11567
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação e adição de parcelas iguais

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_05NUM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Palitos de fósforos, palitos de churrasco, macarrão espaguete ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho.
Um dado.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual (Google Fotos)
Dado virtual

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento pode ser válida para a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. A atividade pode ser enviada anteriormente para começar a trazer os alunos para uma discussão sobre o assunto. Você pode enviar a situação problema via WhatsApp ou similar para os alunos e deixar que eles discutam entre si e a resolvam em conjunto, um complementando as ideias e conclusões dos outros. Você pode fazer algumas intervenções durante a conversa deles por texto ou áudio, estimulando o debate e resolução.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais. A atividade é um jogo com palitos coloridos que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Os alunos devem ter acesso aos materiais e às regras do jogo. Você pode pedir que os alunos preparem os materiais com antecedência para que os alunos tenham esse material na hora da realização da atividade. Caso não tenham varetas coloridas, eles podem usar palitos de fósforo, palitos de churrasco, macarrão espaguete e pintar com tinta ou colar um papel colorido na ponta. Podem também usar tiras de papel colorido representando as varetas. Quanto ao dado, eles podem usar o dado físico, virtual ou construir um de papel. A atividade pode ser realizada de forma síncrona por videoconferência ou síncrona/assíncrona por WhatsApp ou ferramenta similar. Grave um vídeo explicando as regras do jogo e jogando uma partida para que eles possam compreender melhor como se joga. Caso não consiga gravar o vídeo, envie as regras por escrito e faça um passo a passo com fotografias. Os alunos podem jogar sozinhos ou com alguém da família. Caso joguem sozinho, eles podem ser desafiados a realizar os cálculos em um tempo cada vez menor ou fazer um somatório de pontos em várias rodadas. Peça que tirem fotografias jogando. Essas fotografias podem ser compartilhadas em um álbum virtual para que todos tenham acesso.

 

Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides 9 a 11 da discussão da solução e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando.
Os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que, algumas vezes, essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é poderia ser jogando o jogo com os alunos e compartilhando com eles as estratégias de resolução.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_05NUM01

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas