Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação e adição de parcelas iguais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
- Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.
Conceito-chave:
Multiplicação associada a ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- data-show;
- ábaco;
- material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
- material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
- jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
- material impresso com as atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Antecipar o objetivo da aula aos alunos.
Orientação: É muito importante que fique claro para seus alunos o objetivo de suas aulas. Além de atribuir sentido ao que se propõe, possibilita a compreensão dos alunos frente ao objeto de estudo . Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)
Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.
Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.
Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.
Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.
Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.
Discuta com a turma:
- Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema?
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)
Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.
Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.
Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.
Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta. Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.
Discuta com a turma:
- Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.(Slides 3 a 5)
Propósito: O objetivo dessa atividade é sondar o conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos em relação a aula.
Orientação: Leia o problema e peça que seus alunos pensem em uma forma de resolvê-lo.
Apresente as soluções encontradas pela Bia e pelo Rafael.
Peça que marquem, individualmente, com um círculo o amiguinho de Cauê que acertou a resposta.
Em seguida, peça que guardem as respostas para discussão posterior.
Discuta com a turma:
- Qual das duas crianças usou a estratégia correta para chegar ao resultado do problema? Guarde sua resposta para depois.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)
Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.
Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.
Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Quantos palitos azuis vocês retiraram?
- Qual o valor de cada palito azul?
- Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
- Como vocês vão registrar esse cálculo?
- E os vermelhos?
- Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
- Como você pode calcular esse valores repetidos?
Material de apoio:
Gestão da aula e organização do trabalho
É interessante que você utilize diferentes recursos durante sua aula. Elementos audiovisuais e materiais manipulativos. Dependendo da região onde você trabalha, caso não tenha acesso a equipamentos de projeção de imagem, cartazes, manuais podem ser feitos para apresentar as atividades. O trabalho com os materiais manipulativos é de extrema importância para a compreensão e construção dos conceitos matemáticos pelos alunos. É necessário que materiais variados ( tampinhas, palitinhos, canudinhos, entre outros.) estejam à disposição dos alunos para que esses busquem esses recursos para calcular, organizar as ideias e hipóteses que levantam frente aos desafios propostos.
Além dos recursos atrativos que forem apresentados aos alunos, é recomendável que haja interação com os outros colegas da turma. Duplas, grupos de 3 ou 4 alunos possibilitam a troca de ideias e a aprendizagem. Grupo maior deve ser evitado, uma vez que não oportuniza a todos os alunos serem protagonistas, havendo dispersão. Faça intervenções com aqueles alunos que não estejam participando na discussão da atividade. Pergunte a eles, elogie suas ideias, inclua-os. A forma de organizar o espaço da sua sala de aula contribui para que os alunos interajam com os colegas e construam a aprendizagem coletivamente.
Os links abaixo trazem um aprofundamento, sugestões de atividades e suporte para a gestão da sua aula e para a sua intervenção junto aos alunos no sentido de contribuir para a construção de conceitos:
Clique aqui
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Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)
Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.
Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.
Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Quantos palitos azuis vocês retiraram?
- Qual o valor de cada palito azul?
- Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
- Como vocês vão registrar esse cálculo?
- E os vermelhos?
- Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
- Como você pode calcular esse valores repetidos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 _8)
Propósito: O objetivo desse jogo é estimular os alunos a perceberem as diferentes estratégias de resolução de um cálculo de multiplicação de forma divertida.
Orientação: Prepare o material com antecedência. Você vai precisar de palitos de fósforos coloridos ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho, um dado para cada grupo, folhas sulfite A4, canetas, e as regras do jogo impressa. Coloque seus alunos em grupo para realização dessa atividade. Leiam juntos as regras do jogo. Simule uma partida para que compreendam bem e tenham autonomia para jogar sozinhos. Ajude-os a compreender o uso da tabela.
Passe nos grupos , observando como fazem essas relações, como registram, calculam e discutem com os colegas. À medida em que for passando nos grupos, vá fazendo perguntas e intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- Quantos palitos azuis vocês retiraram?
- Qual o valor de cada palito azul?
- Como o grupo vai calcular o valor de todos os palitos azuis?
- Como vocês vão registrar esse cálculo?
- E os vermelhos?
- Quantas vezes se repete o valor do palito preto?
- Como você pode calcular esse valores repetidos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)
Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.
Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos. Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.
Discuta com a turma:
- O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
- Qual grupo fez mais pontos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)
Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.
Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.
Discuta com a turma:
- O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
- Qual grupo conseguiu fazer mais pontos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)
Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.
Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.
Discuta com a turma:
- O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
- Qual grupo fez mais pontos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 9 a 11)
Propósito da discussão: A solução da atividade principal é um momento muito rico. Valorizar o pensamento das crianças e apresentar o “erro” como construção do conhecimento são oportunidades únicas. É necessário que se tenha um olhar observador e que suas intervenções não constranjam seus alunos. Além de oferecer informações a você subsidiarão a construção dos próximos planos de aula.
Orientação: Peça que cada grupo venha ao quadro mostrar a estratégia que o grupo encontrou para fazer os cálculos do jogo de palitinhos. Os exemplos nas lâminas seguintes são de possíveis soluções, porém você deve trabalhar com os dados apresentados pelos seus alunos.Ao final das apresentações, verifiquem a quantidade de pontos que cada grupo fez e vejam qual conseguiu o maior valor.
Discuta com a turma:
- O que o grupo fez para calcular a repetição dos valores e das cores? Explique.
- Qual grupo conseguiu mais pontos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.(Slides 13 e 14)
Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.
Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.
Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?
Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal. Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre a multiplicação e a adição?
- Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?
Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos. (Slides 13 e 14)
Propósito: Comparar as ideias dos alunos antes da aula e ao término.
Orientação: Retome a atividade do aquecimento. É momento de sistematizar os conceitos aprendidos.
Os dois amiguinhos de Cauê resolveram adequadamente o problema? Por quê?
Observe a reação de seus alunos. O confronto entre o conhecimento construído e as percepções anteriores a atividade principal.Após socializar as soluções apresentadas pelos grupos e a análise da atividade de aquecimento, sugira que os alunos digam quais foram as operações e ou estratégias encontradas para o resultado da atividade principal. Registre na lousa ou quadro. Conduza as conclusões de forma que os alunos percebam a estratégia equivocada do Rafael, ao somar as bandejas e os cupcakes para obter o resultado em lugar de repetir a quantidade de cupcakes em cada bandeja.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre a multiplicação e a adição?
- Por que será que Rafael chegou a esse resultado? Na sua opinião, em que ele se equivocou?
Após a conversa, estabelecer a relação entre esses dois conceitos.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Concluir o conceito.
Orientação: Resumir em uma frase o que aprenderam com a atividade. É esperado que os alunos tenham aprendido que existem várias maneiras de chegar ao resultado da multiplicação, e que a adição de parcelas iguais é uma delas. Peça aos alunos que copiem o conceito aprendido.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma forma de registrar a multiplicação?
- Qual a relação que existe entre a adição de parcelas iguais e a multiplicação?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.
É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.
Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.
Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.
Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:
- Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
- Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 16 e 17)
Propósito: Avaliar os conhecimentos construídos na aula.
Orientação: Como o objetivo da atividade contempla o uso de estratégias pessoais, é possível que os alunos utilizem desenhos , façam a contagem dos elementos um a um ou utilizem a adição até encontrar a resposta.
É importante que os diferentes registros sejam socializados e as estratégias diferenciadas de cálculos e soluções sejam valorizadas. Porém, é esperado que os alunos estabeleçam relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais já que as atividades promoveram essa relação apresentando a adição como uma das formas de registro.
Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula.
Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Recolha o material para conferência posterior.
Discuta com a turma antes de entregar o Raio X:
- Fique atento a quais informações você vai encontrar no problema, qual informação você precisa descobrir e qual maneira você vai registrar o que pensou.
- Será que existem mais de uma forma para chegar ao resultado?
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_05NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Palitos de fósforos, palitos de churrasco, macarrão espaguete ou varetas coloridas em preto, azul e vermelho.
Um dado.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual (Google Fotos)
Dado virtual
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento pode ser válida para a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. A atividade pode ser enviada anteriormente para começar a trazer os alunos para uma discussão sobre o assunto. Você pode enviar a situação problema via WhatsApp ou similar para os alunos e deixar que eles discutam entre si e a resolvam em conjunto, um complementando as ideias e conclusões dos outros. Você pode fazer algumas intervenções durante a conversa deles por texto ou áudio, estimulando o debate e resolução.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais. A atividade é um jogo com palitos coloridos que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Os alunos devem ter acesso aos materiais e às regras do jogo. Você pode pedir que os alunos preparem os materiais com antecedência para que os alunos tenham esse material na hora da realização da atividade. Caso não tenham varetas coloridas, eles podem usar palitos de fósforo, palitos de churrasco, macarrão espaguete e pintar com tinta ou colar um papel colorido na ponta. Podem também usar tiras de papel colorido representando as varetas. Quanto ao dado, eles podem usar o dado físico, virtual ou construir um de papel. A atividade pode ser realizada de forma síncrona por videoconferência ou síncrona/assíncrona por WhatsApp ou ferramenta similar. Grave um vídeo explicando as regras do jogo e jogando uma partida para que eles possam compreender melhor como se joga. Caso não consiga gravar o vídeo, envie as regras por escrito e faça um passo a passo com fotografias. Os alunos podem jogar sozinhos ou com alguém da família. Caso joguem sozinho, eles podem ser desafiados a realizar os cálculos em um tempo cada vez menor ou fazer um somatório de pontos em várias rodadas. Peça que tirem fotografias jogando. Essas fotografias podem ser compartilhadas em um álbum virtual para que todos tenham acesso.
Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides 9 a 11 da discussão da solução e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando.
Os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que, algumas vezes, essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é poderia ser jogando o jogo com os alunos e compartilhando com eles as estratégias de resolução.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 ,5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimento de cálculos para resolver problemas.
- Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.
Conceito-chave:
Multiplicação associada a ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- data-show;
- ábaco;
- material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
- material manipulativo (tampinhas ou palitinhos);
- jogo com palitinhos de fósforo coloridos ou varetas pretas, vermelhas e azuis e um dado para cada grupo;
- material impresso com as atividades.