estudadas. Instigue-os a compartilhar as estratégias que utilizariam para resolver esta situação problema. Questione sobre qual conhecimento é necessário para conseguir chegar ao total de maçãs. Conforme a participação da turma conduza o resgate das relações entre grama e quilograma, relembrando que 1 kg equivale a 1.000 g.

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de massa já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já estudaram medidas de massa, recordam quais são as unidades que mais utilizamos?
  • O que precisamos saber para encontrar o total de maçãs?
  • Qual a relação entre quilograma e grama?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade poderá ser conduzida em duplas de modo que favoreça a troca entre os pares e promova o compartilhamento de estratégias de solução e organização das ideias. Nesta atividade são apresentados quatro tipos diferentes de caixas que deverão ser organizados em três prateleiras em um estoque de uma loja. Reforce as informações sobre cada uma das caixas (quantidade e massa) e destaque que cada prateleira aguenta no máximo 5 kg. Sugira que façam desenhos para elaborar essa organização das caixas nas prateleiras e até mesmo para ter a visão do total de caixas do estoque.

Propósito: Diferenciar e comparar unidades de medidas de massa, estabelecendo relações entre elas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Primeiramente, questione se todos conseguiram distribuir as caixas nas três prateleiras. Apresente esta imagem e questione aos grupos o que eles acham sobre esta solução. Eles deverão perceber que em uma das prateleiras foram colocados 6 kg, ou seja, excedeu os 5 kg que a prateleira suporta. A partir desta imagem destaque o critério que deveria ser seguido que era o de limitar a 5 kg o total de massa em cada prateleira. Considerando que esta solução não está adequada, solicite que compartilhem as soluções a que chegaram. Organize as diferentes respostas no quadro ou, se preferir, faça a representação em papel das prateleiras e das caixas para que as soluções possam ir sendo organizadas em um quadro. Se optar por fazer os modelos em papel, os alunos poderão ir montando visualmente suas respostas no quadro e aqueles que tiverem respostas diferentes podem ir descolando as caixas e trocando-as de lugar. Assim poderão perceber que para a mesma atividade há mais de uma possibilidade de resposta. No próximo slide será apresentada uma resposta adequada para a solução do problema das caixas.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de massa.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram organizar as caixas nas prateleiras?
  • Qual o critério que utilizaram para agrupá-las?
  • Qual a relação entre quilogramas e gramas? Como fizeram para lidar com unidades diferentes neste problema?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Apresente uma das possibilidades de solução para este problema e, caso os alunos ainda não tenham compartilhado suas soluções, peça que indiquem se há outra possibilidade de arrumação das prateleiras que seja diferente desta apresentada.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de massa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas de massa, quilograma e grama. Destaque as relações entre as medidas apresentando a figura da balança equilibrada. Mostre que em um lado da balança temos um pacote de um quilograma e do outro lado dez pacotinhos de 100 gramas que somados totalizam os mesmos 1.000 gramas equivalentes a um quilograma.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, efetuando as mudanças de unidades de medidas necessárias para conseguir estabelecer as comparações entre elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação e comparação entre diferentes medidas de massa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza. (massa)

Conceito-chave

Massa. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Estimar medidas de massa, comparando e estabelecendo relações entre as unidades de medidas (quilograma, grama e miligrama).

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Retome os conhecimentos acerca das unidades padronizadas de medida de massa. Oralmente, conduza a atividade de retomada de modo a resgatar as relações entre as unidades de medida de massa já estudadas. Instigue-os a compartilhar as estratégias que utilizariam para resolver esta situação problema. Questione sobre qual conhecimento é necessário para conseguir chegar ao total de maçãs. Conforme a participação da turma conduza o resgate das relações entre grama e quilograma, relembrando que 1 kg equivale a 1.000 g.

Propósito: Retomar as principais unidades de medida de massa já estudadas e as relações entre elas.

Discuta com a turma:

  • Vocês já estudaram medidas de massa, recordam quais são as unidades que mais utilizamos?
  • O que precisamos saber para encontrar o total de maçãs?
  • Qual a relação entre quilograma e grama?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: A atividade poderá ser conduzida em duplas de modo que favoreça a troca entre os pares e promova o compartilhamento de estratégias de solução e organização das ideias. Nesta atividade são apresentados quatro tipos diferentes de caixas que deverão ser organizados em três prateleiras em um estoque de uma loja. Reforce as informações sobre cada uma das caixas (quantidade e massa) e destaque que cada prateleira aguenta no máximo 5 kg. Sugira que façam desenhos para elaborar essa organização das caixas nas prateleiras e até mesmo para ter a visão do total de caixas do estoque.

Propósito: Diferenciar e comparar unidades de medidas de massa, estabelecendo relações entre elas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Primeiramente, questione se todos conseguiram distribuir as caixas nas três prateleiras. Apresente esta imagem e questione aos grupos o que eles acham sobre esta solução. Eles deverão perceber que em uma das prateleiras foram colocados 6 kg, ou seja, excedeu os 5 kg que a prateleira suporta. A partir desta imagem destaque o critério que deveria ser seguido que era o de limitar a 5 kg o total de massa em cada prateleira. Considerando que esta solução não está adequada, solicite que compartilhem as soluções a que chegaram. Organize as diferentes respostas no quadro ou, se preferir, faça a representação em papel das prateleiras e das caixas para que as soluções possam ir sendo organizadas em um quadro. Se optar por fazer os modelos em papel, os alunos poderão ir montando visualmente suas respostas no quadro e aqueles que tiverem respostas diferentes podem ir descolando as caixas e trocando-as de lugar. Assim poderão perceber que para a mesma atividade há mais de uma possibilidade de resposta. No próximo slide será apresentada uma resposta adequada para a solução do problema das caixas.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de massa.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram organizar as caixas nas prateleiras?
  • Qual o critério que utilizaram para agrupá-las?
  • Qual a relação entre quilogramas e gramas? Como fizeram para lidar com unidades diferentes neste problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Apresente uma das possibilidades de solução para este problema e, caso os alunos ainda não tenham compartilhado suas soluções, peça que indiquem se há outra possibilidade de arrumação das prateleiras que seja diferente desta apresentada.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar as relações entre as diferentes unidades de medida de massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas de massa, quilograma e grama. Destaque as relações entre as medidas apresentando a figura da balança equilibrada. Mostre que em um lado da balança temos um pacote de um quilograma e do outro lado dez pacotinhos de 100 gramas que somados totalizam os mesmos 1.000 gramas equivalentes a um quilograma.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, efetuando as mudanças de unidades de medidas necessárias para conseguir estabelecer as comparações entre elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na relação e comparação entre diferentes medidas de massa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano