11557
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Encontrar pontos no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Localizar pontos no plano cartesiano

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

EF05MA15 Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.



Objetivos específicos

Localizar pontos no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete um plano cartesiano no multimídia ou na lousa e peça para que os alunos desenhem no caderno. Depois oriente-os que marquem alguns pontos no plano cartesiano desenhado. Por último peça para escreverem as coordenadas dos pontos marcados no plano. Após a elaboração da atividade verifique quais foram as hipóteses levantadas pelos alunos em relação às principais caraterísticas do Plano Cartesiano.

Propósito: Propiciar aos alunos a elaboração de hipóteses prévias em relação ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para marcar pontos no Plano Cartesiano?
  • Quais são as principais características do Plano Cartesiano?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Atividade Principal verifique se os alunos sabem o que é uma planta baixa. Você pode perguntar se já viram alguma planta baixa ou se sabem onde elas são utilizadas.

Em seguida organize a sala em duplas e distribua uma folha impressa com a planta da Atividade Principal. Solicite que os aluno observem atentamente as posições de cada cômodo da casa e as coordenadas nos eixos. Circule pela sala observando se os alunos identificaram corretamente o banheiro e suas possíveis coordenadas.

Propósito: Verificar a aplicação do sistema de coordenadas cartesianas em plantas baixas.

Discuta com a turma:

  • Qual dica você daria para uma pessoa com dificuldades para encontrar as coordenadas do banheiro?
  • Se você tivesse que localizar um cômodo diferente da casa resultaria em coordenadas iguais ou diferentes? Por quê?

Materiais para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre plantas baixas acesse http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/planta-baixa/.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Comparar as diferentes hipóteses (certas e erradas) sobre a localização do banheiro na planta baixa.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com todas as estratégias usadas pelos personagens? Existe alguma incorreta? Qual seria e por quê ela estaria incorreta?
  • Houve alguma estratégia parecida com a sua durante a socialização das resoluções?
  • Existe a possibilidade de obtermos coordenadas diferentes para o banheiro? Por que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade sintetizando os principais conceitos abordados durante a aula. Se desejar, anote os resultados no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Resumir os principais conceitos desenvolvidos ao longo da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Esta atividade deverá ser feita individualmente. Entregue uma folha impressa para cada aluno com uma cópia da planta a ser analisada e aguarde o aluno resolvê-la para lhe entregar. Depois verifique se o aluno encontrou a Secretaria e indicou as coordenadas de forma precisa.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (localizar pontos no plano cartesiano).

Materiais para Impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira




Habilidade da BNCC

EF05MA15 Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.



Objetivos específicos

Localizar pontos no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano

Coordenadas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete um plano cartesiano no multimídia ou na lousa e peça para que os alunos desenhem no caderno. Depois oriente-os que marquem alguns pontos no plano cartesiano desenhado. Por último peça para escreverem as coordenadas dos pontos marcados no plano. Após a elaboração da atividade verifique quais foram as hipóteses levantadas pelos alunos em relação às principais caraterísticas do Plano Cartesiano.

Propósito: Propiciar aos alunos a elaboração de hipóteses prévias em relação ao Plano Cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para marcar pontos no Plano Cartesiano?
  • Quais são as principais características do Plano Cartesiano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a Atividade Principal verifique se os alunos sabem o que é uma planta baixa. Você pode perguntar se já viram alguma planta baixa ou se sabem onde elas são utilizadas.

Em seguida organize a sala em duplas e distribua uma folha impressa com a planta da Atividade Principal. Solicite que os aluno observem atentamente as posições de cada cômodo da casa e as coordenadas nos eixos. Circule pela sala observando se os alunos identificaram corretamente o banheiro e suas possíveis coordenadas.

Propósito: Verificar a aplicação do sistema de coordenadas cartesianas em plantas baixas.

Discuta com a turma:

  • Qual dica você daria para uma pessoa com dificuldades para encontrar as coordenadas do banheiro?
  • Se você tivesse que localizar um cômodo diferente da casa resultaria em coordenadas iguais ou diferentes? Por quê?

Materiais para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre plantas baixas acesse http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/planta-baixa/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Comparar as diferentes hipóteses (certas e erradas) sobre a localização do banheiro na planta baixa.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com todas as estratégias usadas pelos personagens? Existe alguma incorreta? Qual seria e por quê ela estaria incorreta?
  • Houve alguma estratégia parecida com a sua durante a socialização das resoluções?
  • Existe a possibilidade de obtermos coordenadas diferentes para o banheiro? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade sintetizando os principais conceitos abordados durante a aula. Se desejar, anote os resultados no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Resumir os principais conceitos desenvolvidos ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Esta atividade deverá ser feita individualmente. Entregue uma folha impressa para cada aluno com uma cópia da planta a ser analisada e aguarde o aluno resolvê-la para lhe entregar. Depois verifique se o aluno encontrou a Secretaria e indicou as coordenadas de forma precisa.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (localizar pontos no plano cartesiano).

Materiais para Impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano