11558
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando e medindo utilizando medidas não padronizadas e padronizadas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2° ano do Fundamental sobre medidas padronizadas, medidas não padronizadas e estimativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_20GRM_02

Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Barbante ou fita ou cordão (com 1 metro de comprimento).
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e no Raio X, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Aquecimento
O aquecimento oportuniza o aluno estimar e medir, utilizando referências pessoais, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Para a aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), solicite previamente que os alunos providenciem um barbante, fita ou cordão (com 1 metro de comprimento). Ao iniciar a aula, você pode estimular uma conversa prévia sobre medidas e a possibilidade de medir utilizando unidades padronizadas e não padronizadas. Em seguida, questione seus alunos:
Eu posso medir esse meu barbante com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar?”
Após, seus alunos apresentarem suas estimativas, demonstre como medir o comprimento do barbante, com o palmo, para ficar claro como se procede e peça aos alunos que reflitam sobre as estimativas realizadas anteriormente. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, logo, oriente que seu palmo e de outros adultos tem aproximadamente 20 cm e que seu barbante mede 1 metro.
Assim, apresente o slide 4 e discuta com seus alunos as informações apresentadas, possibilitando o entendimento que 1 metro = 100 centímetros.

Em seguida, proponha o preenchimento da tabela que segue utilizando o barbante que providenciaram previamente e o próprio corpo:

Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas e medidas, explicando suas estratégias. Para contribuir com as reflexões, interessante apresentar os questionamentos do “Discuta com a turma”.
Nesse momento, você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft).

Na aula assíncrona, você também pode pedir que os alunos providenciem um barbante ou fita de 1 metro de comprimento.
Sugiro que grave um vídeo, iniciando com a pergunta: Eu posso medir esse barbante de 1 metro de comprimento com o palmo de minha mão? Quantos palmos vou precisar?” e desafie os alunos a pensar em uma estimativa.
Apresente como medir o comprimento do barbante de 1 metro, com o palmo, para ficar claro para os mesmos como se procede. Se espera que você tenha colocado o palmo de sua mão 5 vezes no comprimento do barbante, assim, esclareça que seu palmo e de outros adultos tem aproximadamente 20 cm.
Depois, apresente o slide 4 e faça explanação, possibilitando aos alunos o entendimento que 1 metro = 100 centímetros. Em seguida, solicite o preenchimento da tabela e apresente os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
O vídeo com essas atividades deve ser apresentado aos alunos via WhatsApp ou e-mail e pedir que os alunos dê suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Importante na aula síncrona ou assíncrona provocar reflexões que os levem a reconhecer as variações apresentadas na tabela para que assim percebam a importância da construção da mesma, transformando medidas não padronizadas para padronizadas.

Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução da atividade do aquecimento, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 9) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada uma situação problema que oportuniza o aluno estimar, medir e comparar utilizando unidades de medidas padronizadas e não padronizadas. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização do aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 14 e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas próprias estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 14 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_20GRM02

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas