Objetivo
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA15 Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Objetivos específicos
Localizar pontos no plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano
Coordenadas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete um plano cartesiano no multimídia ou na lousa e peça para que os alunos desenhem no caderno. Depois oriente-os que marquem alguns pontos no plano cartesiano desenhado. Por último peça para escreverem as coordenadas dos pontos marcados no plano. Após a elaboração da atividade verifique quais foram as hipóteses levantadas pelos alunos em relação às principais caraterísticas do Plano Cartesiano.
Propósito: Propiciar aos alunos a elaboração de hipóteses prévias em relação ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para marcar pontos no Plano Cartesiano?
- Quais são as principais características do Plano Cartesiano?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a Atividade Principal verifique se os alunos sabem o que é uma planta baixa. Você pode perguntar se já viram alguma planta baixa ou se sabem onde elas são utilizadas.
Em seguida organize a sala em duplas e distribua uma folha impressa com a planta da Atividade Principal. Solicite que os aluno observem atentamente as posições de cada cômodo da casa e as coordenadas nos eixos. Circule pela sala observando se os alunos identificaram corretamente o banheiro e suas possíveis coordenadas.
Propósito: Verificar a aplicação do sistema de coordenadas cartesianas em plantas baixas.
Discuta com a turma:
- Qual dica você daria para uma pessoa com dificuldades para encontrar as coordenadas do banheiro?
- Se você tivesse que localizar um cômodo diferente da casa resultaria em coordenadas iguais ou diferentes? Por quê?
Materiais para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre plantas baixas acesse http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/planta-baixa/.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Comparar as diferentes hipóteses (certas e erradas) sobre a localização do banheiro na planta baixa.
Discuta com a turma:
- Você concorda com todas as estratégias usadas pelos personagens? Existe alguma incorreta? Qual seria e por quê ela estaria incorreta?
- Houve alguma estratégia parecida com a sua durante a socialização das resoluções?
- Existe a possibilidade de obtermos coordenadas diferentes para o banheiro? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade sintetizando os principais conceitos abordados durante a aula. Se desejar, anote os resultados no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Resumir os principais conceitos desenvolvidos ao longo da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Esta atividade deverá ser feita individualmente. Entregue uma folha impressa para cada aluno com uma cópia da planta a ser analisada e aguarde o aluno resolvê-la para lhe entregar. Depois verifique se o aluno encontrou a Secretaria e indicou as coordenadas de forma precisa.
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (localizar pontos no plano cartesiano).
Materiais para Impressão:
Resolução da atividade complementar