11566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Somando as fichas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de adição.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Situações do campo aditivo.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)


Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos realizem a situação proposta. Compartilhe e discuta a solução encontrada. É importante que os alunos expliquem como chegaram ao total de pontos. Eles podem ter usado cálculo mental, feito cálculos através da decomposição numérica e até o algoritmo tradicional.

Propósito: Retomar conhecimentos em relação a adição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
  • Como fazemos para determinar o valor total?

Resolução: 5 174 + 2 186 = 7 360

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
  • Existem outras possibilidades? Quais?
  • De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
  • Quais caminhos podemos seguir?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
  • Existem outras possibilidades? Quais?
  • De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
  • Quais caminhos podemos seguir?

Discussão da solução (slides de 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Discussão da solução (slides de 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias de resolução utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Discussão da solução (slides de 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Discussão da solução (slides de 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Discussão da solução (slides de 6 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta.

Propósito: Resolver os problemas de adição.

Discuta com a turma:

  • Quais peças Caio pode escolher? Por quê?
  • Justifique a escolha desses números.
  • Há outras possibilidades?

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Situações do campo aditivo.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Solicite que os alunos realizem a situação proposta. Compartilhe e discuta a solução encontrada. É importante que os alunos expliquem como chegaram ao total de pontos. Eles podem ter usado cálculo mental, feito cálculos através da decomposição numérica e até o algoritmo tradicional.

Propósito: Retomar conhecimentos em relação a adição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos iniciar a resolução dessa situação?
  • Como fazemos para determinar o valor total?

Resolução: 5 174 + 2 186 = 7 360

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
  • Existem outras possibilidades? Quais?
  • De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
  • Quais caminhos podemos seguir?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em seguida, proponha que as crianças em duplas , discutam as estratégias que podem utilizar. Observe as estratégias utilizadas verificando como as duplas realizaram a resolução da atividade. Os alunos podem realizar cálculos utilizando estratégias diversas. Você pode circular e realizar intervenções auxiliando nas possíveis dificuldades e estimulando o avanço nos alunos.

Propósito: Resolver situação problema envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual número posso iniciar a resolução da atividade? Por quê?
  • Existem outras possibilidades? Quais?
  • De que forma podemos pensar para escolher o caminho a seguir?
  • Quais caminhos podemos seguir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias de resolução utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando as estratégias utilizadas. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento de discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Explique por que você escolheu esse número para iniciar.
  • Todos alunos iniciaram pelo mesmo número?
  • É possível obter mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta.

Propósito: Resolver os problemas de adição.

Discuta com a turma:

  • Quais peças Caio pode escolher? Por quê?
  • Justifique a escolha desses números.
  • Há outras possibilidades?

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano