11565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando área

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre área de figuras planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_23GRM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, YouTube, Google Documentos, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento.

Aquecimento
Colocar a imagem de um retângulo em uma malha quadriculada, em que seja possível contar os quadradinhos de comprimento e largura para iniciar a discussão, favorecendo a contagem dos mesmos. Peça para que a turma indique como fariam para calcular a área do retângulo sem ter a partição dele em quadradinhos. Os registros sobre essa discussão (que pode acontecer de maneira síncrona via Google Meet ou via questões em folha impressa) serão essenciais para os próximos passos do trabalho com o assunto (Atividade Principal).
Ao final da proposta de aquecimento, o professor pode trazer mais um exemplo de questão parecida com a indicada acima e solicitar que os alunos indiquem contextos em que isso seja possível de acontecer, ou seja, em que seja necessário o cálculo sem a malha quadriculada. Pedir aos alunos para explicarem o porquê deles acharem ser possível (se é que eles acham ser possível) o cálculo de área pelo produto das dimensões de um retângulo.

Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam a situação, inserindo as questões que estão na etapa seguinte (Discussão das soluções), no campo das orientações ao professor.
Caso os alunos apresentem dificuldade no trabalho com a etapa de Aquecimento, sugerimos explorar mais uma ou duas situações similares a ela, mais simples que as atividades da etapa aqui presente.
O professor pode fazer o trabalho da Atividade Principal (em conjunto com as Discussões das soluções) usando do registro escrito, ou ainda usar o Google Formulários para que as respostas dos alunos possam ser organizadas.

Discussão das soluções
Ver etapa anterior.

Sistematização
Propor ao professor organizar um vídeo no YouTube usando o material dourado ou papel quadriculado para mostrar a configuração retangular como uma das características da multiplicação.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode fazer esse trabalho de sistematização em folha impressa, desde que seja apresentado de forma gradativa a ideia de configuração retangular, para garantir que a turma está acompanhando as discussões.

Encerramento
Solicitar que os alunos registrem no caderno o que aprenderam sobre as ideias estudadas na aula.

Raio X
Propor a atividade do slide inserindo as questões presentes nas orientações ao professor. Isso pode ser feito em folha impressa ou usando o Google Formulários.

Convite às famílias
Convidar as famílias a acompanharem os alunos no registro do que aprenderam, na etapa de Encerramento. Enviar um pequeno retângulo de papel quadriculado ou fornecer esse retângulo virtualmente via Google Documentos para que os alunos possam explicar o que aprenderam para os familiares, usando o retângulo enviado/fornecido.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_23GRM01

(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas