9621
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Identificando figuras congruentes

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre analisar e comparar diversas figuras planas entre si, verificando se são congruentes ou não.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT03_15GEO-04 -  Identificando figuras congruentes

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Analisar e  comparar diversas figuras planas entre si, verificando se são congruentes ou não.

Conceito-chave

Congruência nas figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Folhas coloridas;
  • Caixinhas de diferentes tamanhos e formas (remédios, cosméticos, alimentos, etc);
  • Datashow (opcional);
  • Tangram de E.V.A. ou madeira ( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete a imagem do Tangram, ou imprima e entregue a atividade para cada um. Se tiver na escola um Tangram grande feito de madeira ou E.V.A. use-o para a demonstração das peças. Explique que o Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças. Proponha uma discussão questionando os alunos quais são as formas iguais. Escute o que eles têm a dizer e identifique o que sabem sobre as semelhanças e diferenças das formas planas. Neste primeiro momento, é esperado que os alunos apenas identifiquem as formas iguais, sem se preocuparem com o conceito de congruência.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as características das formas planas.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de figuras planas o Tangram é composto?
  • Qual das imagens são iguais?
  • Porque elas são iguais?
  • Porque são diferentes?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Conheça a Lenda do Tangram https://www.youtube.com/watch?v=TjlCciykRLI

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)

Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.

As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.

Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma que ficou para este grupo representar?
  • Quais as características dessa forma geométrica?
  • O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
  • Como chamamos as formas iguais?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)

Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.

As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.

Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma que ficou para este grupo representar?
  • Quais as características dessa forma geométrica?
  • O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
  • Como chamamos as formas iguais?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente o seu trabalho. Diga que exponham o nome da figura geométrica e quais suas características principais. Questione-os quanto o motivo de considerar as figuras semelhantes. Providencie um mural para a exposição dos trabalhos e dê crédito aos alunos participantes.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram encontrar figuras congruentes e saber quais foram os critérios que eles utilizaram.

Discuta com a turma:

  • Por que as figuras são iguais?
  • O que vocês analisaram?
  • Como chamamos quando as figuras são semelhantes em tamanho e forma?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Reforce para os alunos o que é congruência e depois relacione a congruência com as forma planas.

Propósito: Sistematização do conceito trabalhado.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua o conceito trabalhado, exemplificando e ressaltando o motivo que deve ser analisado para conclusão da congruência.

Propósito: Conclusão do conceito congruência.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que encontrem as figuras congruentes presentes no Tangram.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT03_15GEO-04 -  Identificando figuras congruentes

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Analisar e  comparar diversas figuras planas entre si, verificando se são congruentes ou não.

Conceito-chave

Congruência nas figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Folhas coloridas;
  • Caixinhas de diferentes tamanhos e formas (remédios, cosméticos, alimentos, etc);
  • Datashow (opcional);
  • Tangram de E.V.A. ou madeira ( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete a imagem do Tangram, ou imprima e entregue a atividade para cada um. Se tiver na escola um Tangram grande feito de madeira ou E.V.A. use-o para a demonstração das peças. Explique que o Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças. Proponha uma discussão questionando os alunos quais são as formas iguais. Escute o que eles têm a dizer e identifique o que sabem sobre as semelhanças e diferenças das formas planas. Neste primeiro momento, é esperado que os alunos apenas identifiquem as formas iguais, sem se preocuparem com o conceito de congruência.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as características das formas planas.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de figuras planas o Tangram é composto?
  • Qual das imagens são iguais?
  • Porque elas são iguais?
  • Porque são diferentes?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Conheça a Lenda do Tangram https://www.youtube.com/watch?v=TjlCciykRLI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)

Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.

As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.

Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma que ficou para este grupo representar?
  • Quais as características dessa forma geométrica?
  • O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
  • Como chamamos as formas iguais?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)

Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.

As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.

Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma que ficou para este grupo representar?
  • Quais as características dessa forma geométrica?
  • O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
  • Como chamamos as formas iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente o seu trabalho. Diga que exponham o nome da figura geométrica e quais suas características principais. Questione-os quanto o motivo de considerar as figuras semelhantes. Providencie um mural para a exposição dos trabalhos e dê crédito aos alunos participantes.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram encontrar figuras congruentes e saber quais foram os critérios que eles utilizaram.

Discuta com a turma:

  • Por que as figuras são iguais?
  • O que vocês analisaram?
  • Como chamamos quando as figuras são semelhantes em tamanho e forma?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Reforce para os alunos o que é congruência e depois relacione a congruência com as forma planas.

Propósito: Sistematização do conceito trabalhado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua o conceito trabalhado, exemplificando e ressaltando o motivo que deve ser analisado para conclusão da congruência.

Propósito: Conclusão do conceito congruência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite aos alunos que encontrem as figuras congruentes presentes no Tangram.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano