Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Papel sulfite
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Simetria
Jogo: Simetria com bolinhas
Jogo: Linhas simétricas
Álbum virtual
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é perceber a simetria de reflexão e identificar o eixo de simetria. Os alunos precisam ter somente folhas de papel sulfite. Essa atividade pode ser realizada de forma assíncrona e depois compartilhada de forma síncrona por videoconferência, conversa no Whatsapp ou similar. Solicite através de áudio ou vídeo demonstrando a execução da atividade. Peça aos alunos que desenhem e recortem as formas planas: quadrado, triângulo, círculo, retângulo, trapézio e paralelogramo. Depois, devem abrir as imagens e traçar uma reta com lápis colorido nas marcas que dividem as imagens ao meio percebendo as que são simétricas e as que não são. Os alunos devem fotografar as suas produções para compartilhar com os colegas na aula síncrona. É importante que os alunos possam ver as atividades dos colegas e compará-las com as suas.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar suas figuras para os colegas. Você pode sortear as figuras entre os alunos de forma que alguns alunos fiquem com a mesma figura e possam mostrá-las e compará-las. Peça que os alunos apresentem as figuras com uma legenda em forma de áudio ou texto, ou podem também gravar um vídeo mostrando suas figuras e contando como as realizou. Os alunos podem concordar, discordar ou complementar seus colegas. Você pode montar um álbum virtual com as fotografias.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula: figuras simétricas, assimétricas e eixo de simetria. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma os conceitos de simetria e eixo de simetria. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las através de arquivo ou print da imagem. Os alunos podem devolvê-las pelo mesmo meio.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os conceitos de simetria brincando com recorte e colagem ou identificando figuras simétricas nos objetos do dia a dia como, por exemplo, pratos, mesas, imagens... Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.