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Plano de aula - Uso cotidiano dos racionais na forma decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos



Plano de aula de Ampliação

Decimais além da casa dos centésimos, agrupamento e arredondamento, propondo aplicabilidades em diferentes contextos, dando significado à aprendizagem dos números decimais.

Recursos necessários

  • Projetor multimídia.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, leia para seus alunos, ou peça para um aluno ler a fala do personagem desse slide e o exemplo do slide seguinte. Convide os alunos a irem até o quadro para preencher a tabela, assim você pode acompanhar os raciocínios deles e junto com todos os alunos trocar ideias sobre outras possibilidades de preenchimentos.

Propósito: Retomar conhecimentos já estudados.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para fazer?
  • Alguém consegue nos explicar o que é para fazer?
  • Alguém pode nos apresentar um exemplo de quando é possível fazermos o arredondamento de um número?
  • Alguém pode nos dar mais alguma ideia para o que esse número pode representar?
  • Onde vocês já viram números parecidos com esses?
  • Para fazer possíveis arredondamentos, o que é necessário levarmos em conta?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor leia para seus alunos, ou peça para um aluno ler a fala do personagem desse slide e o exemplo do slide seguinte. Convide os alunos a irem até o quadro para preencher a tabela, assim você pode acompanhar os raciocínios deles e junto com todos os alunos trocar ideias sobre outras possibilidades de preenchimentos.

Propósito: Retomar conhecimentos já estudados.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para fazer?
  • Alguém consegue nos explicar o que é para fazer?
  • Alguém pode nos apresentar um exemplo de quando é possível fazermos o arredondamento de um número?
  • Alguém pode nos dar mais alguma ideia para o que esse número pode representar?
  • Onde vocês já viram números parecidos com esses?
  • Para fazer possíveis arredondamentos, o que é necessário levarmos em conta?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientação: Professor, incentive seus alunos a resolver o exercício sozinhos. Solicite que eles pesquisem em seus livros didáticos sobre as relações entre os valores de medidas de capacidade, ou leve algumas tabelas com os valores de medidas de capacidade e entregue para eles usarem como referência. Oriente-os a imaginarem a situação para propor sua resolução e registrarem em seus cadernos como pensaram para chegar no resultado. Sempre que achar necessário, solicite que expliquem verbalmente seus pensamentos e anotações.

Propósito: Levar os alunos a perceberem diferentes contextos de aplicabilidade dos números decimais, significando a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • vocês fazem suco na casa de vocês?
  • como vocês medem as quantidades de líquidos na sua casa? Vocês usam copo medidor?
  • Quantos copinhos de 10 ml vocês consegue encher com uma jarra de 1 litro?
  • Onde mais podemos encontrar números decimais que representam quantidades em mililitros?
  • E em gramas? Em quilogramas? Em litros?

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Professor, leve os alunos a analisarem as soluções propostas no slide e também outras soluções propostas pelos colegas, verificando erros, acertos e novas possibilidades resolutivas.

Propósito: verificar a possibilidade de resolver a atividade por caminhos matemáticos diferentes, mas adequados à resolução e ao estudo dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acharam da primeira resolução apresentada no slide? E da segunda? Qual delas você acha melhor? Por quê?
  • Alguém tem uma ideia diferente de resolução? Você poderia explicar ela para nós?
  • Em que pontos você acha que sua ideia de resolução é melhor do que as apresentadas no slides?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Professor procure destacar várias situações onde são aplicados, ou aparecem os números decimais. Se achar pertinente, você pode pedir aos alunos para criarem exemplos de aplicabilidades de números decimais em situações cotidianas e depois oriente-os a compor unidades usando números decimais dentro dos exemplos que eles mesmos criaram.

Propósito: Concluir a aprendizagem objetivada para esta aula, percebendo que diferentes contextos onde aparecem e onde usamos os números decimais e suas composições.

Discuta com a turma:

  • Você consegue relatar o que mais você aprendeu na aula de hoje, apresentando exemplos de onde aparecem os números decimais em situações da sua vida e nos explicar como você pode trabalhar com esses números?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Professor entregue uma atividade Raio X para cada aluno e deixe-os resolver sozinhos. Ao final, recolha a atividade para que seja possível avaliar o nível de aprendizagem da turma.

Propósito: Resolver uma atividade que generaliza o que foi estudado na aula para diagnosticar a aprendizagem.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos



Plano de aula de Ampliação

Decimais além da casa dos centésimos, agrupamento e arredondamento, propondo aplicabilidades em diferentes contextos, dando significado à aprendizagem dos números decimais.

Recursos necessários

  • Projetor multimídia.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, leia para seus alunos, ou peça para um aluno ler a fala do personagem desse slide e o exemplo do slide seguinte. Convide os alunos a irem até o quadro para preencher a tabela, assim você pode acompanhar os raciocínios deles e junto com todos os alunos trocar ideias sobre outras possibilidades de preenchimentos.

Propósito: Retomar conhecimentos já estudados.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para fazer?
  • Alguém consegue nos explicar o que é para fazer?
  • Alguém pode nos apresentar um exemplo de quando é possível fazermos o arredondamento de um número?
  • Alguém pode nos dar mais alguma ideia para o que esse número pode representar?
  • Onde vocês já viram números parecidos com esses?
  • Para fazer possíveis arredondamentos, o que é necessário levarmos em conta?

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor leia para seus alunos, ou peça para um aluno ler a fala do personagem desse slide e o exemplo do slide seguinte. Convide os alunos a irem até o quadro para preencher a tabela, assim você pode acompanhar os raciocínios deles e junto com todos os alunos trocar ideias sobre outras possibilidades de preenchimentos.

Propósito: Retomar conhecimentos já estudados.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que é para fazer?
  • Alguém consegue nos explicar o que é para fazer?
  • Alguém pode nos apresentar um exemplo de quando é possível fazermos o arredondamento de um número?
  • Alguém pode nos dar mais alguma ideia para o que esse número pode representar?
  • Onde vocês já viram números parecidos com esses?
  • Para fazer possíveis arredondamentos, o que é necessário levarmos em conta?

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientação: Professor, incentive seus alunos a resolver o exercício sozinhos. Solicite que eles pesquisem em seus livros didáticos sobre as relações entre os valores de medidas de capacidade, ou leve algumas tabelas com os valores de medidas de capacidade e entregue para eles usarem como referência. Oriente-os a imaginarem a situação para propor sua resolução e registrarem em seus cadernos como pensaram para chegar no resultado. Sempre que achar necessário, solicite que expliquem verbalmente seus pensamentos e anotações.

Propósito: Levar os alunos a perceberem diferentes contextos de aplicabilidade dos números decimais, significando a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • vocês fazem suco na casa de vocês?
  • como vocês medem as quantidades de líquidos na sua casa? Vocês usam copo medidor?
  • Quantos copinhos de 10 ml vocês consegue encher com uma jarra de 1 litro?
  • Onde mais podemos encontrar números decimais que representam quantidades em mililitros?
  • E em gramas? Em quilogramas? Em litros?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Professor, leve os alunos a analisarem as soluções propostas no slide e também outras soluções propostas pelos colegas, verificando erros, acertos e novas possibilidades resolutivas.

Propósito: verificar a possibilidade de resolver a atividade por caminhos matemáticos diferentes, mas adequados à resolução e ao estudo dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acharam da primeira resolução apresentada no slide? E da segunda? Qual delas você acha melhor? Por quê?
  • Alguém tem uma ideia diferente de resolução? Você poderia explicar ela para nós?
  • Em que pontos você acha que sua ideia de resolução é melhor do que as apresentadas no slides?

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Professor procure destacar várias situações onde são aplicados, ou aparecem os números decimais. Se achar pertinente, você pode pedir aos alunos para criarem exemplos de aplicabilidades de números decimais em situações cotidianas e depois oriente-os a compor unidades usando números decimais dentro dos exemplos que eles mesmos criaram.

Propósito: Concluir a aprendizagem objetivada para esta aula, percebendo que diferentes contextos onde aparecem e onde usamos os números decimais e suas composições.

Discuta com a turma:

  • Você consegue relatar o que mais você aprendeu na aula de hoje, apresentando exemplos de onde aparecem os números decimais em situações da sua vida e nos explicar como você pode trabalhar com esses números?

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Professor entregue uma atividade Raio X para cada aluno e deixe-os resolver sozinhos. Ao final, recolha a atividade para que seja possível avaliar o nível de aprendizagem da turma.

Propósito: Resolver uma atividade que generaliza o que foi estudado na aula para diagnosticar a aprendizagem.

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