11556
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - A noção de função como uma relação entre conjuntos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Explorar a representação de conjuntos por meio de diagramas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_08ALG02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora, cronômetro.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre dos conjuntos numéricos N,Z,Q, R. Peça que relatem as características dos elementos de cada conjunto.
- Questione se é possível relacionar números de um conjunto com de outro conjunto de alguma forma e deixe-os fazer sus próprias conjecturas, essa é a motivação para este plano.

Atividade principal
- Determine que leiam a situação-problema abaixo e criem uma tabela com os valores pagos por cada passageiro e o número de passageiros, dando um tempo combinado com seus alunos e alunas:
“Para fretar uma Minivan de excursão com 6 lugares, paga-se ao todo R$ 240,00, sendo que essas despesas devem ser divididas igualmente entre todos os ocupantes.”
Ex.: 1 pass ------ 240 reais; 2 pass -------- 120 reais...

- Após o compartilhamento das respostas, determine que façam uma pesquisa sobre as maneiras de representar relações entre conjuntos numéricos finitos e infinitos: com linguagem algébrica ou gráfica.

Painel de soluções
- Espera-se que após a apresentação da tabela, na qual podem aparecer até uma lei de formação atrelada e você deve valorizar isso, na pesquisa sobre as maneiras de representar relações entre conjuntos, apareça o diagrama de Venn e representações como A = {x∈N / x é par e x<10}

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que a tabela pode ser substituída pelos diagramas ou pelas linguagens algébricas.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, em matemática, há vários tipos de relações entre conjuntos e algumas delas ganham atenção especial e são chamadas de funções, que será assunto das próximas aulas.
- Mas, adiante que:
- O conjunto de “partida”, ou seja, onde localizamos as variáveis INDEPENDENTES, quando uma relação for uma função chamamos de DOMÍNIO.
- O conjunto de “chegada”, ou seja, onde estarão os valores assumidos pela variável DEPENDENTE é chamado de CONTRA-DOMÍNIO.
- E, ao subconjunto do contra-domínio formado por todos os valores (elementos) assumidos pela variável dependente, chamamos de IMAGEM.

Raio X
- Determine que separem em diagramas os conjuntos de partida (dos valores da variável INDEPENDENTE), de chegada (dos valores possíveis da variável DEPENDENTE) e da IMAGEM (o conjunto dos valores realmente assumidos) no contexto da situação abaixo:
“Um líquido quando aquecido aumenta sua temperatura em 5°C a cada minuto até atingir a temperatura de ebulição de 50°C. Se esse líquido já se encontra a uma temperatura ambiente de 35°C, qual é o tempo até a ebulição, nessas condições?”

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_08ALG02

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas