11561
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Explorando a sala de aula.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira.

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

Objetivos específicos

Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.

Vocabulário:

Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.

Conceito-chave

Localização espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.

Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).

Discuta com a turma:

  • Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
  • Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
  • Que formas geométricas essas figuras nos lembram?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.

Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).

Discuta com a turma:

  • Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
  • Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
  • Que formas geométricas essas figuras nos lembram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete ou imprima a atividade. Solicite que os alunos observem a sala de aula ilustrada na atividade, explique que você fornecerá informações para que em duplas reflitam e descubram onde se sentam alguns alunos.

Escreva no quadro ou imprima as informações. Peça que em duplas os alunos leiam a atividade e a realize discutindo com o parceiro as possíveis soluções. Durante a realização da atividade principal, circule pela sala observando se as duplas estão socializando as ideias e identifique as diferentes estratégias utilizadas; esse momento de coleta de dados é essencial para a discussão das soluções, pois você poderá, por exemplo, começar a discussão com as duplas que apresentaram mais dificuldades ou que utilizaram estratégias menos elaboradas para chegar ao resultado, pois estas irão gerar mais discussão entre a turma. Oriente as duplas que demonstrarem dificuldade em realizar a leitura completa antes de iniciar a atividade visto que a localização não acontecerá na ordem em que está enumerada atividade.

Propósito: Fazer com que as duplas pensem em como localizar os alunos propostos na atividade.

Discuta com a turma:

  • Todas as salas de aula possuem esse tipo de organização?
  • Além dessa como poderíamos organizar a sala de aula? Dentre as respostas possíveis: em grupos,em formato de U, trios, duplas, com carteiras em fileiras horizontais, etc…

  • Por onde eu devo começar a organizar meu pensamento?
  • Será que se eu fizer a leitura da atividade completa antes de iniciar, ficará mais fácil de resolver?
  • Quais são as carteiras que ficaram vazias?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.

Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.

Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
  • Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?

  • Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.

Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.

Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
  • Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?

  • Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo o que foi explorado na aula.

Propósito:Sintetizar o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem dúvida sobre o conteúdo da aula de hoje?
  • Quem gostaria de fazer uma pergunta antes de iniciarmos a próxima atividade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.

Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
  • Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.

Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.

Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
  • Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.

Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.

Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).

Discuta com a turma:

  • Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
  • Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
  • Que formas geométricas essas figuras nos lembram?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira.

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

Objetivos específicos

Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.

Vocabulário:

Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.

Conceito-chave

Localização espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.

Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).

Discuta com a turma:

  • Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
  • Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
  • Que formas geométricas essas figuras nos lembram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete ou imprima a atividade. Solicite que os alunos observem a sala de aula ilustrada na atividade, explique que você fornecerá informações para que em duplas reflitam e descubram onde se sentam alguns alunos.

Escreva no quadro ou imprima as informações. Peça que em duplas os alunos leiam a atividade e a realize discutindo com o parceiro as possíveis soluções. Durante a realização da atividade principal, circule pela sala observando se as duplas estão socializando as ideias e identifique as diferentes estratégias utilizadas; esse momento de coleta de dados é essencial para a discussão das soluções, pois você poderá, por exemplo, começar a discussão com as duplas que apresentaram mais dificuldades ou que utilizaram estratégias menos elaboradas para chegar ao resultado, pois estas irão gerar mais discussão entre a turma. Oriente as duplas que demonstrarem dificuldade em realizar a leitura completa antes de iniciar a atividade visto que a localização não acontecerá na ordem em que está enumerada atividade.

Propósito: Fazer com que as duplas pensem em como localizar os alunos propostos na atividade.

Discuta com a turma:

  • Todas as salas de aula possuem esse tipo de organização?
  • Além dessa como poderíamos organizar a sala de aula? Dentre as respostas possíveis: em grupos,em formato de U, trios, duplas, com carteiras em fileiras horizontais, etc…

  • Por onde eu devo começar a organizar meu pensamento?
  • Será que se eu fizer a leitura da atividade completa antes de iniciar, ficará mais fácil de resolver?
  • Quais são as carteiras que ficaram vazias?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.

Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.

Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
  • Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?

  • Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.

Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.

Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
  • Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?

  • Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo o que foi explorado na aula.

Propósito:Sintetizar o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem dúvida sobre o conteúdo da aula de hoje?
  • Quem gostaria de fazer uma pergunta antes de iniciarmos a próxima atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.

Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
  • Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.

Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.

Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

  • Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
  • Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.

Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano