Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira.
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Vocabulário:
Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.
Conceito-chave
Localização espacial.
Recursos necessários
Código: MAT3_14GEO05
(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes