Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver problemas de adição.
Conceito-chave
Situações do campo aditivo.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos realizem a situação proposta. Compartilhe e discuta a solução encontrada. É importante que os alunos expliquem como chegaram ao total de pontos. Eles podem ter usado cálculo mental, feito cálculos através da decomposição numérica e até o algoritmo tradicional.
Propósito: Retomar conhecimentos em relação a adição.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
- Como fazemos para determinar o valor total?
Resolução: 5 174 + 2 186 = 7 360
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.
Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.
Discuta com a turma:
- A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
- Existem outras possibilidades? Quais?
- De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
- Quais caminhos podemos seguir?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.
Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.
Discuta com a turma:
- A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
- Existem outras possibilidades? Quais?
- De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
- Quais caminhos podemos seguir?
Discussão da solução (slides de 6 a 10)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
- Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
- É possível obter mais de uma solução?
Discussão da solução (slides de 6 a 10)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias de resolução utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
- Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
- É possível obter mais de uma solução?
Discussão da solução (slides de 6 a 10)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
- Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
- É possível obter mais de uma solução?
Discussão da solução (slides de 6 a 10)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
- Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
- É possível obter mais de uma solução?
Discussão da solução (slides de 6 a 10)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
- Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
- É possível obter mais de uma solução?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta.
Propósito: Resolver os problemas de adição.
Discuta com a turma:
- Quais peças Caio pode escolher? Por quê?
- Justifique a escolha desses números.
- Há outras possibilidades?
Materiais complementares:
Raio X